Exemplo de Trabalho COMPLETO #3
39 pág.

Exemplo de Trabalho COMPLETO #3

Disciplina:PRINCIPIOS DE MARKETING53 materiais3.116 seguidores
Pré-visualização8 páginas
pelo Tele-cabelereiro.

 O contrario ocorre em épocas de recessão , quando as pessoas poupam dinheiro para o consumo de bens e serviços essenciais a fim de suprir suas necessidades básicas.

 No período de recuperação , os consumidores começam a ter mais condições de gastar , porem ainda procuram poupar.

 De fato , tempos de prosperidade representam uma grande oportunidade de crescimento para empresa , cabendo a esta planejar estratégias para tirar o Maximo de proveito da situação .
Ambiente político legal :

O ambiente político legal são as leis, regulamentações e pressões políticas que podem afetar as decisões das sócias Fernanda e Monique. Estar dentro das leis não só ajuda as organizações a evitar multas e processos mas também promover a confiança entre os clientes. A lei 6.360/76, por exemplo, dispõe sobre a vigilância a que ficam sujeitos os cosméticos.A tributação dos impostos, que influenciam o preço final do produto, as leis trabalhistas e a obrigação de informar com transparência o produto ao cliente, são fatores que afetam o ambiente político legal da empresa.

Para abrir o salão de beleza, foram tomadas as seguintes providências: Registro na Junta Comercial , Registro na Secretária da Receita Federal , Registro na Prefeitura do município e registro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) .
 O Tele –cabelereiro emprega , hoje , vários funcionários e tem que estar dentro das leis e seguir as normas como o pagamento do salário,pagamento do décimo terceiro , concessão de férias uma vez ao ano , licença maternidade de 3 meses , licença paternidade de 5 dias, pagamento do salário-familia e pagamento caso haja demissão sem justa causa .
Ambiente social :
Ambiente social é constituído pelas pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos.No caso do Telecabelereiro,o ambiente social estudado é apenas o publico carioca.Vê-se nas ruas do Rio de Janeiro muitos salões de beleza e ,conseqüentemente, mulheres bem cuidadas.Nesse ambiente podemos notar a valorização da beleza e a alta procura por cabeleireiros.

Ambiente natural:
 Ambiente natural envolve os recursos naturais disponíveis para a organização ou por elas afetadas.Mesmo que o Telecalereiro não seja muito poluente , a empresa apresenta um compromisso ambiental na racionalização de energia e escolha da matéria-prima ecologicamente correta.Um exemplo disso é a escolha da escova de cabelo mais ecologicamente correta .

Ambiente competitivo :
O ambiente competitivo refere-se a todas as organizações que poderiam potencialmente criar valor para os clientes de uma organização.

Os principais componentes da empresa podem ser caracterizados como as forças competitivas do modelo de Porter. Esse modelo é formado pela rivalidade entre os concorrentes existentes, ameaça de novos integrantes, ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos fornecedores e poder de barganha dos compradores. Para que assim, possam atrair clientes da concorrência oferecendo um valor superior ao dela. Segundo as socias,“o cliente é o verdadeiro patrão”. Como é um produto altamente competitivo, é importante a eficiência do serviço ao cliente, com respostas e soluções rápidas, apresentando qualidade e pontualidade na entrega para garantir a satisfação dos clientes.
Sabe-se que é relativamente fácil entrar nesse ramo de negócio, o número de novos ingressantes é cada vez maior, aumentando a competitividade e consequentemente, a concorrência. Vê-se que a rivalidade entre os concorrentes existentes é muito grande, por isso é preciso oferecer um valor superior.

Projeção de cenários:

Hoje , diante de uma crise econômica , lemos nos jornais que o segmento de beleza, no Brasil, esta crescendo e não foi afetado pela incerteza .Isso mostra a força que esse segmento tem no mercado. A antecipação de cenários é muito importante para a construção do futuro, por isso, fizemos a projeção de cenários para os próximos anos .

O salão de beleza é um negócio, com grande potencial de crescimento e geração de empregos. Em Fortaleza,por exemplo, tem mais salões do que supermercados, padarias e farmácias somados. Esse efeito vaidade constatado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) ,revela ainda que são 4.155 salões contra 106 supermercados, 880 padarias e 500 farmácias.

 A demanda por salões de beleza provavelmente aumentara e , como é um setor de fácil acesso , a oferta também aumentara .Logo, os já existentes passaram por reformas, aumentaram espaços internos e o conforto dos clientes, melhoraram o atendimento e a qualidade dos serviços para manterem os seus clientes. Alem disso, esse crescimento demandará novos profissionais dessa área.Sabe-se que para atuar como profissional dessa área não é exigido muito estudo , apenas cursos de beleza , tais como os oferecidos pelo instituto Embelleze e pelo SENAC ,que podem ser concluídos em poucos meses.Por isso, muitos desempregados poderão se aproveitar dessa oportunidade.A grande oferta de profissionais da área acarretará numa melhor seleção e na especialização desses profissionais.

As mulheres, que são as principais clientes dos salões de beleza, trabalham cada vez mais e dedicam menos tempo para si , mesmo assim não abrem mao de passar um tempo cuidando da sua beleza, por isso, devemos paparicá-las durante o tratamento.

Acrescenta-se que o publico é cada vez mais variado, cada vez mais homens procuram tratamento de beleza.Por isso é preciso preparar os profissionais de beleza para cuidarem desses novos clientes.

Stakeholders:

Os stakeholders são um elemento essencial ao planejamento estratégico pois se refere a qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades de uma empresa.No caso da nossa organização, os stakeholders são todos aqueles que fazem com que a empresa alcance suas metas, como por exemplo os sócios, seus funcionários e clientes. Cada interveniente ou grupo de intervenientes representa um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.As sócias, no caso Fernanda e Monique devem administrar com máxima eficiência, para isso irão aplicar os conceitos administrativos estudados na faculdade na pratica.Os funcionários devem ser treinados e motivados para satisfazer os clientes.Após o pagamento, o cliente avalia o valor do serviço,ou seja,os benefícios recebidos menos os custos envolvidos.A satisfação do consumidor e o valor percebido podem influenciar compras futuras.Se o serviço lhe agradar atribuirá um alto valor e a satisfação podendo gerar a lealdade do cliente e conseqüentemente o relacionamento a longo prazo com o Telecabelereiro.

Analise do serviço

Uma maneira de identificarmos as ameaças e oportunidades do mercado, assim como as forças e as fraquezas de uma empresa é pelo uso da análise de SWOT:

Forças:

Qualidade- Nossa qualidade é conhecida pelos nossos clientes .

Relacionamentos- Excelente relacionamento das sócias com os seus funcionários, facilitando o treinamento interno e contribuindo para um melhor ambiente de trabalho.

Capacidade de Interagir com os Clientes- As criticas e sugestões são analisadas como possibilidade de melhorar nossos serviços e, consequentemente, estar mais próximo do público alvo.

Limpeza e Higiene- Níveis de limpeza são constantemente cobrados e verificados.

Equipamentos- Nossos equipamentos de última geração possibilitam um maior aproveitamento dos recursos, evitando desperdícios.

Experiência: Como a empresa já existe há algum tempo, muitas situações adversas já foram vivenciadas. Isso fez com que os diretores da empresa adquirissem uma considerável prática nos negócios, tornando-os aptos para lidar com novas experiências.

2) Fraquezas:

Unidade de produção: Uma única central não será suficiente para atender um número maior de clientes em diferentes