MARKETING. v5 . FINAL
37 pág.

MARKETING. v5 . FINAL

Disciplina:PRINCIPIOS DE MARKETING53 materiais3.133 seguidores
Pré-visualização8 páginas
do Ambiente Externo
Oportunidades:

Mercado em crescimento.

Competição internacional aumentando gradativamente.

Fácil acesso ao material.

Poucas lojas especializadas no setor de moda íntima.

Ameaças:

Alto tempo de mercado de empresas concorrentes.

Altos custos para investimento tecnológico.

Muitas lojas de lingerie em atacado (Nova Friburgo) e revendedoras “porta-a-porta”.

	

Análise do Ambiente Interno
Forças:

Possuímos fabricação própria.

Lojas bem localizadas.

Funcionários bem capacitados e especializados.

Grande variedade de materiais e modelos dos produtos atendendo grande parte do mercado feminino.

Fraquezas:

Falta de experiência no mercado.

Lojas concentradas apenas no Rio de Janeiro.

A estruturação da empresa ainda está em andamento.

	A Eco Underwear tem muitos aspectos positivos no quesito de avaliação entre oportunidades e ameaças. O Brasil está com o mercado em constante crescimento na área de lingerie e underwear, fazendo com que nosso potencial de vendas seja positivo.
	Juntamente a isso, a competição internacional entre marcas concorrentes está aumentando gradativamente, esta fase do mercado atual nos abre portas para uma atuação mais intensa no Brasil e nos possibilitando expansão para outros países do mundo inteiro.
	Nossa forma de aquisição de matéria prima é bem facilitada, uma vez que no Brasil o mercado têxtil está bem composto com grande variedade, isto nos dá certa tranqüilidade e nos abre oportunidades de variar e inovar em tecidos de nossos produtos sempre em busca de mais conforto e qualidade para os clientes.

	Atualmente grande parte das consumidoras de moda intima feminina compra lingeries em lojas de departamento em shoppings centers, e a não existe muita variedade de lojas especializadas em lingerie atualmente, isso nos mostra que a Eco Underwear tem grandes chances de se tornar top of mind nesta categoria do mercado.

	No Brasil a quantidade de revendedoras “porta-a-porta” de moda underwear é muito grande, e vem aumentando cada vez mais, isso é uma ameaça para nossa empresa. Por isso estamos adotando um método de venda diferenciado para que este ponto não nos traga problemas, como vendedores totalmente qualificados conhecendo muito bem nossos produtos e seus diversificados modelos podendo ajudar o cliente a escolher qual deles se adéqua melhor ao seu perfil.

	A Eco Underwear é uma empresa relativamente nova no mercado, por isso, em alguns pontos estamos em pequena desvantagem frente às outras marcas concorrentes por terem mais domínio do processo de vendas para este mercado. E no caso de vendas de underwear, o investimento tecnológico nos traz certa preocupação devido ao seu custo elevado, sendo outro ponto que nos deixará em desvantagem caso não tenhamos dinheiro para tal.

	Uma vez analisado o ambiente externo, é vez de fazer uma análise mais especifica para o ambiente interno. Avaliamos as forças e fraquezas de nossa empresa. Um de nossos pontos fortes que nos diferencia de nossos concorrentes, é que possuímos fabricação própria. Isso nos coloca um passo a frente, pois dessa forma temos controle total de todos os processos de fabricação, bem como um rigoroso controle de qualidade.

	Nossas lojas são bem localizadas, em pontos fortes de comércio do Rio de Janeiro facilitando a atração de novos clientes que frequentam esses centros comerciais. Outro ponto importante é que nossos funcionários são muito bem capacitados e especializados auxiliando o cliente em todo o processo de compra, fazendo com que o cliente tenha como lembrança o bom atendimento da loja.

	Nós temos uma grande variedade de materiais que tornam a peça underwear muito mais confortável e modelos de produtos variados atendendo grande parte do mercado feminino que é bem extenso no quesito moda underwear, e isto nos coloca um passo a frente de nossos concorrentes.

