ARQUITETURA DA INFORMAÇAO - QUESTOES P1
5 pág.

ARQUITETURA DA INFORMAÇAO - QUESTOES P1

Disciplina:arquitetura da informação e processamento de negócios10 materiais83 seguidores
Pré-visualização2 páginas
é um local na web, além disso, os participantes estão em diferentes lugares, nunca se viram e nem se conhecem. Portanto as principais distinções entre o IOS e mercado eletrônico é que no IOS os relacionamentos são determinados previamente, há somente execução e o fato de um precisar de um imóvel físico e o outro não, o que facilita muito mais o acesso das pessoas que se encontram em qualquer lugar do mundo, para busca de informações, serviços, etc.

Faça a distinção entre arquitetura da informação e infraestrutura da informação.

Resposta: Arquitetura da Informação: mapa de plano de alto nível das necessidades de informação de uma empresa. É um guia de operações atuais e uma planta para futuros projetos. Conceitua as necessidades de informação do negócio central da empresa, o que inclui definir de que forma tais necessidades serão supridas. Ela nos assegura que a TI da empresa satisfaz as necessidades estratégicas de negócios da empresa.

Uma infra-estrutura da informação consiste de todas as instalações físicas, serviços e administração que dão suporte a todos os recursos informatizados compartilhados por uma empresa. A infra- estrutura da informação nos diz como computadores, redes, banco de dados específicos e outras instalações estão agrupados e como são interligados, operados e administrados.

Explique como as atividades operacionais, gerenciais e estratégicas relacionam-se aos sistemas de apoio geral.

Resposta: As atividades operacionais, gerenciais e estratégicas relacionam-se aos sistemas de apoio geral, pois eles estão ligados em dá suporte ao pessoal administrativo, que se encontra nas três atividades englobando assim os seguintes sistemas: automação de escritório, apoio a decisões e informação empresarial que estão ligados as atividades gerenciais e estratégicas, que precisam de auxilio para a tomada de decisões. E também dá suporte ao pessoal de trabalho em grupo sendo os seguintes sistemas: apoio a grupos e suporte inteligente, sendo que o apoio a grupos está relacionada com as atividades operacionais e gerenciais e, essas lidam com operações do cotidiano e com planejamento, organização e controle no curto prazo.E o suporte inteligente relaciona-se as três atividades, pois ele fornece conhecimento armazenado de especialista para não especialista.

Estabeleça a relação entre os seguintes conceitos: cliente/servidor, processamento distribuído e computação global na empresa.

Resposta: O processamento distribuído divide o trabalho entre dois ou mais computadores. Uma configuração importante do processamento distribuído é o arranjo cliente/servidor, no qual vários computadores compartilham recursos e são capazes de se comunicar com inúmeros outros via redes locais. Quando um sistema distribuído cobre uma empresa inteira, é chamado de sistema global da empresa, com seus componentes em geral conectados por uma intranet.

Aplicativos baseados na web, como intranets e extranets, exemplificam a mudança de plataforma de computação cliente/servidor para computação baseada na web. Fale sobre as vantagens de um ambiente operacional baseado na web.

Resposta: As vantagens de um ambiente operacional baseado na Web são: Sua implantação é considerada mais barata do que a de muitos sistemas cliente/servidor especialmente estruturados. A conversão dos sistemas existentes em uma intranet pode ser rápida e fácil, ao passo que as propriedades de uma intranet podem ser mais poderosas. Novas arquiteturas baseadas na Web podem substituir arquiteturas antigas ou integrar sistemas legados em sua estrutura.

Há quem considere o portal corporativo simplesmente como uma extensão da intranet corporativa , ao contrário dos que acreditam tratar-se de uma nova geração desse tipo de intranet. Qual é a sua opinião a respeito.

Resposta: Minha opinião a respeito do portal corporativo é que ele pode ser uma nova geração de intranet, já que algumas de suas vantagens são a integração de informações agrupadas, unificação do conteúdo e a capacidade de condensar o grosso das informações disponíveis em uma intranet corporativa. Além disso, o portal também oferece informações de membros da empresa a partir de um único ponto de acesso.

A internet é uma infra-estrutura , uma arquitetura ou um programa aplicativo? Por quê? Se nenhuma das definições se aplica, o que é então a internet?

Resposta: A internet não é nem infra-estrutura, nem arquitetura e nem programa aplicativo. Portanto a Internet é uma entidade pública, cooperativa e auto-sustentável que milhões de pessoas no mundo todo tem acesso. Ela utiliza uma parte dos recursos totais das redes de telecomunicações públicas já existentes.

Existe grande expectativa de que o comércio móvel supere o comércio eletrônico “plugado” (comércio eletrônico por redes com fios) como a melhor forma para transações comerciais digitais. Que setores econômicos serão mais afetados pelo comércio móvel?
Resposta: O setor mais afetado pelo comércio móvel será o terciário. Pois com a rápida evolução do comércio móvel será possível comprar, pagar, investir na bolsa tudo por um dispositivo móvel.
Mario Oliveira fez um comentário
  • Alfredo Braga administração da informática
    0 aprovações
    Carregar mais