Pré-visualização5 páginas
da gata é ficar muito manhosa, ela já começa a mudar o comportamento dela, discreto, mas fica.
Estro: sinais de comportamento alterado são visíveis, como balanço da cauda, vocalização, se esfrega nas coisas, e ela vai aceitar o macho. A ovulação dela ocorre incoito, ou seja, a ovulação da gata é uma fêmea de ovulação induzida pelo coito (pela cópula).
Existem 2 possibilidades: dela cobrir ou dela não cobrir.
Se ela não copula e não ovula, o que acontece: ela entra no interestro. E depois ela entra direto pro proestro de novo.
Se ela tem contato com o macho, e ela copula, ela faz a copulação e vai entrar no diestro, se ela não entra em contato com o macho ela não ovula, e ai ela entra no interestro, e depois ela volta pro proestro.
Estro dura de 2 a 19 dias.
Interestro dura em media 8 a 15 dias.

Pode incentivar a gata com cotonete pra evitar a castração. Vc pega um cotonete e na região da vagina e vc faz um estimulo, uma pressão ali, é como se tivesse copulando. O que faz o estímulo: é um estímulo neurogênico, o macho faz a introdução do pênis, que tem umas espículas, que faz uma estimulação nervosa que determina o pico de LH. Com o cotonete vc está fazendo o mesmo estímulo nervoso, vc vai lá no fundo da vagina, faz um estimulo nervoso com cotonete, determina o pico de LH e ela ovula.
Se ela ovulou, ela tem 2 possibilidades: ou ela está gestante ou não. Se ela não está gestante, seja qual for a causa (subfertil, estimulo com cotonete, etc.) ela vai ficar em diestro por 30 a 40 dias.
Duração do diestro dela é de 30 a 40 dias. Seria uma pseudogestação, que é caracterizada por ausência de cio. Esse diestro é chamado de pseudogestacao apenas pq existe um corpo lúteo mas não tem gestação. A gata só ovula se cruzar. No final desses 30-40 dias, CL vão ser lisados e ela vai voltar a ciclar, ela não vai ter comportamento de pseudociese ou pseudogestacao, ela simplesmente ao final daquele período de diestro o CL é lisado e ela volta ao ciclo dela.
	Uma vez ocorrida a ovulação, ela entra no período gestacional, que são 60 dias. Então o anestro da gata, agente tem que caracterizar ele igual a anestro de cabra, ovelha, vaca, etc. no anestro é permitido o anestro estacional, no inverno por exemplo, porque dentro do ciclo normal, acabou o diestro, ela voltaria pro proestro.
	Ela estar gestante não é fase.
	Ela só faz anestro, na estacionalidade dela.

A pseudogestação na cadela. É persistência de CL associado a uma mudança comportamental.