MARKETING. v5 . FINAL
37 pág.

MARKETING. v5 . FINAL

Disciplina:PRINCIPIOS DE MARKETING53 materiais3.103 seguidores
Pré-visualização8 páginas
a fim de atingir mais profundamente os clientes que fazem parte destes segmentos. Isto faz parte do planejamento estratégico de nossa empresa. Embora nosso mercado seja segmentado, vemos que não há necessidade de se criar novas UENs para o melhor andamento da empresa.

	Nossas lojas localizadas na zona sul do rio de janeiro é voltada para um público predominantemente feminino e com boas rendas familiares. Por isso, é preciso ter uma estratégia de marketing para se comunicar com elas de uma forma mais eficaz. Não podemos limitar nosso mercado somente a elas: precisamos desenvolver outras estratégias que atinjam também outros grupos, como dos homens que compram nossos produtos para suas mulheres. Logo através das pesquisas de marketing será realizada uma estratégia mais criteriosa bem elaborada e posteriormente analisada.

Oportunidade de Negócios e de Crescimento

	Analisando a situação atual do mercado e os diversos fatores que influenciam a organização de forma direta e indireta, vemos que a Eco Underwear uma grande oportunidade de crescimento no mercado. Nosso objetivo é atingir cada vez mais mulheres levando conforto e saúde para cada uma delas, com a pretensão de expandir nossos produtos e conquistar cada vez mais partes do mercado.

	Vemos como uma grande chance investimento o início de nossa atuação em outros estados Brasileiros, começando por lojas em São Paulo e no Espírito Santo. Além dessa expansão dentro do Brasil, pretendemos começar a buscar algumas formas de importar nossa marca para países como a Argentina e Estados Unidos.

Tratando-se de um público-alvo feminino, nossos produtos atingem somente mulheres a partir dos 15 anos. Temos em mente uma expansão de nosso mercado, com a criação de duas novas linhas: “Menina-Moça” e “Tal mãe, Tal filha”.

A linha “Menina-Moça” irá atingir meninas de 10 a 14 anos que estão entrando na fase da puberdade, com lingeries e roupas de dormir para elas. Estes produtos serão desenvolvidos para as necessidades destas meninas, e contarão com um design diferenciado aplicado para esta faixa etária. Enxergamos como uma boa oportunidade na criação desta linha, uma parceria com revistas adolescentes como “Toda Teen” e “Atrevidinha”, que tem um publico alvo igual ao projetado para esta linha, nos mostrando um modelo de trabalho diferenciado com grandes chances de sucesso.

Já a linha “Tal mãe, Tal filha” nos mostra um alvo diferente, teremos nossos produtos com um estilo diferenciado para meninas de 5 a 10 anos, que tem a mãe como um exemplo. Esta linha terá como referência as lingeries e roupas de dormir da linha Comfort Cotton e Romantic Lace, mas teremos modificações que façam uma releitura destes modelos, mas com um estilo bem mais infantil. Vemos esta linha uma oportunidade, pois existem mães e filhas que gostam de combinar roupas e sapatos, e agora lingeries e roupas de dormir.

Estes dois projetos são vistos por nossa equipe como boas oportunidades de negócio, pois temos muitas clientes que já são mães de família, e conseqüentemente, possíveis mães de meninas, e dessa forma estaremos aumentando o fluxo de vendas e investido em nossa marca.

Objetivos

	O objetivo principal de nossa marca é sempre atender a todas nossas clientes oferecendo qualidade, conforto e sofisticação vendendo nossos produtos por preços acessíveis. Além disso, queremos superar cada vez mais as expectativas de nossas clientes e conquistar a cada dia uma fatia do mercado ainda não conquistada, da mesma forma que pretendemos expandir nossa atuação nos mercados como o sul, sudeste, e outras áreas do país e também mercados internacionais.

Listaremos a seguir nossos objetivos.

Objetivos de curto prazo:

Estudo das propostas de abertura de franquias em outros estados.

Formalização de parcerias da linha menina-moça feita com fibra de bambu.

Projetar campanhas de conscientização do câncer de mama, juntamente com a produção de uma linha em que sua venda será revertida para ações sociais.
Realizar campanhas de conscientização ambiental mostrando nosso trabalho.