	Já nossas fraquezas partem do principio de que somos muito novos no mercado, apenas 1 ano de marca no mercado. Isto nos deixa em desvantagem em relação aos nossos concorrentes, embora já seja perceptível nosso crescimento. Outro fator que nos deixa atrás de nossos grandes concorrentes é que eles possuem lojas em mais de uma cidade e estado no Brasil, e nós estamos concentrados apenas no Rio de Janeiro.

	Finalizando esta análise, temos como outra fraqueza o fato de estarmos em constante processo de estruturação. Isto pode nos prejudicar um pouco, afetando o desenrolar do funcionamento das lojas e a progressão das vendas, e dos lucros.

Cenários

	O Brasil atualmente já é referência mundial em design de moda praia, jeanswear e homewear, tendo crescido também os segmentos de fitness underwear e lingerie, alcançando aposição de terceiro maior mercado de lingerie e underwear do mundo. No país, a categoria cresce mais que o varejo, e hoje, a moda íntima deixou de ser apenas roupa de baixo.

	A mulher começa a se vestir com a lingerie, as peças fazem parte do seu figurino, elas começaram a dar mais valor a peça fazendo com que o mercado esteja cada vez mais em evidência.

	Este tipo de negócio tem grande potencial de crescimento e geração de empregos, temos como referência Nova Friburgo, maior pólo confeccionista de moda íntima do país (lingerie dia, fitness e moda praia), com cerca de 800 confecções formais que geram 20.000 empregos, atuando no mercado interno com 25% do consumo de lingerie. O pólo produz lingerie noite, camisolas, pijamas (moda underwear e sleepwear em geral), e fornece para boutiques e magazines nacionais além de exportar para países da Europa, Estados Unidos e MERCOSUL.

	Outro fator que nos mostra que o mercado está em alta é que em pesquisas realizadas e divulgadas pela revista Poder no fim de 2011, a indústria da moda íntima vem crescendo a taxas bem mais altas do que o PIB brasileiro. O crescimento anual do segmento é de cerca de 10%, gerando R$ 4,59 bilhões em negócios. Esse mercado tem movimentado em média anualmente o montante de aproximadamente R$ 3 bilhões.

	Peças diferenciadas a cada estação tem tornado este segmento, no mais inovador da atualidade. Cresceu significativamente o número de homens que compram lingeries para presentear as mulheres, e mulheres que ousam cada vez mais na escolha de uma lingerie.

Nossos consumidores são na em sua totalidade do sexo feminino, com idade acima dos 15 anos ate 45 anos, de todas as classes sociais. Nós temos clientes também do sexo masculino, em uma quantidade bem pequena, mesmo que nosso foco esteja nas mulheres. As características das consumidoras são muito variadas, nós atingimos desde mulheres com perfil sexy, inovador, conservador até mesmo as mais recatadas.

	As mulheres, principais clientes de nossas lojas, trabalham cada vez mais e dedicam menos tempo para si quando se faz uma análise grosseira sobre o assunto. Elas começaram a utilizar lingeries e camisolas mais sensuais e confortáveis como uma forma de se cuidar, se sentir mais confiante e sedutora.
Vemos então, que a escolha da lingerie faz parte de um processo mais íntimo da mulher, mostrando que este mercado está em plena ascensão. Sem dúvida alguma, a diferenciação no mercado é conseguida através da qualidade e variedade dos produtos comercializados e do atendimento aos clientes.

	Vemos por estes fatores que o cenário da moda underwear brasileira está em alta, fazendo com que o nosso produto chegue às lojas com uma aceitação cada vez maior conforme o nosso tempo de mercado. Isto é um fator muito importante e favorável para a nossa permanência no mercado, e para o alcance dos nossos objetivos.

Posição da UEN

	Para nós conseguirmos posicionar nossa Unidade Estratégica de Negócios é necessário que esteja bem claro em nossa mente que temos diversos grupos que podem ser considerados como “potenciais consumidores” e que cada grupo difere entre si de alguma forma. Esta visão é uma forma importante de se analisar o mercado para que nossa Unidade Estratégica de Negócio esteja bem posicionada.

	Como a segmentação do mercado existe, para cada parte dele devemos ter um tratamento diferente