Buscar

ARQUITETURA DA INFORMAÇAO - QUESTOES P1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questões da página 51
Descreva como os sistemas de informação podem dar suporte ao enfoque just-in-time. 
Resposta:  Os sistemas de informação podem dar suporte na geração de relatórios, na tomada de decisões e no auto controle, pois o enfoque Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.  
Relembre os exemplos de casos opondo a nova economia à economia tradicional. De que forma a TI estabeleceu a diferença entre nova e tradicional? 
 Resposta: Porque na nova economia houve uma melhora competitiva empresarial, proporcionando uma plataforma global a partir da qual os indivíduos e organizações interagem, comunicam-se, colaboram e garimpam informações, tornando os processos mais ágeis.
Explique como a TI é ao mesmo tempo pressão do negócio e agente facilitador de atividades de resposta às pressões do negócio.
Fatores ambientais, organizacionais e tecnológicas estão criando um cenário de negócios altamente competitivo, em que os clientes são o ponto focal. Mais ainda, são fatores sujeitos à mudanças muito rápidas e às vezes imprevisíveis, o que deixa as empresas na necessidade de reagir, com frequência e agilidade, tanto aos problemas quanto às oportunidades resultantes desse novo ambiente de negócios. Essas mudanças acabam gerando motivação para as empresas. 
Por que o comércio móvel é considerado capaz de expandir as aplicações da TI?
Muitas empresas com presença na Internet estão descobrindo que só isso não é o suficiente, e querem ir além, assim o comércio móvel estabelece a possibilidade de se comunicar onde quer que esteja, através de celulares e outros aparelhos que raramente ficam em casa, facilitando a comunicação. O comércio móvel não é simplesmente uma tecnologia nova. O grande diferencial da tecnologia sem fio é permitir o acesso à Rede a qualquer momento e em qualquer lugar.
Explique a relação entre a autonomização dos funcionários e a TI.
Com a utilização da TI não precisa se preocupar com a localização física dos dados (banco de dados), podendo acessar informação mediante sua estação sem fio de onde quiser, assim, os funcionários tendo autonomia, podem diagnosticar, analisar e propor soluções para os problemas da empresa.
Explique por que a relação custo-benefício da TI irá aumentar a razão de 100, embora o desempenho deva aumentar apenas à razão de 50. 
Resposta: Porque os computadores terão uma vantagem comparativa cada vez maior em relação às pessoas.
A TI é uma arma estratégica ou uma ferramenta de sobrevivência? Justifique sua resposta. 
Resposta: A Ti é um ser facilitador de atividades e processos organizacionais. Vivemos em uma economia digital e que as maneiras como vivemos e realizamos negócios estão mudando drasticamente. Os impactos organizacionais da TI estão crescendo rapidamente, estamos nos tornando mais e mais dependentes de informação. Portanto ter uma familiaridade com a TI permitirá que você no trabalho e em casa tire proveito de novos produtos  e sistemas de TI enquanto são desenvolvidos além de aumentar suas oportunidades de emprego.
A computação em rede, segundo uma convicção muito difundida muda nossa forma de viver, trabalhar e estudar. Por quê?
Resposta: Porque é através da computação em rede que os usuários se comunicam e têm acesso a banco de dados por toda empresa e em qualquer outro lugar. 
Estabeleça a relação entre redução do tempo de ciclo e o aumento de desempenho.
O SER HUMANO QUANTO MAIS COBRADO, MAIS TENDE A SE AJUSTAR AS NOVAS CONDIÇÕES. EXEMPLO: SE VOCÊ TEM 4HS P EXECUTAR SEU SERVIÇO, VOCÊ VAI USAR AS 4 HS, MAS SE VOCÊ TIVER SOMENTE 1H, VAI SE ADEQUAR E REALIZAR EM APENAS 1H.
Explique a distinção entre rede de computadores e computação em rede.
Uma rede de computadores consiste de dois ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus serviços, que podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails). A computação em rede interliga diversos computadores e outros dispositivos eletronicos por meio de rede de telecomunicações.
Por que se diz que a internet é uma incubadora de novos modelos de negócio?
