Buscar

RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RECUPERAÇÃO DE FÍSICA
Nome:_______________________________ 1º Ano:____ Data:__________
Professor: Valor Máximo: 50 Nota:________
Obrigatório ter os cálculos explícitos na prova, nas questões que necessitarem cálculos. Atenção para as unidades de medidas! Resposta final a caneta.
1) Enuncie a primeira, a segunda e a terceira lei de Newton.
2) Neste bimestre estudamos o movimento, utilizando os conceitos da CINEMÁTICA e da DINÂMICA. Se ambas disciplinas estudam o movimento, qual a diferença da Dinâmica para a Cinemática?
3) Um objeto de massa 30 kg, inicialmente em repouso, passa a sofrer a ação de uma força constante horizontalmente de intensidade 60 N. Qual a intensidade da aceleração adquirida pelo objeto? Após 10 segundos? Qual foi o trabalho realizado por essa força sobre o objeto nesse intervalo de tempo?
 
4) (Marque a alternativa correta) Pode-se afirmar, utilizando 1ª Lei de Newton, que quando o somatório de todas as forças que atuam sobre um corpo é zero (nula), este corpo deverá estar ...
a) Obrigatoriamente parado.
b) terá um movimento uniformemente variado.
c) será desacelerado
d) apresentará velocidade constante em módulo, aceleração, mas sua direção pode ser alterada.
e) Estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme
5) Após estudar a terceira lei de Newton, um estudante concluiu que um cavalo, ao tentar puxar uma carroça, não deveria sair do lugar, já que o cavalo faz uma força sobre a carroça e vice-versa. A respeito dessa observação, marque a alternativa correta.
a) O estudante está correto, sendo esse um tipo de problema que Newton não conseguiu resolver.
b) O estudante está errado, pois a força de atrito entre as patas do cavalo e o solo é a responsável pelo movimento.
c) O estudante está correto e não há uma lei da física que possa explicar esse fato.
d) O estudante está errado, pois as forças aplicadas são de mesma intensidade, mas atuam em corpos diferentes, sendo assim, não haverá equilíbrio e a carroça se movimentará.
6) Uma bola, de massa igual a 0,100 kg, é solta a partir do repouso de uma altura de 20 metros. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s², e desprezando a resistência do ar, determine: (a) a velocidade com que a bola atinge o solo. (b) o tempo total de queda. (c) a energia potencial gravitacional da bola quando ela estava a 20 metros do solo. (d) A energia cinética da bola quando ela atinge o solo. (e) a força peso que atua sobre a bola.

Outros materiais