Buscar

questionario 2 - transtornos mentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário 2 – transtornos mentais- TEA e PSICOSES
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) representam uma categoria na qual estão agrupados transtornos que têm em comum as funções do desenvolvimento afetados. Posto isso, é importante compreender que nem todos os estudantes diagnosticados com algum tipo de transtorno mental são estudantes da Educação Especial.
Sobre o conceito e características dos transtornos, marque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as que forem falsas.
(           ) Enquanto a nomenclatura síndrome se refere a um conjunto de sintomas, não restrito a uma só doença, que ocorre no indivíduo; o transtorno é aplicado para indicar a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos que ocorrem no transcorrer da infância, com um comprometimento ou atraso no desenvolvimento e maturação do sistema nervoso central.
(           ) O transtorno se desenrola de traumatismo ou doença cerebral adquirida.
(           ) O transtorno denuncia uma desordem neurológica e origina-se de anormalidades no processo cognitivo derivados de disfunção biológica.
· V,V,V 
· V,F,V 
· V,V,F 
· F,V,V 
O autismo e a Síndrome de Asperger compõem um grupo de problemas que abrange os desvios nos campos do relacionamento social e da comunicação, denominados de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Entretanto, existem outros dois termos que são empregados em nosso idioma como tradução para pervasive developmental disorder, são eles:
· desordens invasivas do desenvolvimento e desordens abrangentes do desenvolvimento. 
· transtornos invasivos do desenvolvimento e transtornos abrangentes do desenvolvimento. 
· desordens invasivas do intelecto e desordens abrangentes do intelecto. 
· transtornos invasivos do intelecto e transtornos abrangentes psicomotor. 
O professor deve proporcionar aos alunos atividades que auxiliem e motivem a criança com discalculia a aprender. Lembrado sempre que as atividades devem respeitar as diferenças e as individualidades de cada aluno.
Dentre as alternativas apresentadas, qual delas seria mais adequada para alunos com discalculia?
· Sessões de leitura de palavras e de textos. 
· Memorização de morfemas e de construção de palavras. 
· Utilização de jogos para servir como subsídio para o desenvolvimento da aprendizagem, através de movimentos corporais (como palmas). 
· Utilização de jogos matemáticos. 
De acordo com Serra (2009), pessoas diagnósticas com TGD têm em comum a ruptura nos processos de socialização, comunicação e imaginação, comprometendo o aprendizado antes dos três anos de idade. As três dimensões desse tripé manifestam-se de forma diferente em cada um dos casos.
Qual dessas características é incomum em crianças e jovens com TGD?
· Tendência ao isolamento 
· Interesse por objetos coloridos 
· Dificuldade em manter contato visual 
· Atraso na aquisição da fala a ausência de linguagem-verbal 
É um tipo de transtorno ocasionado por uma alteração no cromossomo, sendo comum que mais de uma pessoa na família apresente o problema. Diversos especialistas consideram que o primeiro sinal do problema costuma ser a dificuldade na fala, de modo que a criança demora mais do que as demais crianças para começar a falar, desenvolvendo problemas na percepção fonética, ou seja, começa a pronunciar palavras erradas porque não consegue assimilar os sons básicos das sílabas e letras.
O texto acima está se referindo a qual dos distúrbios de aprendizagem?
· Disfasia 
· Dislexia 
· Disgrafia 
· Discalculia 
Embora a distinção entre autismo e síndrome de Asperger não seja universalmente aceita, o que distingue a síndrome de Asperger do autismo são:
· A memória privilegiada e a ausência de movimentos repetitivos. 
· A habilidade com os cálculos os aspectos cognitivos e da linguagem que não apresentam atraso. 
· A memória privilegiada e os aspectos cognitivos e da linguagem que não apresentam atraso. 
· A não-resistência às mudanças e a memória privilegiada. 
