Exemplo de Trabalho COMPLETO (Posto Verde)
30 pág.

Exemplo de Trabalho COMPLETO (Posto Verde)

Disciplina:PRINCIPIOS DE MARKETING53 materiais3.104 seguidores
Pré-visualização6 páginas
DADOS BÁSICOS SOBRE A EMPRESA (APRESENTAÇÃO):
O Posto Verde veio para ficar: não há dúvidas. Extremamente elogiado pelos seus clientes e simpatizantes, a empresa recebe muito apoio da comunidade, das ONGs e do governo. Estamos aqui para provar que para uma empresa ser lucrativa ela não precisa afetar a sociedade. No nosso caso, o quanto mais ajudarmos a sociedade, maiores serão as chances de suceder. Por isso, acreditamos que “ao remar a favor da maré” e estar presente em uma era de fortes movimentos pela sustentabilidade, o Posto Verde terá um futuro brilhante.
A organização tem uma enorme preocupação com a qualidade, higiene e o bem estar dos funcionários e dos clientes. Gostamos de dizer que quando os clientes freqüentam o Posto Verde, eles saem “purificados”. Aqui eles podem comer saudavelmente, comprar produtos com selo de qualidade e de empresas que valorizam a responsabilidade social, abastecer com biocombustíveis e utilizar outros serviços para o seu carro. A natureza agradece.

Nome: Posto Verde
Localização: Marquês de São Vicente, Gávea, Rio de Janeiro.
Fundação: Fevereiro de 2006
Investimento inicial: 14 milhões
Investimento total projetado até 2019: 85 milhões

MISSÃO:
O “Posto Verde” foi criado para solucionar um dos problemas mais graves da atualidade: a poluição. Acreditamos que a natureza é essencial, porém efêmera. Além de reduzir drasticamente a quantidade de gases poluentes que vão à atmosfera, o “Posto Verde” trabalha para controlar os resíduos provenientes de suas atividades e de conscientizar o público de suas responsabilidades em relação ao meio ambiente. Como todo posto, aqui há combustível e uma loja de conveniência. Contudo, somente trabalhamos com biocombustíveis, comidas orgânicas e produtos cuja produção e consumo não tragam maiores malefícios à natureza. Além disso, também há eventos/palestras relacionados ao meio ambiente e postos de reciclagem. Consequentemente, acreditamos que podemos desenvolver um novo conceito de “posto de gasolina” que seja tanto lucrativo quanto beneficente para os stakeholders e o meio ambiente.
VISÃO:
O objetivo do “Posto Verde” é tornar-se pioneiro e líder em uma nova categoria de postos de gasolinas: os “verdes”. A sustentabilidade é um dos assuntos mais debatidos atualmente e acreditamos que estamos ingressando em um mercado com muito potencial de crescimento. Com a ajuda da mídia, do governo, de ONGs, de montadoras como Volkswagen que investem em carros menos poluentes, entre outros stakeholders. Com uma forte campanha de marketing, acreditamos que é possível expandir nossos estabelecimentos do Sudeste para o Sul e Nordeste, e também internacionalmente através da compra de postos com propostas similares ou de franquias.
VALOR:
O “Posto Verde” é uma empresa cujos valores são evidentes e sinceros. O clima organizacional é bem determinado e os funcionários dos mais baixos até os mais altos cargos estão conscientes das nossas crenças. Investimos também na consciência ambiental e na responsabilidade de cada indivíduo. Acreditamos que quanto mais consciente a sociedade estiver, melhor para todos. E só será possível transmitir essa mensagem se nossos funcionários estiverem muito bem preparados. No dia 04 de outubro, por exemplo, organizamos eventos de conscientização ambiental em todos nossos estabelecimentos para prestigiar o “dia da natureza” e enfatizar o propósito de nossa existência.
O respeito que exigimos não é somente com o meio ambiente, mas também com os seres humanos. No “Posto Verde” procuramos obter feedback de todos os funcionários para melhorar as condições de trabalho. Também, todos os funcionários devem tratar os demais apropriadamente em qualquer que seja a situação. Os salários variam, porém não há benefícios para ninguém. Seja em seu local de trabalho, refeitório ou em qualquer outro lugar, aquele que desrespeitar as regras ou não souber conviver com os demais estará sujeito a graves punições.

