TPOA peixe 05.04

Disciplina:tecnologia-poa---leite-e-derivados-pescado12 materiais58 seguidores

Pré-visualização

pra ser colocadas nas embalagens na embalagem secundaria.
São levadas para uma câmara frigorificas 
Vão para o armazenamento e expedição. 
Costumam a ser armazenadas a -18ºC porque congelar a -23ºC fica muito caro, então geralmente armazenam a -18ºC.

A expedição é o setor que serve de acesso dos produtos ao caminhão pra fazer o transporte. 

São comercializadas congeladas.

O veiculo tem que estar adequado, ter uma cobertura, senão não poderia fazer o tranporte.

Considerações gerais
- leitura de cloro na água de abastecimento
É importantíssimo, deve ser feita a cada 1 hora. Essa leitura é importante pra vc verificar se estão sendo mantidas as condições de higiene durante todo o abate, essa água de abastecimento das indústrias, esse nível de cloro é importante pra diminuir a quantidade de carga microbiana. 

- funcionários: orientações básicas de higiene. 
Instruir o funcionário a seguir as normas de higiene, que é muito importante fazer ele entender que tem que seguir essas orientações.
Orientações como: lavar as mãos, manter o uniforme limpo, lavar os calcados, depois de usar o sanitário lavar as mãos, evitar conversas em cima da carcaça, etc. 

- retirada da pele, eventracao, evisceração e toalete
É feita em baixo de encanamentos furados onde cai água. Isso é feito porque é onde tem mais chance de ter contaminação da carcaça. Nessas etapas ocorrem sempre com a lavagem continua das carcaças que diminui a carga microbiana.

Presença de salmonella é uma grande preocupação, então temos que evitar o rompimento das alças intestinais. O jejum é importante pra evitar as fezes sendo liberadas pela cloaca e evitar o rompimento das alças intestinais. As mãos do operador têm que ter esses cuidados também para não contaminar essa carcaça. 
A salmonella representa um problema na carne, principalmente na carne de rã porque é uma carne oferecida pra crianças, idosas, pessoas que estão buscando uma doença pra se recuperar de uma doença, que está com sistema imune debilitado, então é uma preocupação grande por conta do publico que está buscando esse tipo de alimento.

Carne
- produtos e subprodutos da Ra:
- Carne:
	- coxas: 52,7% da carcaça
	- dorso: 47,3% da carcaça – CMS (carne mecanicamente separada, 87% é músculo)
- fígado de rã é utilizado pra patê
- ovário é utilizado pra fazer caviar (que é feito com ova de peixe, esturjão). 
- pele:
	- in natura: é um excelente curativo biológico, vem sendo utilizada em hospitais em tratamento de queimaduras, ela faz a pessoa recuperar a lesão num tempo muito mais rápido do que no tratamento convencional. Por conta das substancias que existem na pele dela, que são antimicrobianas, diminuindo a possibilidade de um processo infeccioso ali, com isso ajuda muito na recuperação de indivíduos queimados.
	- curtida: vestuário, jóias, objetos
- corpo gorduroso: medicamentos e cosméticos. O corpo gorduroso é um órgão que ela tem que acumula gordura pros períodos da hibernação. É usada na produção de medicamentos e cosméticos.
- rejeitos: ração animal. Os demais componentes da carcaça que não são utilizados na alimentação do homem, vão ser usados na preparação de ração animal.

Tudo na carne de rã é aproveitado.