ARQUITETURA DA INFORMAÇAO - QUESTOES P1
5 pág.

ARQUITETURA DA INFORMAÇAO - QUESTOES P1

Disciplina:arquitetura da informação e processamento de negócios10 materiais82 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questões da página 51
Descreva como os sistemas de informação podem dar suporte ao enfoque just-in-time.
Resposta:  Os sistemas de informação podem dar suporte na geração de relatórios, na tomada de decisões e no auto controle, pois o enfoque Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos. 

Relembre os exemplos de casos opondo a nova economia à economia tradicional. De que forma a TI estabeleceu a diferença entre nova e tradicional?
 Resposta: Porque na nova economia houve uma melhora competitiva empresarial, proporcionando uma plataforma global a partir da qual os indivíduos e organizações interagem, comunicam-se, colaboram e garimpam informações, tornando os processos mais ágeis.
Explique como a TI é ao mesmo tempo pressão do negócio e agente facilitador de atividades de resposta às pressões do negócio.
Fatores ambientais, organizacionais e tecnológicas estão criando um cenário de negócios altamente competitivo, em que os clientes são o ponto focal. Mais ainda, são fatores sujeitos à mudanças muito rápidas e às vezes imprevisíveis, o que deixa as empresas na necessidade de reagir, com frequência e agilidade, tanto aos problemas quanto às oportunidades resultantes desse novo ambiente de negócios. Essas mudanças acabam gerando motivação para as empresas.
Por que o comércio móvel é considerado capaz de expandir as aplicações da TI?
Muitas empresas com presença na Internet estão descobrindo que só isso não é o suficiente, e querem ir além, assim o comércio móvel estabelece a possibilidade de se comunicar onde quer que esteja, através de celulares e outros aparelhos que raramente ficam em casa, facilitando a comunicação. O comércio móvel não é simplesmente uma tecnologia nova. O grande diferencial da tecnologia sem fio é permitir o acesso à Rede a qualquer momento e em qualquer lugar.
Explique a relação entre a autonomização dos funcionários e a TI.
Com a utilização da TI não precisa se preocupar com a localização física dos dados (banco de dados), podendo acessar informação mediante sua estação sem fio de onde quiser, assim, os funcionários tendo autonomia, podem diagnosticar, analisar e propor soluções para os problemas da empresa.

Explique por que a relação custo-benefício da TI irá aumentar a razão de 100, embora o desempenho deva aumentar apenas à razão de 50.
Resposta: Porque os computadores terão uma vantagem comparativa cada vez maior em relação às pessoas.
A TI é uma arma estratégica ou uma ferramenta de sobrevivência? Justifique sua resposta.
Resposta: A Ti é um ser facilitador de atividades e processos organizacionais. Vivemos em uma economia digital e que as maneiras como vivemos e realizamos negócios estão mudando drasticamente. Os impactos organizacionais da TI estão crescendo rapidamente, estamos nos tornando mais e mais dependentes de informação. Portanto ter uma familiaridade com a TI permitirá que você no trabalho e em casa tire proveito de novos produtos  e sistemas de TI enquanto são desenvolvidos além de aumentar suas oportunidades de emprego.
A computação em rede, segundo uma convicção muito difundida muda nossa forma de viver, trabalhar e estudar. Por quê?
Resposta: Porque é através da computação em rede que os usuários se comunicam e têm acesso a banco de dados por toda empresa e em qualquer outro lugar.
Estabeleça a relação entre redução do tempo de ciclo e o aumento de desempenho.
O SER HUMANO QUANTO MAIS COBRADO, MAIS TENDE A SE AJUSTAR AS NOVAS CONDIÇÕES. EXEMPLO: SE VOCÊ TEM 4HS P EXECUTAR SEU SERVIÇO, VOCÊ VAI USAR AS 4 HS, MAS SE VOCÊ TIVER SOMENTE 1H, VAI SE ADEQUAR E REALIZAR EM APENAS 1H.
Explique a distinção entre rede de computadores e computação em rede.
Uma rede de computadores consiste de dois ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus serviços, que podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails). A computação em rede interliga diversos computadores e outros dispositivos eletronicos por meio de rede de telecomunicações.
Por que se diz que a internet é uma incubadora de novos modelos de negócio?

Pois é um fácil meio de comunicação entre todo o mundo, onde as grandes empresas já visam isso como uma maneira de expandir seus negócios. A Internet operou mudanças revolucionárias no mundo social, cultural e econômico, nas empresas, nos mercados principalmente em se tratando de comunicação, informação e Conhecimento.

Explique por que a personalização em massa é desejável. (ESSA EU PEGUEI NO GOOGLE)
A idéia por trás da personalização em massa é adequar as características do produto às preferências do consumidor. Antigamente, o fabricante dividia seus clientes em grupos e produzia em massa para atendê-los. Hoje, esses grupos estão ficando cada vez menores, com características bastante específicas. Além disso, os consumidores estão mais exigentes, e querem bens que satisfaçam suas necessidades. A personalização em massa foi a maneira que as empresas encontraram para oferecer melhores produtos a esse consumidor. Com a produção em massa, não dá para ter certeza de que seu produto satisfazia plenamente seu cliente. Com a personalização, ao contrário, você produz exatamente o que ele quer.

Questões da página 83

Recapitule a analogia entre meios de transporte e uma arquitetura de informação. Demonstre a equivalência e indique as principais vantagens e desvantagens de cada um dos três subsistemas.

Resposta: A arquitetura da informação é o elo de ligação entre a estrutura da informação e as funções organizacionais.Ou seja é ela que organiza e aloca toda a infra estrutura da informação organizacional a fim de satisfazer as necessidades da empresa. Por exemplo, elaborando um sistema de informação para cada departamento, fazendo depois a ligação entre todos os mesmos. A analogia com os meios de transporte está justamente nos conduzirem ao nosso destino; objetivo é isso que a arquitetura da informação faz, conduz e organiza toda infra estrutura da empresa, tendo em análise suas funções, necessidades e atividades a fim do cumprimento de seus objetivos.O departamental ajuda no acesso de determinado grupo aos seus dados dispondo os dados organizacionais conforme a necessidade porem cada vez mais a ligação entre esses departamentos se faz necessária e isso não é suportado pelo sistema departamental e sim corporativo apesar do corporativo estabelecer a conexão entre todas as partes da empresa, ele na permite que os parceiros econômicos da empresa comuniquem-se com a mesma essa é a vantagem do interoganizacional mas q pode representar perigo caso haja uma informação exacerbada de informações para a concorrência.

Recapitule a lógica da construção dos sistemas de informação de acordo com a estrutura hierárquica da empresa.

Resposta: A construção dos sistemas de informação são classificados de acordo com cada degrau da estrutura da empresa, sendo assim, construir o sistema baseando-se no que cada nível organizacional ou departamento deseja pode facilitar para saber se precisa funcionar individualmente ou interconectados. Como são organizados hierarquicamente, em cada nível ascendente é composto de mais sistemas do nível inferior imediatamente precedente.

Faça a distinção entre sistemas de informação interorganizacionais e mercados eletrônicos.

Resposta: Sistema de informação interorganizacional envolve fluxo de informação entre duas ou mais empresas, são usados nas aplicações de e-business. São formados por computadores de grande o médio porte e por hardware, conectados a diferentes tipos de rede. Seu centro de negócios é um imóvel físico. Mercado eletrônico é uma rede de interações e relacionamentos na qual se intercambiam informações, produtos, serviços e pagamentos. Seu centro de negócios
Mario Oliveira fez um comentário
  • Alfredo Braga administração da informática
    0 aprovações
    Carregar mais