Buscar

Tarefa 3 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Observamos na Unidade 6, “Acidentes com material biológico”, Capítulo 1, que a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA), o Instituto Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (NIOSH) e que a Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (OSH - Europa) estimam que em relação aos profissionais de saúde: 
· Existam 35 milhões de profissionais em todo o mundo;
· 3 milhões/ano desses profissionais sofrem acidentes do trabalho por exposições percutâneas a patógenos transmitidos pelo sangue (exposições de 2 milhões Hepatite B, 900 mil Hepatite C e 170 mil para HIV);
· Ocorram cerca de 600 a 800 mil acidentes por ano com materiais perfurocortantes nos trabalhadores dos EUA;
· Ocorram cerca de 1.2 milhões de acidentes com agulhas e outros materiais perfurocortantes nos trabalhadores da saúde por ano na Europa.
Com base nestes dados e outro a partir da leitura do conteúdo da disciplina e dos materiais complementares, responda:
Como o engenheiro de segurança do trabalho poderia atuar para melhorar esta estatística catastrófica?
Uma das primeiras ações a serem tomadas é a identificação dos riscos presentes no local. A partir disso é possível determinar os métodos de proteção baseados em normas, como por exemplo a NR 9 e em documentos descritos por esta norma (e. g. PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
O PPRA age na prevenção de riscos provocados por agentes biológicos, físicos e químicos presentes em locais de trabalho que podem trazer prejuízos à saúde do colaborador. Logo, o engenheiro de segurança do trabalho pode atuar na implantação de treinamentos e conscientização ao atendimento às normas de segurança (NR 4, 5, 6, 9, 32) e ao uso do Equipamento de Proteção Individual (NR 6) para que os colaboradores se atentem sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
O profissional que conhece as normas, aplica o conhecimento obtido em treinamentos, compartilha o aprendizado, contribuirá com o decréscimo na estatística de acidentes nestes ambientes.

Continue navegando