Buscar

Funções do Hipotálamo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Hipotálamo 
	O hipotálamo pertence ao diencéfalo e possui importantes funções relacionadas com o controle da atividade visceral. Ele é formado por uma série de estruturas que formam a parede lateral do III ventrículo e o seu assoalho. 
	Os corpos mamilares estão na parte anterior da fossa interpeduncular e o quiasma óptico na porção anterior do assoalho ventricular. Ele recebe as fibras do nervo óptico que nele irão cruzar e depois seguirão para os corpos geniculados laterais e contornarão os pedúnculos cerebrais. O túber cinéreo está situado atrás do quiasma e dos tractos ópticos, sendo nele que se prende a hipófise através do infundíbulo. Esse infundíbulo é uma formação nervosa em forma de funil, que possui um pequeno prolongamento da cavidade ventricular, o recesso do infundíbulo. Sua extremidade superior dilata-se para formar a eminência mediana do túber cinéreo, já a extremidade inferior forma o processo infundibular ou lobo nervoso da neuro-hipófise. 
	O fórnix, que é um sistema de fibras, divide o hipotálamo em medial e lateral. A parte medial fica entre o fórnix e as paredes do III ventrículo, é rica em substância cinzenta e possui os principais núcleos do hipotálamo. A área lateral é percorrida pelo feixe prosencefálico medial, que conecta a área septal, pertencente ao sistema límbico, e a formação reticular do mesencéfalo.

Outros materiais