Exemplo de Trabalho COMPLETO #3
39 pág.

Exemplo de Trabalho COMPLETO #3

Disciplina:PRINCIPIOS DE MARKETING53 materiais3.107 seguidores
Pré-visualização8 páginas
localidades.

Distribuição: Uma distribuição não terceirizada como a atual, se mostrará ineficiente com o aumento do numero de lojas, além de encarecer excessivamente os custos finais para o consumidor.

Sistema de cobrança: O pagamento feito após os pedidos pode causar um descontrole por parte do atendente, ocasionando prejuízos para a empresa.

3) Ameaças:

Economias:. Outro ponto a destacar é a excessiva carga tributária existente no país. Os impostos são muitos e cobrados de forma errada, fazendo com os produtos fiquem mais caros do que poderiam ser.

Políticas: Apesar dos sindicatos terem uma boa relação com a empresa, estes podem aumentar o piso salarial, fazendo com que as despesas aumentem, além de possibilitar uma possível crise de relacionamento interno e externo.

Tecnológica: Apesar dos grandes investimentos para se ter um maquinário adequado, qualquer empreendedor pode entrar no ramo em função da grande disponibilidade deste.

Concorrência: Há o surgimento de muitos outros estabelecimentos, o que diminui a clientela razoavelmente. Em relação aos nosso serviços, a concorrência seria muito grande porque é uma área de fácil acesso.

4)Oportunidades:

Econômicos/Culturais: Devido à necessidade da inclusão da mulher no mercado de trabalho para ajudar nas despesas domiciliares, estamos verificando uma falta de tempo para a dedicação aos afazeres domésticos. Com isso ocorre uma grande procura por produtos que facilitem a vidas das pessoas, como os serviços a domicilio e com horários flexiveis, por exemplo. A constante busca por comodidade por parte das pessoas, vem fazendo com novas formas de atendimento.

Sociais: Atualmente, com a grande violência existente nos grandes centros urbanos, a procura por opções de lazer com mais segurança vem aumentando consideravelmente. Com isso há o surgimento de mais serviços a domicilio nas cidades criando novas possibilidades de negócios.

Parcerias: Devido aos grandes investimentos em imagem por parte das organizações do mesmo ramo de atuação, as parcerias com outras empresas, tanto com fornecedores quanto com consumidores intermediários, ajudaria o The Vinny´s a se tornar mais conhecida no mercado.

 Unindo sempre os pontos fortes que a empresa apresenta e as oportunidades que surgem , ela poderá obter um ótimo resultado , de acordo com seus objetivos e estratégias. Para isso, tem-se que estar permanentemente á procura de novidades que surjam e através de um bom plano estratégico , torna-las em grande oportunidades.

AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES E NEGÓCIOS:

Analisando os diversos fatores que influenciam de forma direta e indireta a organização, vemos uma grande oportunidade no desenvolvimento de uma linha de servicoes da Tele-cabelereiro, como serviços a domicilio.Concluiu-se isso, pois com a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, as pessoas passaram a ter menos tempo disponível para se dedicar ao lar.

Uma outra oportunidade que nos atrai é a abertura de serviços a domicilio é o aumento considerável da violência nos centros urbanos e a uma maior preocupação com a segurança.

Como já se sabe, a abertura de filiais demanda investimentos muito elevados pois, segundo fontes especializadas precisa-se de um investimento inicial de R$150.000 e capital de giro de R$10.000 considerando um cabelereiro de nosso porte ,mas em compensação o retorno chega entre 3 e 4 anos. Pensando nisso, concluiu-se que a concessão de franquias seria a melhor forma de captar recursos para tal.

DIRETRIZES E OBJETIVOS DA EMPRESA:

	 Nossa empresa valoriza muito um planejamento estratégico bem definido. Sabemos da relevância de sua existência para o futuro da organização. Levando em conta a existência de objetivos hierárquicos, consistentes, mensuráveis e realistas, a organização os subdivide em três categorias: objetivos para curto, médio e longo prazo.