Pois é um fácil meio de comunicação entre todo o mundo, onde as grandes empresas já visam isso como uma maneira de expandir seus negócios. A Internet operou mudanças revolucionárias no mundo social, cultural e econômico, nas empresas, nos mercados principalmente em se tratando de comunicação, informação e Conhecimento. 
Explique por que a personalização em massa é desejável. (ESSA EU PEGUEI NO GOOGLE)
A idéia por trás da personalização em massa é adequar as características do produto às preferências do consumidor. Antigamente, o fabricante dividia seus clientes em grupos e produzia em massa para atendê-los. Hoje, esses grupos estão ficando cada vez menores, com características bastante específicas. Além disso, os consumidores estão mais exigentes, e querem bens que satisfaçam suas necessidades. A personalização em massa foi a maneira que as empresas encontraram para oferecer melhores produtos a esse consumidor. Com a produção em massa, não dá para ter certeza de que seu produto satisfazia plenamente seu cliente. Com a personalização, ao contrário, você produz exatamente o que ele quer.
Questões da página 83
Recapitule a analogia entre meios de transporte e uma arquitetura de informação. Demonstre a equivalência e indique as principais vantagens e desvantagens de cada um dos três subsistemas. 
Resposta: A arquitetura da informação é o elo de ligação entre a estrutura da informação e as funções organizacionais.Ou seja é ela que organiza e aloca toda a infra estrutura da informação organizacional a fim de satisfazer as necessidades da empresa. Por exemplo, elaborando um sistema de informação para cada departamento, fazendo depois a ligação entre todos os mesmos. A analogia com os meios de transporte está justamente nos conduzirem ao nosso destino; objetivo é isso que a arquitetura da informação faz, conduz e organiza toda infra estrutura da empresa, tendo em análise suas funções, necessidades e atividades a fim do cumprimento de seus objetivos.O departamental ajuda no acesso de determinado grupo aos seus dados dispondo os dados organizacionais conforme a necessidade porem cada vez mais a ligação entre esses departamentos se faz necessária e isso não é suportado pelo sistema departamental e sim corporativo apesar do corporativo estabelecer a conexão entre todas as partes da empresa, ele na permite que os parceiros econômicos da empresa comuniquem-se com a mesma essa é a vantagem do interoganizacional mas q pode representar perigo caso haja uma informação exacerbada de informações para a concorrência.
Recapitule a lógica da construção dos sistemas de informação de acordo com a estrutura hierárquica da empresa.
Resposta: A construção dos sistemas de informação são classificados de acordo com cada degrau da estrutura da empresa, sendo assim, construir o sistema baseando-se no que cada nível organizacional ou departamento deseja pode facilitar para saber se precisa funcionar individualmente ou interconectados. Como são organizados hierarquicamente, em cada nível ascendente é composto de mais sistemas do nível inferior imediatamente precedente.
Faça a distinção entre sistemas de informação interorganizacionais e mercados eletrônicos.
Resposta: Sistema de informação interorganizacional envolve fluxo de informação entre duas ou mais empresas, são usados nas aplicações de e-business. São formados por computadores de grande o médio porte e por hardware, conectados a diferentes tipos de rede. Seu centro de negócios é um imóvel físico. Mercado eletrônico é uma rede de interações e relacionamentos na qual se intercambiam informações, produtos, serviços e pagamentos. Seu centro de negóciosé um local na web, além disso, os participantes estão em diferentes lugares, nunca se viram e nem se conhecem. Portanto as principais distinções entre o IOS e mercado eletrônico é que no IOS os relacionamentos são determinados previamente, há somente execução e o fato de um precisar de um imóvel físico e o outro não, o que facilita muito mais o acesso das pessoas que se encontram em qualquer lugar do mundo, para busca de informações, serviços, etc.
Faça a distinção entre arquitetura da informação e infraestrutura da informação.
Resposta: Arquitetura da Informação: mapa de plano de alto nível das necessidades de informação de uma empresa. É um guia de operações atuais e uma planta para futuros projetos. Conceitua as necessidades de informação do negócio central da empresa, o que inclui definir de que forma tais necessidades serão supridas. Ela nos assegura que a TI da empresa satisfaz as necessidades estratégicas de negócios da empresa.
Uma infra-estrutura da informação consiste de todas as instalações físicas, serviços e administração que dão suporte a todos os recursos informatizados compartilhados por uma empresa. A infra- estrutura da informação nos diz como computadores, redes, banco de dados específicos e outras instalações estão agrupados e como são interligados, operados e administrados.
Explique como as atividades operacionais, gerenciais e estratégicas relacionam-se aos sistemas de apoio geral.
Resposta: As atividades operacionais, gerenciais e estratégicas relacionam-se aos sistemas de apoio geral, pois eles estão ligados em dá suporte ao pessoal administrativo, que se encontra nas três atividades englobando assim os seguintes sistemas: automação de escritório, apoio a decisões e informação empresarial que estão ligados as atividades gerenciais e estratégicas, que precisam de auxilio para a tomada de decisões. E também dá suporte ao pessoal de trabalho em grupo sendo os seguintes sistemas: apoio a grupos e suporte inteligente, sendo que o apoio a grupos está relacionada com as atividades operacionais e gerenciais e, essas lidam com operações do cotidiano e com planejamento, organização e controle no curto prazo.E o suporte inteligente relaciona-se as três atividades, pois ele fornece conhecimento armazenado de especialista para não especialista.
Estabeleça a relação entre os seguintes conceitos: cliente/servidor, processamento distribuído e computação global na empresa.
Resposta: O processamento distribuído divide o trabalho entre dois ou mais computadores. Uma configuração importante do processamento distribuído é o arranjo cliente/servidor, no qual vários computadores compartilham recursos e são capazes de se comunicar com inúmeros outros via redes locais. Quando um sistema distribuído cobre uma empresa inteira, é chamado de sistema global da empresa, com seus componentes em geral conectados por uma intranet. 
Aplicativos baseados na web, como intranets e extranets, exemplificam a mudança de plataforma de computação cliente/servidor para computação baseada na web. Fale sobre as vantagens de um ambiente operacional baseado na web.
Resposta: As vantagens de um ambiente operacional baseado na Web são: Sua implantação é considerada mais barata do que a de muitos sistemas cliente/servidor especialmente estruturados. A conversão dos sistemas existentes em uma intranet pode ser rápida e fácil, ao passo que as propriedades de uma intranet podem ser mais poderosas. Novas arquiteturas baseadas na Web podem substituir arquiteturas antigas ou integrar sistemas legados em sua estrutura.
Há quem considere o portal corporativo simplesmente como uma extensão da intranet corporativa , ao contrário dos que acreditam tratar-se de uma nova geração desse tipo de intranet. Qual é a sua opinião a respeito.
Resposta: Minha opinião a respeito do portal corporativo é que ele pode ser uma nova geração de intranet, já que algumas de suas vantagens são a integração de informações agrupadas, unificação do conteúdo e a capacidade de condensar o grosso das informações disponíveis em uma intranet corporativa. Além disso, o portal também oferece informações de membros da empresa a partir de um único ponto de acesso.
A internet é uma infra-estrutura , uma arquitetura ou um programa aplicativo? Por quê? Se nenhuma das definições se aplica, o que é então a internet?
Resposta: A internet não é nem infra-estrutura, nem arquitetura e nem programa aplicativo. Portanto a Internet é uma entidade pública, cooperativa e auto-sustentável que milhões de pessoas no mundo todo tem acesso. Ela utiliza uma parte dos recursos totais das redes de telecomunicações públicas já existentes. 
Existe grande expectativa de que o comércio móvel supere o comércio eletrônico “plugado” (comércio eletrônico por redes com fios) como a melhor forma para transações comerciais digitais. Que setores econômicos serão mais afetados pelo comércio móvel?
Resposta: O setor mais afetado pelo comércio móvel será o terciário. Pois com a rápida evolução do comércio móvel será possível comprar, pagar, investir na bolsa tudo por um dispositivo móvel.

Outros materiais