Objetivos de médio prazo:

Iniciar campanhas de publicidade mais intensas em centros urbanos.

Inicio do projeto de fabricação da linha menina-moça feita de bambu em parceria com revistas adolescentes.

Aumentar a lucratividade em 30% até o fim de 2014.

Objetivos de longo prazo:
Estar entre as 3 melhores lojas de underwear do Rio de Janeiro.

Ser a Marca de underwear ecológica mais conhecida do Brasil.

Abertura de lojas em São Paulo e Santa Catarina até o final de 2016

Renovação do maquinário para implementar novas tecnologias e aumentar a capacidade produtiva.

Totalizar 10 lojas espalhadas pelo Brasil e iniciar o processo de importação de mercadorias para a Argentina e Estados Unidos.

	Queremos sempre inovar, com novas tecnologias que não atinjam o ambiente, e aumentar a produtividade e as vendas, desenvolvendo um melhor modelo de negócio. Devemos sempre ter vantagens em comparação a concorrência a fim de oferecer produtos que atendam as necessidades do mercado. Nossos produtos atendem 100% das mulheres, pois todas utilizam diretamente moda underwear todos os dias.

Nosso foco principal é estar na mente de nossas clientes para quando elas precisarem comprar este tipo de produto, elas possam optar por nossa loja. A estratégia de crescimento é totalmente focada na busca de novas clientes, e será um dos nossos caminhos para termos os recursos necessários para alcançarmos nossos objetivos.

	Contaremos com recursos tecnológicos de ponta e profissionais muito bem qualificados, capazes de vender nosso produto em condições exclusivas com atendimento personalizado para que nossas clientes percebam que estão comprando qualidade e conforto sem agredir o meio ambiente por um preço acessível e com um ótimo atendimento.

Instrumentos de Pesquisa

Para uma análise mais profunda sobre desejos e preferências das consumidoras, uma pesquisa de mercado foi feita. Dentro do questionário de pesquisa foram incluídas perguntas que alimentam o caráter dos projetos básicos de pesquisa: exploratória, descritiva e causal.

	A pesquisa foi realizada com clientes potenciais e teve como objetivo identificar o perfil das clientes, saber o que elas consideram importante no momento da compra, e saber de que forma elas costumam comprar este tipo de produto.

	

Detalhamento do Questionário

	A questão de número 3, por exemplo, tem caráter exploratório, uma vez que procura saber se a maioria das mulheres entrevistadas tem conhecimento sobre estes conceitos mais formais do produto.

	Existem questões com caráter descritivo no questionário. A questão número 7 e a questão número 8, por exemplo, foi utilizada para descobrir a freqüência que as clientes costumam comprar o produto, e motivações que levam o cliente a efetivar essa compra, respectivamente.

Recolhimento dos dados

	Os dados coletados na pesquisa são dados primários, ou seja, foram coletados exclusivamente para esta pesquisa. Foram entrevistadas 120 mulheres entre 15 e 62 anos para uma maior abrangência de resultados sobre o mercado. A idade e a renda familiar foram os fatores predominantes para a classificação dos grupos.

	Foram feitas perguntas relacionadas ao estilo de moda underwear que essas mulheres costumam usar, preferência de cores, Perguntas para identificar qual marca é TOP OF MIND para elas, e se elas costumam comprar produtos ecológicos para avaliarmos se elas já tomaram alguma iniciativa de prestar atenção em iniciativas sustentáveis.	

Pesquisa de Mercado

1 - Faixa etária?

( ) De 15 a 27 anos

( ) De 18 a 45 anos

( ) De 46 a 62 anos

( ) De 62 a 80 anos

2 - Renda aproximada?

( ) Até 1 salário mínimo

( ) De 1 a 2 salários mínimos

( ) De 2 a 3 salários mínimos

( ) De 3 a 4 salários mínimos

( ) Mais de 4 salários mínimos

3 - Conhece o conceito de Lingeries Ecológicas?

( ) Sim ( ) Não

4 - Qual o nome da primeira marca de moda underwear que vem na sua mente?

5 - Qual