Buscar

ATIVIDADE 7 E 8 - Estratégia Empresarial e de Recursos Humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Quando os clientes reconhecem, num produto, diferenças (que não o preço) relativamente aos produtos da concorrência, pelas quais estão dispostos a pagar mais, estamos, muito possivelmente, perante uma estratégia de diferenciação bem conseguida.
( ) Os fatores de diferenciação podem incidir especificamente no produto em causa ou nos seus atributos periféricos: serviço, credibilidade do pessoal envolvido, inovação, localização, complementaridade entre negócios, dimensão da empresa.
Escolha uma opção:
Verdadeiro ok
Falso
2. A trajetória apresentada na linha da estratégia empresarial continua em busca de uma arquitetura empresarial que permita identificar competências amplas a serem desenhadas” (WEST, 2003). Cavalcanti (2001) afirma que a agenda do futuro deva constar os seguintes elementos:
Escolha uma opção:
a. Reinventar os sistemas de gestão de recursos humanos desde os treinamentos até os esquemas de reconhecimento de esforços. ok
b. as oportunidades derivadas do parentesco (ou similaridade) dos negócios e as habilidades e recursos da organização.
c. o ambiente pode escapar até aos melhores planos estratégicos. Isso porque o ambiente é extremamente mutável.
d. afirma, pela primeira vez na história da humanidade, que a mente humana é uma força direta de produção, não apenas um elemento decisivo no sistema produtivo.
3. As quatro células apresentadas na matriz BCG significam as possíveis combinações de participação e crescimento no mercado. Representam os tipos que compõem a carteira de negócios da empresa. Marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso.
( ) Pontos de interrogação ou crianças-problema – são os negócios ou produtos da empresa que operam em um mercado de altas taxas de crescimento, mas com baixa participação relativa.
( ) Alimentadores de caixa ou vacas leiteiras – são negócios ou produtos que estão inseridos em mercados com pequenas taxas de crescimento, mas que possuem uma boa participação.
( ) Abacaxis ou pets – são aqueles negócios ou produtos que possuem participação fraca em mercados com baixo crescimento e estão em fase de declínio, gerando baixos lucros ou até mesmo perdas para a empresa.
Escolha uma opção:
a. V, V, V. ok
b. F, V, V.
c. V, V, F.
d. F, V, F.
4. Com relação a Análise de SWOT, assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma opção:
a. São as forças strengths, as fraquezas weaknesses, as oportunidades opportunities e as ameaças threats que resumem os principais aspectos do ambiente e as capacitações da empresa que têm maior impacto para o desenvolvimento da estratégia.
b. O objetivo da análise SWOT é definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaças.
c. É uma ferramenta de análise mercadológica que procura considerar as competências organizacionais, sugerindo que as empresas busquem sempre negócios que se “encaixem” bem na sua lógica empresarial.
d. A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para analisar o cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. OK
5. Referente aos pontos fortes da Análise de SWOT, correspondem aos recursos e capacidades da empresa que podem ser combinados para gerar vantagens competitivas com relação aos seus competidores. Incluem:
Escolha uma opção:
a. falta de acesso a fontes de matérias-primas OK
b. marcas de produtos
c. grau de controle sobre a rede de distribuição
d. vantagens de custos
6. Com relação ao planejamento estratégico e sua importância, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso.
( ) Segundo Gracioso (1991), o planejamento estratégico começou nos Estados Unidos da América nos anos 1960, com o intuito de criar e programar estratégias que iriam aumentar a competitividade das organizações, envolvendo a separação entre o pensar e o fazer.
( ) Cavalcanti (2001), [...] Desde essa época, a inovação tornou-se componente ativo da Estratégia Empresarial, pois, a menos que a estrutura siga a Estratégia, a ineficiência ocorrerá; contudo, o estudo detectou que frequentemente havia um intervalo entre o surgimento de necessidades administrativas e seu entendimento.
( ) De acordo com West (2003), “[...] planejamento estratégico é um procedimento sistemático de gestão empreendedora que baseia a estratégia futura da empresa em um exame de alternativas novas.”
Escolha uma opção:
a. F, V, V.
b. F, F, F.
c. F, V, F. OK
d. V, V, F.
7. Algumas condições para a elaboração do planejamento, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. todas as alternativas estão corretas. OK
b. o objetivo de atingir sempre níveis crescentes de participação de mercado deve ser analisado sob novo prisma, pois não há relação necessária entre lucratividade e participação.
de mercado.
c. o processo de planejamento deve ser descentralizado.
d. o nível de precisão e detalhe deve ser reduzido, uma vez que o que se busca é a capacidade de ação rápida.
8. Marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso sobre os planos estratégicos:
( ) Os gerentes de nível mais elevado desenvolvem planos estratégicos que se aplicam à organização inteira, estabelecem objetivos globais e posicionam a organização em seu ambiente.
( ) O curto prazo abrange um ano, o médio cobre de um a três anos e o longo prazo é de três anos ou mais.
( ) Os gerentes classificam os planos de acordo com sua amplitude (estratégicos versus operacionais) e prazo de execução (curto, médio e longo prazos).
Escolha uma opção:
a. V, F, F.
b. F, V, V.
c. V, V, V.
d. V, F, V. OK
9; Sobre as ferramentas do diagnóstico ambiental, referente às estratégias identificadas, associe as alternativas.
busca iniciar ou comprar negócios estranhos a seus produtos ou mercados atuais.
Resposta 1
Diversificação
procura oferecer produtos novos ou modificados para os mercados já existentes.
Resposta 2
Desenvolvimento de produto
consiste em buscar maiores vendas para os clientes atuais sem alterar os seus produtos, por meio de ações como redução de preço, aumento da propaganda e busca de maior exposição.
Resposta 3
Penetração de mercado
10. As decisões estratégicas, a partir da matriz, podem significar que:
Escolha uma opção:
a. negócios em mercados não atrativos, em que a empresa tem posição vulnerável, devem ser vendidos ou “colhidos” (utilizar a capacidade na geração do máximo de caixa possível antes de encerrar as operações)
b. todas as alternativas estão corretas OK
c. nas posições intermediárias, os gestores devem estudar cuidadosamente o porquê do posicionamento da empresa nesse quadrante e criar alternativas mais atrativas.
d. negócios com grande potencial, em que a empresa possui forte posição competitiva, devem receber atenção e investimentos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais