ARQUITETURA DA INFORMAÇAO- QUESTOES G2
5 pág.

ARQUITETURA DA INFORMAÇAO- QUESTOES G2

Disciplina:arquitetura da informação e processamento de negócios10 materiais82 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Dê três exemplos (pelo menos um deles baseados na web) do uso da TI como barreira à entrada de novos concorrentes ou novos serviços. Quando a organização possui uma TI que as outras não possuem, isso faz com que ela tenha uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes e também impede novos entrantes. Usar a web para gerir viagens, integrando tecnologias de gestão planejamento, preços e adequação de perfil, Res-monitor que faz a busca por menores tarifas e o Custom-Res que assegura o atendimento das preferências do cliente em matéria de tarifas são exemplos de TI que são barreiras para novos entrantes no mercado de agencias de viagens.
 Examine a idéia de que um sistema de informação isolado raramente pode garantir uma vantagem competitiva sustentável. Um sistema de informação isolado não permite visualizar como está a organização comparando com os seus concorrentes, quando uma organização tem um sistema de informação estratégico ela visa melhorar seus pontos fracos em relação aos concorrentes, ou seja, é focado para fora da organização visando assim uma organização direta, além disso ela também pode ser focada para dentro, visando a concorrência direta em determinado segmento de negócios, desse modo um sistema de informação integrado permite uma melhor visualização da competitividade sustentável
Dê três exemplos (um dos quais baseados na web) que mostrem como a TI pode auxiliar uma empresa, que está na defensiva, a reduzir o impacto das cinco forças competitivas de Porter. Uma empresa que está na defensiva, pode utilizar as seguintes estratégias para reduzir o impacto das cinco forças competitivas de Porter, são elas: Liderança em custos: produzir mercadorias e/ou serviços com os menores custos do setor, um exemplo pode ser a Wal Mart que realizou parcerias de negócios com suporte de computador pela gestão de compras e estoques via web, essa medida pode reduzir o impacto de novos concorrentes.
Diferenciação: ser diferente no setor e garantir alta qualidade e bons serviços. Um exemplo pode ser os serviços de personalização em massa via Internet, a Dell oferece esse tipo de serviço onde o consumidor pode escolher o tipo de equipamentos, cores e detalhes de seus computadores e notebooks, com esse diferencial a empresa reduz o poder de barganha dos consumidores.
Foco: essa medida, junta as duas citadas acima, para você ter foco é necessário achar um nicho de mercado, ter liderança em custos e uma diferenciação no segmento escolhido. Assim a redução das cinco forças competitivas será maior, podendo conquistar o reconhecimento e sua fatia no mercado.
Dê dois exemplos (um dos quais baseados na web) de como empresas que estão no ataque podem utilizar a TI para aumentar o impacto das cinco forças competitivas do modelo de Porter. A empresa que está no ataque pode utilizar a TI para aumentar o impacto, inovando mais, desenvolvendo novos produtos e serviços existentes em novas formas de produzi-los, isso dá uma vantagem competitiva à empresa, e colocando uma nova alternativa no mercado, outras empresas também irão “copiar” e assim aumenta a entrada de novos concorrentes e/ou substitutos. Outro exemplo são as abordagens voltadas para o cliente e CRM, pois elas concentram em deixar o cliente satisfeito, isso pode aumentar o poder de barganha do cliente já que se ele estiver insatisfeito com o tipo ou preço do produto/serviço, a empresa fará de tudo para que ele esteja satisfeito. E com isso os sistema de web são altamente eficazes nessa área, pois podem conseguir criar um relacionamento personalizado com o cliente.
Por que, às vezes, é difícil justificar uma SIE? E por que alguns sistemas fracassam? Justificar um SIE pode ser difícil, pois a sua implantação tem tornado as características de um empreendimento complicado em função da magnitude e complexidade desses sistemas. A magnitude e a complexidade das constantes mudanças em andamento tanto em matéria de tecnologia quanto em cenário dos negócios são circunstancias com potencial de levar um SIE ao fracasso.
Explique que aspectos exclusivos são proporcionados pelo modelo dos direcionadores globais do negócio. A estrutura dos direcionadores globais de negócio proporciona uma ferramenta para a identificação daqueles componentes da cadeia econômica (clientes, fornecedores, projetos e pedidos), a idéia desses direcionadores é observá-los em termos de necessidades atuais ou futuras informações e concentrar-se na implantação globalizada. Além disso, os direcionadores podem ser facilitados pela Internet, pois é muito mais acessível e barata do que redes de comunicação privadas.
Qual a importância da inteligência empresarial da SIE? Qual o papel da Internet na coleta de informações? A importância da SIE é que ela tem como característica principal a capacidade de modificar significativamente a maneira de conduzir um negócio. Podendo também modificar os objetivos, processos, produtos e relações ambientais para ajudar a organização a ganhar vantagem competitiva. A internet proporciona uma análise da organização como o todo, pois é possível fazer uma coleta de dados interna e externamente, desse modo é possível visualizar como está o mercado do setor onde a organização atua.
Identifique as tecnologias de informação utilizadas no relato sobre a McKesson na Ti em Ação. A McKesson Drug Company desde 1975 usa o Economost, que funciona basicamente com o encaminhamento do cliente ao banco de dados da Mc Gesson. O pedido é confirmado e transferido para um mainframe IBM e usando seus navegadores, os centros regionais de distribuição localizam regularmente no mainframe os pedidos de sua circunscrição e procedem à entrega rápida dessas encomendas. A TI foi combinada com alterações estruturais. Os centros de distribuição são planejados como instrumentos de máxima eficiência para que possa ser minimizado o tempo de coleta dos itens encomendados. Cada centro tem um minicomputador que administra toda a operação, a partir de etiquetas de identificação de pedidos por código de barras.
Um dos principais objetivos da estratégia da Rosenbluth era criar um íntimo relacionamento com seus clientes. Faça a relação desse objetivo com os dois modelos de Porter. Se relacionarmos as cinco forças de Porter, vemos que o mercado de tem alta ameaça de serviços substitutos e alta rivalidade entre as empresas de um mesmo setor. Assim, a Rosenbluth viu nas suas inovações de TI uma oportunidade de puxar essas forças para seu favor. Já se tratando da cadeia de valores de Porter, quando a Rosenbluth implementou as inovações, ela viu aumentar suas vendas porque conseguiu uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Então com a implantação da TI, os seus produtos passaram a ter um valor maior para os clientes do que os produtos dos seus concorrentes.

Identifique algumas ferramentas comerciais que permitam aos usuários navegar, comunicar-se e colaborar. A Teleconferência é uma forma de comunicação que permite uma conferência simultânea entre duas ou mais pessoas localizadas em locais diferentes. A Videoconferência os participantes de um local podem ver participantes situados em diferentes locais. E a Educação/Trabalho a distância é utilizado como ferramenta ou tecnologia projetada para superar os obstáculos a educação no mesmo local ou no mesmo horário.
Explique por que o trabalho em grupo e seu suporte estão recebendo maior atenção. Porque o trabalho em grupo é mais benéfico do que trabalhar individualmente, ou seja, no trabalho em grupo, os erros são descobertos mais facilmente, um grupo possui mais conhecimento do que um indivíduo e com isso idéia podem surgir mais rápido ou até se completarem e esse tipo de trabalho também pode estimular as pessoas que não estão tão ligadas ao grupo. Devido a isso, diversos suportes foram criados para dar mais auxilio e facilitar o trabalho em grupo, ajudando na conexão deles e compartilhamento de arquivos.
 Explique as vantagens do correio eletrônico em relação ao correio normal.
Em relação ao correio normal, o correio eletrônico é mais vantajoso,