Buscar

Lista_Geral_de_Exercicios_-_2a_Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Poluição dos Solos – Prof. Márcio Almeida
Lista Geral de Exercícios - 2ª Prova
Gestão de Resíduos
Como são classificados os resíduos? Com que objetivos esta classificação é realizada?
O que é um Resíduo Perigoso? Quais os tipos mais comuns de resíduos perigosos quanto aos seus componentes ocorrências e tipos de indústrias? Descreva os principais métodos de tratamento e disposição destes resíduos.
Dê exemplos clássicos de resíduos inertes e não inertes.
O que é um manifesto de Resíduos? Quem o prepara? Como? Quando? Porquê?
No que diz respeito aos Resíduos Sólidos Urbanos, responda às questões abaixo:
Valor típico de produção percapta diária de lixo no Brasil;
Principais diferenças de composição entre o lixo de países desenvolvido e subdesenvolvidos e porquês;
Faixa de valores de peso específico  do lixo, como  varia. e em função de que?
É vantajoso compactar o lixo? Por quê?
Cite vantagens técnicas e operacionais decorrentes da drenagem de gases. E da drenagem do chorume? Você identifica vantagens na recirculação do chorume?
Cite benefícios ambientais e de desempenho do Aterro de RSU no que diz respeito à drenagem de gases.
Faça uma descrição geral dos tipos/grupos de Resíduos de Serviços de Saúde existentes citando dentre estes os que mais preocupam e quais os tratamentos e métodos de disposição usados.
Quais são os métodos adotados para a disposição de resíduos de mineração. Apresente um esquema de barragens de rejeitos para resíduos grossos e finos.
Mostre os esquemas de alteamento de barragens de rejeitos de mineração grossos e finos de centro, jusante e montante, indicando seqüência prioritária os melhores esquemas em termos de estabilidade.
De que consiste o co-processamento de resíduo? Dê exemplos. Cite dois tipos de resíduos mais adequados para co-processamento. Você considera o co-processamento um método de remediação/tratamento ou um método de disposição de resíduos. Quais as principais preocupações quanto ao uso de co-processamento?
Aterros de Resíduos
Em um aterro de disposição de resíduos mostre esquematicamente em desenho os sistemas: a) de revestimento de fundo; b) de coleta e remoção de efluentes; c) de cobertura final. Para cada um destes sistemas indique os materiais mais comumente empregados, seus objetivos e funções. 
Quais os principais requisitos a serem especificados para um solo compactado para que se obtenha uma condutividade hidráulica de 10-9 m/s em uma barreira?
O que entende por revestimentos simples e composto em uma barreira e que materiais são empregados? 
O que entende por revestimento duplo. Quais são os objetivo de seus componentes? Para que tipo(s) de resíduo(s) é usualmente empregado?
Quais os componentes principais de uma barreira de fundo?
Você acha que deve existir preocupação em distância a barreira de fundo e o lençol freático abaixo da mesma? Por quê?
No caso da necessidade de disposição de um resíduo perigoso em terra, que tipo de barreira de fundo você prescreveria como engenheiro ambiental?
Descreva as principais camadas componentes de um sistema de cobertura e suas funções; em que situação alguns destes componentes poderia não ser utilizado? 
Qual é o objetivo do cálculo do balanço hídrico? Descreva sucintamente cada componente usado no cálculo do balanço hídrico. Qual o objetivo destes cálculos?
Descreva três tipos de geossintéticos mais usados em obras de proteção ambiental. Quais as funções de cada um destes?
Quais os dois tipos mais comuns de geomembranas? Que tipo é mais resistente dos pontos de vista mecânico e ambiental? 
Quais os principais cuidados e pré-requisitos para que o sistema de drenagem de efluentes seja eficiente? Um piezômetro instalado em um sistema de drenagem de um aterro de resíduos acusou um nível 3,0 m acima do topo do sistema de drenagem? Este sistema de drenagem é eficiente? Por que? 
