Buscar

Autoavaliação aula 6- embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
MARIA IZABEL MOREIRA CELESTINO
AUTOAVALIAÇÃO DE EMBRIOLOGIA – AULA 6
NATAL
2021
4- Qual é a primeira modificação observada na gastrulação e em que semana do desenvolvimento pré-natal esse processo acontece?
A primeira modificação na gastrulação é a proliferação e migração das células do epiblasto para a região mediana do disco bilaminar. Esse processo ocorre no inicio da terceira semana de desenvolvimento pré-natal e gera uma faixa de células que se desenvolve a partir da membrana cloacal, em direção à placa precordal, chamada de linha primitiva. 
5- Como se forma a notocorda e qual a importância dessa estrutura para a embriogênese humana?
	A formação da notocorda ocorre quando células do epiblasto do nó primitiva migram cefalicamente entre células do mesoderma na linha mediana do disco trilaminar. Essas células formam uma espécie de bastão chamado processo notocordal, que passa por modificações até formar a notocorda. A notocorda é de extrema importância para a embriogênese humana, uma vez que é o centro indutor da neurulação (e como consequência do sistema nervoso central) e induz a formação da coluna vertebral.
6- Como ocorre o processo de neurulação e que estruturas são formadas nesse processo?
	A neurulação começa quando a notocorda induz as células do ectoderma sobrejacente a se diferenciarem, formando duas linhagens distintas: o neuroectoderma (origina o sistema nervoso central e constituem a placa neural) e o ectoderma que não sofreu indução (origina a epiderme). Em seguida, a placa neural sofrerá uma invaginação, dando origem ao sulco neural e a duas pregas neurais. Essas pregas se aproximarão até fusionarem, formando o tubo neural. As estruturas formadas nesse processão são a placa neural, as pregas neurais e o tubo neural. 
7- Quais modificações ocorrem no mesoderma paraxial ao longo da terceira semana? E no mesoderma lateral?
Nesse período, o mesoderma paraxial sofre uma fragmentação , responsável por formar pequenos blocos cuboides denominados somitos. Esses somitos sofrerão uma diferenciação em três estruturas: o dermátomo, o miótomo e o escrerótomo.
Enquanto isso, o mesoderma lateral passa por uma delaminação a partir do surgimento do celoma ontraembrionário, de modo a originar o mesoderma lateral somático ou parietal o e mesoderma lateral esplâncnico ou visceral.
8- Que eventos são responsáveis pelo dobramento do corpo do embrião?
	O principal evento responsável pelo dobramento cefálico-caudal do embrião é o crescimento do tubo neural nas extremidades, principalmente na cefálica. Em relação ao dobramento lateral do embrião, o principal responsável é o crescimento do mesoderma paraxial e somito, acarretando no surgimento das pregas laterais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes