Trabalho - FARM
11 pág.

Trabalho - FARM

Disciplina:Administração de vendas26 materiais483 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Outras ações específicas para determinados perfis de clientes também estão incluídas nessas iniciativas. Como um mini spa montado em parceria com a Biotherm na loja do Fashion Mall, no Rio, que convidou algumas consumidoras para fazerem tratamentos para a pele no local. Já as 50 melhores clientes da Farm foram convidadas para assistirem a uma sessão especial do filme Sex and the City 2. “As nossas consumidoras têm uma relação de carinho com a Farm, por isso nossas ações tentam reforçar essa relação”, diz Carvalhal.

Para o CEO da FARM, William Albuquerque, o que difere este programa dos demais é que o mercado opera focado no produto e não no consumidor. “Meu maior desejo é ver a cultura de produto virar cultura de cliente”, afirma em palestra realizada na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e organizada pela Associação Brasileira de Marketing Direto.

Para 2009 o EQF! tinha novas perspectivas, como: maior verba do orçamento de Marketing, nova identidade visual, grade de comunicação implantada semana a semana, indicadores de performance do processo de identificação na cultura da empresa e nova tecnologia suportando a operação.

Como o crescimento sempre fez parte da Farm, em novembro de 2009 foi lançada a Fábula, uma marca infantil cheia de estilo carioca e colorido, buscando atender e privilegiar mais um público carioca, agora as crianças.

Investindo com força na “experiência do cliente”, a empresa não poderia deixar de focar esforços também sobre o ponto de venda, promovendo experiências sensoriais e emocionais às consumidoras, além do ótimo atendimento.

Para a FARM, investir em novidades e ações nos pontos-de-venda - que chegarão a 35 até final de 2010 - é fundamental. A empresa testa desde os cabides até o cheiro que as lojas terão a cada mudança de coleção. Essas e outras iniciativas promovem experiências sensoriais e emocionais aos consumidores. Na unidade de Ipanema, os clientes podem escolher até que tipo de música ouvir nos provadores.

Já a coleção de inverno de 2010 rendeu uma parceria com o Sonho de Valsa. A união resultou no desenvolvimento de uma sapatilha inspirada nos bombons. “Procuramos o Sonho de Valsa porque ele une os dois temas de nossa coleção: amor e sonho”. Para o verão de 2011, a Sorvete Itália fornecerá picolés de chocolate africano nas lojas.

Embora haja muitos convites para outras parcerias, uma triagem é feita para que todas essas ações sigam o posicionamento da marca. “Só realizamos parceiras com quem tem a ver conosco ou com a nossa coleção. Caso contrário, não aceitamos mesmo que ela seja benéfica financeiramente”, explica o fundador da marca. Enquanto isso, a FARM conquista mais fãs.

10. APERFEIÇOAMENTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO

De acordo com os sócios da loja, Kátia e Marcello, a FARM ainda tem muito o que desenvolver em relação ao seu plano de marketing. Para eles, a comunicação com os clientes é um dos aspectos mais importantes para a loja visto que é uma das maneiras mais eficazes de garantir um bom resultado de vendas. Durante uma entrevista realizada através de e-mails, alguns pontos que necessitam de melhorias nessa área foram mencionados, e, sem dúvida, os sócios pretendem agir de modo a garantir um bom desempenho no marketing de relacionamento da empresa.

Primeiramente, deverá haver uma melhora em como as informações são expostas a respeito do programa “Eu Quero FARM” no site. Os primeiros anos deste programa não foram de grande beneficio para a empresa já que muitas clientes nem sabiam de sua existência e não sabiam como participar. Por isso, é muito importante que todas as informações relacionadas ao “Eu Quero FARM” sejam detalhadas da melhor maneira possível. Então, os sócios pretendem criar um campo para cadastro das clientes no site que, além de informativo, será também uma forma de gerar um banco de dados para os gestores. Além disso, será criada uma caixa de busca inteligente para auxiliar o usuário.

Outra idéia mencionada foi a integração com redes sociais das promoções através dos sites. Para as clientes, seria melhor ter os dois integrados para facilitar as buscas. Hoje em dia, as redes sociais são um instrumento de grande valor para a comunicação. Por isso, estes também devem ganhar destaques na pagina principal do site da FARM. A loja pretende apresentar descontos e se expor em outros sites e clubes de compra como, por exemplo: peixe urbano, BrandsClub e Privalia além de utilizar o Facebook como forma de divulgar a marca e convidar clientes para participar de concursos com envio de vídeos.
Para melhorar o relacionamento com as “farmetes” de todo o país, a FARM pretende se aproximar mais da cultura local de cada uma, criando peças com temas regionais, promover bazares que antes só eram organizados no Rio de Janeiro e unificar os preços das pecas que é diferenciado de acordo com a região, gerando insatisfação. Além disso, apesar de todo o investimento digital, muitas clientes reclamam de não receberem o catálogo da loja em casa. Sendo assim, os sócios pretendem melhorar esse processo de entrega de catálogos para que seja feita de forma mais eficiente.

Kátia e Marcello também mencionaram a idéia de promover alguns eventos para que as clientes se tornem ainda mais próximas da marca. Para não perder o foco e dar atenção exclusiva para as clientes VIPS, serão realizados alguns eventos exclusivos incluindo uma visita à fabrica de São Cristovão. Por fim, os sócios pretendem ainda investir em eventos beneficentes que explicitem ainda mais a imagem sustentável da marca como corridas, reciclagem e operação praia limpa.

Referências bibliográficas:

CHURCHILL JR, GILBERT A; PAUL PETER, J. Marketing: Criando valor para os clientes. Tradução de Cecília Camargo Bartalotti e Cidd Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2000

http://www.abcconsultores.com.br/2010/10/relacionamento-que-encanta-e-fideliza-clientes-conheca-o-caso-farm/

<http://www.artigonal.com/marketing-artigos/estrategias-de-marketing-de-relacionamento-869869.html>

<http://chic.ig.com.br/materias/393001-393500/393497/393497_1.html>

<http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/marketingrelacionamento.php>

<http://www.gruporota.com.br/empresa/noticias_detalhes.php?codigo=468>

<http://www.marketingviewer.com.br/?p=1413>

<http://modaspot.abril.com.br/news/farm-inaugura-loja-na-espanha-e-abre-mais-cinco-espacos-em-sao-paulo>

<http://www.mundodomarketing.com.br/14,6137,farm-faz-sucesso-com-seu-programa-de-relacionamento.htm>

<http://prezadoscolaboradores.wordpress.com/2009/08/09/farm-inova-no-marketing-interno/>

<http://www.pensandomarketing.dreamhosters.com/home/id85.html>

<http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=64695>

<http://www.slideshare.net/dylanaraujo/marketing-farm-anlise-de-branding>

<http://www.slideshare.net/jackiegalvao/farm-4576086>

<http://veja.abril.com.br/vejarj/140207/moda.html>

_1171708583.bin