Pré-visualização4 páginas
faz:
Na mesma lamina que vc colocou a sua gota de sptz, vc vai colocar uma lamínula em cima. Vc leva ao microscópio com aumento de 200x, vai verificar 5 campos e vc vai estimar o percentual de sptz com motilidade progressiva. 5 campos porque vc tem que ter todos os campos mais ou menos iguais, se não estiverem parecidas vc refaz a lamina.
Ainda é uma avaliação subjetiva.
Existe avaliação objetiva? Tem, tem um software chamado CASA que é computer assited sêmen analysis. Isso roda num aparelho chamado de Hamilton, que é tipo um computador. É fácil de fazer, mas o custo é grande. Microscópio comum ligado a esse Hamilton, onde vc coloca a lamina no microscópio e vc aperta o enter. Ele te dá o numero de sptz com motilidade progressiva, ele te dá à velocidade, a amplitude de movimento de cauda, etc.
Mas é caro. O custo é alto, com isso muitas vezes vc só usa pra pesquisa.

Qual a motilidade esperada: o colégio brasileiro de reprodução animal, indica que o sêmen tem que ter uma motilidade progressiva de maior ou igual a 70% em todas as espécies.

70% é um valor bem alto, então o pessoal colocou pra eqüinos uma aceitação de até 60%, isso varia de profissional e o que vc vai seguir. Pois no eqüino vc congela e tal, ai pode ser mais flexível.

- Vigor espermática
O vigor é a intensidade de movimento do sptz.
Quanto maior o vigor, melhor a qualidade daquele sêmen.
Ele é classificado de 0 a 5, onde 0 é ausência de vigor e 5 é um vigor ótimo.
Também é uma medida subjetiva.
O que é considerado normal: vigor 3 em diante, ou seja, vigor 3, 4 e 5 é o que vc aceita.