MARKETING. v5 . FINAL
37 pág.

MARKETING. v5 . FINAL

Disciplina:PRINCIPIOS DE MARKETING53 materiais3.139 seguidores
Pré-visualização8 páginas
competitiva da nossa UEN são:

Força da marca em relação à concorrencia.

Participação de mercado.

Patentes tecnológicas e outras inovações

Taxa de crescimento da participação de mercado.

	É possível que a atratividade do mercado se mantenha elevada. Por enquanto, nossa estratégia é de manter a participação até que em furturas análises nossa matriz nos mostre que estamos em uma zona mais confortável para que nós possamos investir cada vez mais para crescer.

Forças de Porter e Estratégias Genéricas

	Pode-se observar abaixo, as cinco forças criadas por Michael Porter. Analisamos seus fatores em relação a nossa empresa.

	
 

	 
	Poder de Barganha dos Fornecedores
	 
	 

	 
	 
	 
	 
	 

	Ameaça de Novos Ingressantes
	 
	Rivalidade Entre Concorrentes Existentes
	 
	Poder de Barganha dos Compradores

	 
	 
	 
	 
	 

	 
	 
	Poder de Barganha dos Clientes
	 
	 

 Forças de Porter
Poder de Barganha dos Fornecedores: No momento, o nosso poder de barganha perante os fornecedores ainda é muito baixo. Não estamos entre os maiores clientes de nossos fornecedores. Embora o nosso volume de compra seja grande, não é o é significativo o suficiente para que possamos pedir grandes reduções no preço. Estamos sujeitos ao preço que o fornecedor estabelecer com poucos descontos, e esperamos que nossa produção aumente, para nosso poder de barganha aumentar também.

Poder de Barganha dos Clientes: Por lidarmos majoritariamente com pessoas físicas a barganha é menos impactante. Mas nossos preços são preparados para que caso haja uma barganha direta, ela possa ser efetivada. É necessário que nossos preços não estejam demasiadamente acima dos concorrentes para que se houver uma comparação eles não optem por abastecer em outro posto.

Ameaça de Novos Entrantes: O mercado de lingerie sofre com muitos entrantes a todo instante, mas nós estamos com um diferencial muito grande, e nos localizamos um ponto estratégico, a Zona Sul. Pesquisas demonstraram que nessa região há mais poder de elevado e os outros produtos oferecidos por nossa empresa maior educação e conscientização ambiental, fazendo com que os moradores desta região estejam mais dispostos a pagarem por produtos “verdes”.

Ameaça de Produtos Substitutos Produtos substitutos não são uma ameaça. Lingeries e roupas de dormir são usados a muito tempo da mesma forma, e produtos substitutos irão aparecer somente em casos de novas tecnologias.

Rivalidade entre Concorrentes Nossos concorrentes são produtores e comerciantes de lingeries e roupas de dormir. Na nossa visão é preferível dominar um mercado que seja novo e pequeno do que ter uma participação irrelevante em um mercado gigantesco. Logo a rivalidade entre os concorrentes não nos preocupa muito.

	Na análise das cinco forças de Porter, tentamos retratar a realidade com a maior precisão possível. Contudo, acreditamos que somente com certa quantia de sinceridade e transparência poderemos ter sucesso. Os obstáculos existem e não podemos maquiá-los. Sim, haverá dificuldades; todavia, acreditamos que com a nossa equipe altamente qualificada é possível superá-los. Com estudos e estratégias bem elaboradas poderemos superar as adversidades e somente assim tirar proveito das oportunidades e do enorme potencial de crescimento que este mercado possibilita.

Matriz BCG

A Matriz BCG contém a relação entre crescimento do mercado x participação relativa de mercado. Ela foi criada por consultores do Boston Consulting Group para classificar as UENs.
Atualmente, nossa participação de mercado é relativamente baixa, pois somos muito novos no mercado, mas já estamos obtendoum significativo crescimento e temos uma projeção de ainda melhor para os próximos anos.
Temos a seguir nossa matriz BCG, que mostra como nossos produtos principais estão em relação ao mercado.