Apresente esquemas de sistemas de coleta/remoção de efluentes para fora do aterro. Que tipo de geometria de aterro de RSU propicia um sistema eficiente?
Compressibilidade e Estabilidade de Aterros de RSU
Quais os principais mecanismos de deformação/recalques de aterros de RSU? A taxa de variação de recalques com o tempo é a mesma ao longo da vida útil do aterro de RSU? Qual o interesse prático do controle de recalques de RSU?
Qual o interesse/importância do estudo da estabilidade de aterros de RSU? Que ensaios são mais comumente realizados para a determinação dos parâmetros de resistência do RSU? Compare curvas tensão-deformação típicas de solo e de RSU. A tensão de ruptura em RSU é definida em termos de tensão máxima, ou em termos de deformação? Por que? O RSU fica mais resistente com o tempo? O que é retroanálise de uma ruptura?
Transporte de contaminantes
Discuta quando a difusão e quando a advecção predominam em barreiras de fundo, em função das velocidades de fluxo. Que materiais de barreiras de fundo são mais eficientes para um e outro mecanismo?
No que diz respeito aos mecanismos de Advecção e de Difusão, qual destes predomina em princípio em solos arenosos? E em solos argilosos?
A dispersão mecânica é um mecanismo associado à advecção ou à difusão? Depende de que fatores?
Dê exemplos de 3 casos de ocorrência de difusão e de advecção em barreiras impermeáveis verticais.
Investigação geoambiental
Para que serve um piezômetro? E um poço de monitoramento? Dê exemplos reais de aplicações de cada um deles.
O que é um aqüífero confinado? E um aqüífero não confinado? No caso de ocorrência dos dois aqüíferos e da existência um vazamento no aqüífero não confinado que tipo de fluxo é mais favorável? Como se determina dinâmica de fluxo em aqüíferos?
Suspeita-se que uma área industrial esteja contaminada. Descreva sucintamente os vários métodos de investigação geoambiental que podem ser utilizados e a seqüência de utilização dos mesmos de forma a se concluir sobre a real contaminação do solo e a necessidade de remediação da área. 
Em uma indústria de grande porte antiga, e construída em época de menores exigências ambientais, observou-se evidência de contaminação de subsolo. Especifique as fases de investigação geoambiental a serem realizadas, indicando os métodos a serem utilizados, suas categorias (direto / indireto, invasivo / não invasivo, etc), as informações que fornecem e análises a serem realizadas. Explique como a análise de risco se situa no contexto das fases de detalhamento crescente destas investigações.
Análise de Risco Ambiental
Qual o objetivo de uma “Análise de Risco para fins de remediação de uma área contaminada? Quais são os três requisitos para que exista um risco ambiental?
Qualquer área contaminada deve em princípio ser remediada? Por que?
Remediação de solos contaminados
O que entende por LNAPLS e DNAPLS e qual desses resulta em maior dificuldade de remediação do solo quando presente no mesmo? O que são fase livre e fase residual? Descreva métodos de remediação mais comumente aplicados a solos contaminados por LNAPLS e DNAPLS. Qual é o de mais difícil tratamento? Por quê? 
Diferencie os seguinte tipos de remediação ilustrando com exemplos:
 in situ x ex situ,
contenção x tratamento 
Apresente dois tipos de técnicas mistas de remediação usuais.
Esboce esquematicamente um posto de serviço de combustíveis adequado do ponto de vista ambiental, indicando os principais requisitos que o mesmo deve dispor.
Qual os principais métodos usados em geral para a remediação de uma área contaminada por hidrocarbonetos?
Sedimentos de dragagem
Descreva sucintamente: as alternativas possíveis de disposição de sedimentos de dragagem e os tipos contaminantes que têm sido encontrados nos casos descritos do Estado do Rio de Janeiro. 
Quais os principais tipos de contaminantes encontrados em sedimentos de dragagem e que métodos são mais usados para a disposição destes contaminantes? O contaminante é só encontrado na água intersticial do solo ou também nas partículas sólidas do sedimento.

Outros materiais