Objetivos para curto prazo (prazo para execução: 2010)

Oferecer novos treinamentos para os nossos funcionários

Estudo de propostas para abertura de franquias;

Venda de cosméticos

Padronizar os nossos serviços .

Objetivos para médio prazo (prazo para execução: 2009 a 2012)

Início da fabricação da nova linha de produtos cosméticos, produzidas pelo Tele-cabelereiro.
Aumentar a lucratividade em no mínimo 30% até 2012.
Encomendar pesquisas de mercado semestralmente avaliando o investimento da empresa;

Avaliar novas parcerias potenciais e se necessário não renovar contrato com os parceiros atuais até 2010;

Começar com campanhas de publicidade mais intensas nos grandes centros urbanos para futuros investimentos e aumento do mercado
Incentivar projetos sociais que incentivam a beleza

Objetivos para Longo Prazo: (prazo para execução: 2016)

Rever a missão da empresa e modificá-la caso seja preciso até 2016;

Aumentar a margem de lucro em 10% ao ano até 2016;

Construção de novas unidades para atender à novos clientes fora do Estado do Rio de Janeiro , priorizando a cidade de São Paulo .
Avaliação da conjuntura socioeconômica do país para a definição de novos objetivos até 2016;
Renovação do equipamento e novos produtos
Criação de novos serviços

Instrumentos de pesquisa

A pesquisa de marketing é o instrumento que liga consumidores ,compradores organizacionais e o publico aos profissionais de marketing .Para isso,o problema é formulado,cria-se o projeto de pesquisa, dados são coletados e interpretados e por fim é feito um relatório de pesquisa.

O projeto básico de pesquisa que escolhemos foi o método de pesquisa exploratória que procura gerar idéias e criar hipóteses para assim identifica áreas de estudo mais aprofundado.

   Decidimos fazer uma pesquisa em papel, com perguntas atraentes, diretas e com linguagem simples.  Alem disso, usamos mais de um método de pesquisa; o primeiro foi o levantamento pelo telefone com algumas amigas para obter respostas imediatas e por ser um método que aumente a probabilidade das pessoas participarem, porem esse método ficou muito restrita a nossa rede social. O segundo método foi o levantamento pessoal, que ampliou a nossa rede social, esse método nos permitiu sondar o consumidor para obter mais informações, apesar de ser um método demorado é super eficiente. 

Antes de fazer a pesquisa propriamente dita nas ruas , fizemos um pre-teste . Essa técnica é usada para assegurar o levantamento e o funcionamento do questionário. Nesse pre-teste , três pessoas responderam o questionário sem problemas e em tempo ideal , assim verificamos que podíamos aplicar a pesquisa nas ruas com um numero maior de pessoas .

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES:

Atualmente existe uma grande variedade de estabelecimentos que atuam no mesmo ramo .

O comportamento do consumidor é influenciado tanto pelo composto de marketing, os 4 P’s (preço, praça, produto e promoção) tanto quanto por fatores culturais, econômicos, políticos, sociais, pessoais, entre outros.

Fatores Culturais: A cultura é um dos fatores que mais influencia no desejo de compra dos consumidores. Cada grupo específico de pessoas possui valores, crenças e culturas próprias, as quais variam muito de região para região, ocorrendo até dentro de um mesmo país.

Nossa organização deverá estar muito atenta ao fator cultural devido as localizações diversas das filiais, o que faz com que pessoas de lugares distintos procurem uma unidade mais próxima da sua residência. Diferenças com relação à instrução, renda e outras, devem ser levadas em consideração para nosso planejamento estratégico.

Fatores Sociais: Este aspecto também pode ser um grande influenciador no comportamento do consumidor. O meio em que a pessoa vive, ou seja, sua família, seus amigos, exerce direta influencia em suas escolhas.

	A organização sempre pensa em criar um ambiente que seja o mais agradável possível para todos os clientes, independente de suas classes sociais.

Fatores Pessoais: Ao longo da vida, as pessoas adquirem hábitos e preferências de compra que geralmente estão relacionadas a idade. Em relação a isso, o Tele-cabelereiro