	
	
	Participação relativa de mercado

	
	
	Alta
	Baixa

	
	 
	Estrela
	Interrogação

	Crescimento de mercado
	Alto
	Linha Romantic Lace
	

Pijamas

	
	 
	Vaca Leiteira
	Abacaxi

	
	Baixo
	Linha Comfort Bamboo Linha Sexy Silk
	Linha Casual Cotton

Matriz BCG – Eco Underwear

Interrogação

Nossos pijamas são peças bem mais recatadas. São produtos mais metódicos, e novos em nossa loja, por isso temos que investir mais para que eles se fortaleçam o suficiente para manter uma clientela e uma lucratividade a longo prazo.

Estrela
Nossa linha Romantic Lace possui peças que tem suas vendas aumentando gradativamente, mostrando um bom crescimento após nossos investimentos em modelagens mais atuais. Há expectativas de que elas se tornem “Vacas Leiteiras”, pois com o desenvolvimento de novos mercados e o aumento das vendas prevemos uma redução de custos e aumento do lucro.

Vaca Leiteira
Atualmente os produtos que nos dão mais lucro para nossas lojas são as linhas Comfort Bamboo é composta por lingeries e camisolas. A venda destes produtos têm nos retornado bastante lucro e vemos que nossas lojas devem estar sempre abastecidas com eles.

Abacaxi

Nossa linha mais casual está com suas vendas caindo cada vez mais, vemos que as mulheres passaram a comprar lingeries mais românticas e pararam de comprar as lingeries mais casuais, o que nos torna este tipo de mercadoria não ter o retorno esperado.

Plano de Produto

A Eco Underwear oferece produtos de ótima qualidade com conforto garantio por preços acessíveis feitos de materiais orgânicos e fibras ajudando na preservação do meio ambiente. Nossos produtos estão disponíveis diversas linhas que transmitem conceitos inovadores, totalmente limpos e ecologicamente corretos que foram projetadas para mulheres com perfis mais variados.

Cada linha conta com:

Calcinhas e Sutiãs diversos*¹.

2 Pijamas.

2 camisolas.
1 modelo de camisete estampado.

1 Robe.

*¹: Cada linha possui 5 tipos de calcinhas e 8 tipos de sutiãs que podem ser mesclados criando vários conjuntos diferentes, com a estampa específica da linha.

Tipos de calcinhas disponíveis: tanga, fio dental, média cavada, boyshort e bikini.

Tipos de sutiãs disponíveis: Meia-taça, decotado, tomara-que-caia, faixa, nadador, triângulo, push up e clássico.

Possuímos 4 linhas:

Sexy Silk
Casual Cotton
Romantic Lace
Comfort Bamboo

	A linha Sexy Silk conta com estampas mais ousadas e cores mais sugestivas como o vermelho. É feita com Torna a mulher mais provocante sem ser vulgar, deixando-a mais confiante. As lingeries são um pouco mais ousadas os pijamas e as camisolas contam com transparências e brilhos assim como o robe e o camisete.

	A linha Casual Cotton utiliza estampas mais básicas e suaves em cores mais serenas como o bege e o branco. É uma linha em que temos produtos feitos com algodão 100% orgânico em sua composição. Os pijamas e as camisolas tem o tecido mais macio do mercado com um ótimo caimento.

	A linha Romantic Lace é uma mistura de renda com um material inovador que é o cânhamo que nós importamos. É um material 5 vezes mais resistente que o algodão e é igualmente confortável. É uma linha em que as cores predominantes são o rosa e o branco.
	A linha Comfort Bamboo conta com cores mais neutras, apenas o preto e o branco. Esta linha é feita de tecidos com base de fibra de bambu, uma matéria prima natural e antibactericida, que segundo estudos é capaz de controlar a temperatura do corpo trazendo mais conforto.
Nossos tamanhos variam entre o P e o GG para calcinhas, pijamas, camisolas e Robes. Já os sutiãs variam do 40 ao 52. Desta forma pretendemos atender cada vez mais mulheres respeitando suas curvas.
�
Novos Produtos

Nossa equipe de desenvolvimento já começou a pensar em novos produtos para nossa marca. São produtos que se encaixam nas “novas categorias de produtos”.

Iremos apostar nestes três novos produtos além das linhas “Tal mãe, Tal filha” e ”Menina-Moça”.

Bra-Stpras incorporados aos sutiãs

O Bra-strap é um material de acrílico utilizado para une as alças de sutiãs normais para