Sobre as dificuldades de aprendizagem do portador de Síndrome de Down, está incorreta a afirmação que diz:
· O fato de a criança com síndrome de Down não ter desenvolvido uma habilidade ou demonstrar conduta imatura em determinada idade, comparativamente a outras com idêntica condição genética, não significa impedimento para adquiri-la mais tarde, pois é possível que madure lentamente. 
· Crianças especiais como as portadoras de síndrome de Down, não desenvolvem estratégias espontâneas e este é um fato que deve ser considerado em seu processo de aquisição de aprendizagem, já que esta terá muitas dificuldades em resolver problemas e encontrar soluções sozinhas. 
· A criança com síndrome de Down não tem condições de se desenvolver e executar atividades diárias, e até mesmo adquirir formação profissional e no enfoque evolutivo, contudo, a linguagem e as atividades como leitura e escrita podem ser desenvolvidas a partir das experiências da própria criança. 
· Outras deficiências que acometem a criança Down e implicam dificuldades ao desenvolvimento da aprendizagem são: alterações auditivas e visuais; incapacidade de organizar atos cognitivos e condutas, debilidades de associar e programar sequências. 
A síndrome de Klinefelter (SK) foi descrita em 1942 pelo Dr. Harry F. Klinefelter (NUNES, 2009). Existem informações sobre essa síndrome que precisam ser dominadas pelo educador a fim de servir-lhe de guia no acompanhamento de crianças acometidas pela mesma.
Leia as afirmações e marque a alternativa correspondente.
I – A SK acomete indivíduos do gênero masculino e do gênero feminino.
II – Em indivíduos do sexo masculino podem ocorrer desenvolvimento de caracteres secundários femininos, como: o desenvolvimento de mamas, a distribuição de pelos de maneira feminina, voz aguda e ausência de pelos faciais.
III – Os indivíduos com a SK podem apresentar dificuldade na fala, diminuição da memória em curto prazo, diminuição das habilidades de recuperação de dados, alta incidência de dislexia, déficit de atenção, agressividade acentuada e desordens psiquiátricas tais como neurose, psicose e depressão.
IV – Os indivíduos com a SK apresentam frequentemente deficiência intelectual e/ou problemas psicossociais, o que pode dificultar a aprendizagem e o desenvolvimento no contexto escolar.
· Todas as afirmações estão corretas. 
· Todas as informações estão incorretas. 
· Há duas afirmações incorretas e duas corretas. 
· Há apenas uma afirmação incorreta. 
Amorim (2011) oferece importantes intervenções pedagógicas que auxiliam na alfabetização, inclusão social e escolar, e também cuidados com a higiene corporal para estudantes que possuem Síndrome Cri-Du-Chat. Marque a alternativa incorreta sobre as intervenções e os cuidados apontadas pela autora.
· A construção de palavras com letras soltas. As letras soltas são unidas para a construção da palavra escrita, configurando-se, assim, em uma abordagem multissensorial para o aprendizado de leitura e escrita. 
· Como pontos de inclusão escolar e social são a higiene aprendida a partir de brincadeiras (banhos em bonecas, por exemplo). 
· A mastigação de alimentos duros proporciona autonomia para a alimentação e coordenação motora. 
· A participação do aluno em atividades separadas de outros alunos da classe regular comum. 
Dentre os principais distúrbios de aprendizagem existentes, os que são mais comuns em nossa realidade escolar: a disfasia, a dislexia, a disgrafia, a discalculia e os transtornos de déficit de atenção. Leia o texto abaixo e marque a alternativa correspondente ao mesmo.
“Este distúrbio se evidencia como um quadro em que os impulsos a nível cerebral ocorrem numa velocidade muito acima do normal. As implicações podem ser distintas, como falta de atenção, impulsividade e agressividade. A criança portadora desse quadro possui também a tendência de se apresentar desorganizada, desleixada, desastrada; por conta disso, as repreensões são frequentes e a autoestima é rebaixada, as frustrações e os conflitos são constantes” (FONSECA, 2008).
· Transtornos de déficit de atenção 
· Dislexia· Disgrafia 
· Discalculia

Continue navegando