Exemplo de Trabalho COMPLETO #2
30 pág.

Exemplo de Trabalho COMPLETO #2

Disciplina:PRINCIPIOS DE MARKETING53 materiais3.130 seguidores
Pré-visualização5 páginas
produtos existentes, entre outros.

SEGMENTAÇÃO DE MERCADOS E POSICIONAMENTO DE PRODUTOS:

O The Vinny´s atuará em dois mercados distintos: o primeiro é relacionado à lanchonetes, e o segundo relacionado a supermercados e delikatessens com a venda da nova linha de produtos. Faremos segmentação geográfica, demográfica, psicológica e comportamental. Estes tipos de segmentação serão adotados para que analisemos os desejos e exigências dos diferentes tipos de consumidores.

O primeiro mercado será segmentado para que alcancemos várias regiões do país, independentemente do clima e do tamanho da cidade, sendo que esta deverá possuir uma demanda satisfatória. Com isso o nosso raio de ação se tornará mais amplo. Para este mercado a organização quer atingir a todas as classes sociais em função da localização das lojas, e fazer com estes consumidores realizem compras constantemente se tornando fieis a nossa marca.

O segundo mercado será segmentado de acordo com a localização dos supermercados e delikatessens, pois estes estão em locais habitados por diversas classes sociais. Teremos produtos destinados tanto à classe alta quanto à classe média. Esses produtos serão: sucos, vitaminas, sanduíches, frios, pães, salgados, biscoitos e doces (tortas, quindim, etc.).

Utilizaremos um gráfico para demonstrar o posicionamento destes produtos citados acima.

 	

No eixo horizontal destaca-se o grau de requinte do produto e no vertical o seu valor no mercado. Este gráfico representa a situação dos produtos da empresa após seu crescimento. Atualmente o gráfico seria um pouco diferente pois a produção ainda não é em larga escala o que ocasiona preços um pouco mais elevados para a maioria dos produtos.

POSICIONAMENTO PARA OBTER VANTAGEM COMPETITIVA:

O The Vinny´s identificou suas vantagens competitivas:

Diferenciação por Produtos: Apesar de existir uma certa padronização com relação a alguns tipos de produtos (pães, frios, salgados, etc.), existem algumas diferenciações significativas na medida em que nossos produtos são mais saborosos e mais frescos que os demais. Além do que, implementando o sistema ISO 9002 de qualidade total, estaremos garantindo aos clientes a qualidade desejada.

Diferenciação por Serviços: Além da diferenciação de nossos produtos, os serviços ligados a eles também têm uma diferenciação: O The Vinny´s se prontifica a oferecer uma entrega rápida, confiável e cuidadosa de seus produtos aos intermediários e consumidores finais. Além disso, criaremos um serviço em que os consumidores poderão se comunicar conosco pessoalmente para trocar opiniões, críticas e sugestões.

Diferenciação por Funcionários: Nossos funcionários recebem o melhor treinamento do mercado tornando-os mais cordiais e atenciosos para com o público.

Diferenciação pela Imagem: Sabendo que os símbolos causam um forte reconhecimento da marca, nossa empresa se apressará para promover a padronização dos letreiros de todas as lojas. Atrelaremos nossa marca à campanhas ambientalistas e beneficentes, fazendo com que a marca se fixe na mente das pessoas como algo de qualidade e confiança.

PLANEJAMENTO E PORTFÓLIO DE PRODUTOS:

Sempre planejaremos nosso portfólio de produtos direcionando os investimentos para estar sempre a frente no mercado. Classificaremos nossos produtos usando o enfoque do Boston Consulting Group (Matriz BCG):

Vacas Caixeiras: produtos como salgados, sanduíche, e vitaminas se enquadram nessa situação pois necessitam de baixo investimento gerando grande receita.

Cachorro: biscoitos se enquadra nessa situação pois vendem em pouca quantidade e seu crescimento é lento. A receita que geram está sendo suficiente para se manterem.

Criança Problema: doces, que demandam grande investimento e não possuem saída regular.

Estrelas: frios, sucos e pães estão nesta situação pois com o aumento da produção e a conseqüente redução dos custos, esperamos transformar estes produtos em “vacas caixeiras”.