Análise Interna

Acima, pode-se observar o modelo de análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats). No Brasil, este mesmo modelo também é conhecido como análise PFOA (Potencialidades, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças). Ao analisar os aspectos positivos e negativos dentro e fora de uma empresa, o objetivo é minimizar os aspectos negativos e aliar as potencialidades às oportunidades (conceito de “janela estratégica”). Ao levar em consideração os aspectos positivos e negativos dentro e fora da empresa, pode-se obter uma análise completa para montar estratégias mais adequadas e analisar a viabilidade de certos projetos.
FORÇAS:
O know-how e o empenho de nossos funcionários aliados à tecnologia da qual possuímos são as nossas maiores forças. Muitos de nossos funcionários têm experiência em outras empresas do ramo como a Petrobrás, Exxon, Quattor, entre outras. Mais especificamente, a maioria tem experiência não só em empresas de grande porte como no segmento de biotecnologia delas. Ao reconhecer o potencial do segmento de formas de energia “verdes”, esses profissionais migraram dessas empresas para o “Posto Verde”. Quem está aqui acredita no potencial e na missão da empresa e trabalha com mais vontade, pois sabe que está num ramo promissor que lhe dará destaque profissional e também ajudará a sociedade. Ao disponibilizar a esses profissionais a mais alta tecnologia do mercado de biocombustíveis, o único resultado imaginável é o sucesso. No momento, temos uma aliança estratégica com a Petrobras, que nos fornece a base de nossos biocombustíveis. Após receber o produto, o Posto Verde adiciona aditivos para melhorar a performance do combustível e o revende. Todavia, ao longo prazo pretendemos desenvolver nossas próprias tecnologias para expandir a área de atuação da empresa e reduzir custos.

FRAQUEZAS:
Atuamos em um mercado cuja barreira de entrada é enorme devido ao tamanho dos investimentos necessários para viabilizar o negócio. Por isso, é necessário que empresas de Venture Capital e Private Equity disponibilizem capital para nós. A desvantagem disso é que eles possuem poder de decisão na estrutura e estratégia organizacional e estão preocupados em conseguir lucros ao curto prazo, assim prejudicando estratégias de longo prazo. Ou seja, há altos custos dos quais não conseguimos liquidar sem ajuda de terceiros e nossa direção estratégica tem que atender às necessidades dos terceiros que investem na empresa.
Análise Externa
OPORTUNIDADES:
O mercado que o “Posto Verde” atua está repleto de oportunidades. Antes de qualquer coisa, pode-se observar que há um crescente interesse das empresas e consumidores por novas tecnologias que reduzam a poluição. Os estudos sobre o aquecimento global e o efeito estufa serviram de alerta para os seres humanos mudarem sua prática e para que começassem a valorizar cada vez mais o conceito de responsabilidade social e ambiental. Por exemplo, montadores de automóveis como a Volkswagen já estão se preocupando e lançando novos modelos que reduzem a emissão de gases poluentes e empresas como a Petrobras estão investindo cada vez mais na pesquisa de biotecnologia. O governo também pode contribuir com fundos como o FINEP, que disponibiliza o dinheiro de fundos perdidos para o mercado com potencial como nosso, podendo ser uma ótima opção para financiar o crescimento de nossa empresa.

AMEAÇAS:
Pode-se destacar duas principais ameaças: a entrada de novos concorrentes e a falta de apoio de montadoras de automóveis. Se uma empresa de maior porte como a Petrobras decide abrir postos somente com biocombustíveis ou decide investir maciçamente no marketing de seus biocombustíveis, o “Posto Verde” terá seus negócios afetados e precisará de uma nova estratégia para superar essas adversidades. Porém, acreditamos que a prioridade da Petrobras para pelo menos os próximos 20 anos será no combustível comum, dando nos tempo e oportunidades para crescer e estar em uma posição mais alavancada para competir com mais força quando o petróleo estiver em escassez. Outra ameaça é se novos modelos