-BCG:

DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA:

Crescimento a médio e longo prazo, além de melhorar nossa posição competitiva;

Criação de novos produtos para o mercado existente;

Maior penetração no mercado existente;

Avaliação de oportunidades que, por ventura, estejam relacionados ao nosso crescimento e ao crescimento de nossa margem de lucro;

Adotaremos uma Estratégia de Desenvolvimento onde o The Vinny´s adequará seus produtos a novos mercados;

Em relação a Estratégia Preço X Qualidade, optaremos por uma estratégia de penetração devido a alta qualidade de nossos produtos e a fixação de preços compatíveis aos do mercado.

Em termos de propaganda, investiremos pesadamente para que a marca se torne amplamente conhecida no mercado;

Iremos adotar um crescimento mais a longo prazo para que assim possamos aumentar nossa vantagem competitiva;

Crescimento em ambiente de médio risco;

PLANEJAMENTO TÁTICO DA MARKETING:

Desejamos alcançar as estratégias anteriormente citadas através de:

Uma alta qualidade de nossos serviços e produtos;

Um programa de supervisão do desempenho dos funcionários e dos fornecedores;

Aquisição de um número maior de máquinas para que possibilitem uma maior produção;

Buscas de parcerias que possam fixar nossa marca no mercado;

Intercâmbio de funcionários dentro dos departamentos para que tenham uma visão geral da empresa;

Um programa de treinamento de funcionários realizado por nosso departamento de pessoal e por empresas terceirizadas;

Busca de recursos alternativos que possam financiar nossas campanhas publicitárias e nosso desenvolvimento;

Uma integração entre as lojas e o centro produtivo com o auxílio da informática;

Contratação de uma firma de consultoria para que possamos agilizar a parte administrativa da empresa;

Construção e reformas de modernos centros de distribuição e de estocagem, tanto de matéria-prima como de produtos acabados.

DESDOBRAMENTO DAS METAS DE MARKETING:

Plano de Preços:

O The Vinny´s conta, em seu escritório, com um departamento financeiro que é o responsável pela definição dos preços das mercadorias. Essa definição é feita de acordo com os preços aplicados no mercado e também de acordo com os preços das matérias primas, e só é feita após o estabelecimento das estratégias de marketing e a fixação dos custos.

Os clientes dispõem de três formas de pagamento: pagamentos em espécie, em cheque e em cartão de crédito. Dentre os cartões, são aceitas as bandeiras Visa, Credicard, American Express e Diners Club.

Para evitar prejuízos, os pagamentos em cheque serão somente aceitos mediante comprovação de crédito pelo sistema TeleCheque.

Plano da Comunicação:

Processo de uma comunicação eficaz:

Antes de começarmos a expor nosso Mix de Promoção, temos que esclarecer como funciona a comunicação. Ela envolve nove elementos, a saber: o emissor, a codificação, mensagem, mídia, decodificação, receptor, resposta, feedback e ruído.

Os emissores devem saber qual o público a ser atingido e quais as resposta que desejam. Devem também saber codificar mensagens para que possam ser facilmente decodificadas pelo público-alvo, além de desenvolver canais de feedback para ter acesso a resposta do receptor.

Na tentativa de elaborar uma mensagem eficaz, encontramos três problemas: o que dizer, como dizer logicamente e como dizer simbolicamente. Depois disso selecionamos a mídia adequada aos nossos interesses. Essa mídia será um canal de comunicação, o qual pode ser de dois tipos: pessoal e impessoal. O pessoal é usado quando se necessita de um feedback imediato pois ele é feito através de um contato direto com o cliente. O impessoal, por ser feito através de um contato não pessoal, como revistas, jornais, malas-diretas, outdoors, apresentam ótimos resultados no médio e longo prazo.

Adotaremos uma mídia impessoal, pois nossas propagandas serão feitas através de jornais, revista, televisão, outdoors, malas-diretas .

Outros pontos importantes são a seleção da fonte da mensagem e a coleta de feedback. A seleção
Paula Molinari fez um comentário
  • Oi João Guilherme, você tirou quanto no trabalho do Luiz Paulo?
    0 aprovações
    Carregar mais