Trabalho sobre grupos e equipes
3 pág.

Trabalho sobre grupos e equipes

Disciplina:Introdução à Administração5.463 materiais200.464 seguidores
Pré-visualização1 página
Trabalho Grupos e Equipes

Introdução
Embora o Brasil seja destacado como favorito ao título de quase todas as Copas do Mundo, por que ele nem sempre é campeão? Aliás, por que os grupos em geral com os maiores talentos nem sempre são os mais bem sucedidos? Nesta apresentação iremos ilustrar a diferença entre grupos e equipes e como essa distinção é crucial quando se trate de atingir objetivos coletivos.
 Justificativa
Segundo Stephen P. Robbins, “o grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo.” Diferentemente, uma equipe “gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado”. Em um grupo os indivíduos podem ter características aleatórias e o objetivo deles é basicamente compartilhar informações para cada um realizar seu trabalho individual – sendo muitas vezes o trabalho final do grupo a composição de todos os trabalhos individuais. Contudo, em uma equipe, é necessário que haja complementaridade entre as competências dos membros, assim maximizando a eficácia do grupo e trabalhando para obter um desempenho coletivo satisfatório.
Desenvolvimento
Defini-se Grupo como, um conjunto de pessoas ou objetos perto uns dos outros, formando um todo. Em um grupo cada pessoa tem suas idéias individuais e nem sempre consensuais. Existem vários tipos de grupos; Podem ser formais ou informais. Grupos Formais: com trabalhos designados, tarefas estabelecidas. Grupos Informais: Formados naturalmente, aparecem por necessidade de contato social. Grupos de trabalho: Conjunto de 2 ou mais pessoas trabalhando juntas para alcançar um ou mais objetivos comuns.Seu desempenho é a soma das contribuições de cada membro individualmente; Interagem uns com os outros regularmente para o alcance dos objetivos. Um grupo de trabalho interage, principalmente, para partilhar informação e tomar decisões que ajudem cada membro a se desempenhar dentro de sua área de responsabilidade.
Identifica-se Equipe como, um conjunto de 2 ou mias pessoas, com o mesmo objetivo final, capazes de compartilhar idéias, interagir umas com a outras. Está voltada para o desempenho coletivo e integrado. É capaz de desenvolver sinergia positiva. Se caracteriza pela responsabilidade individual e mútua, coletiva e solidária entre os membros. As habilidades de seus membros se complementam para a realização de uma tarefa comum, conjunta e integrada.
Para a concretização de um objetivo coletivo com maior eficácia é crucial a formação de uma equipe, visto que nela as responsabilidades são divididas e as pessoas interagem solidariamente para o alcance de um resultado almejado por todos.Nesse caso a GOOGLE e a IBM destacam-se pela competência , profissionalismo solidário de seus funcionários uns com os outros, por incentivo e doutrina da própria companhia,tornando-as excelentes empresas, com grande reconhecimento mundial,deixando muito aquém aquelas empresas que não estimulam a interação de seu colaboradores.
Análise Crítica
Em nossa análise crítica, iremos apresentar dois casos de sucesso com a administração de grupos e equipes e um caso em que a empresa foi incapaz de maximizar a eficácia das suas equipes.
A IBM é uma empresa que ilustra um caso positivo da administração de grupos e equipes. As equipes são separadas por clientes na grande maioria dos casos, uma vez que a empresa tem uma clientela de poucos grandes clientes, fazendo com que o atendimento e especialização sejam cruciais. As reuniões entre membros da mesma sede são presenciais, mas há muita troca de informação, especialmente entre as sedes de Rio-São Paulo. Para assuntos mais pontuais, utiliza-se os telefones, porém quando o assunto é mais abrangente e exige mais membros eles são feitos na sala de videoconferência, formando o que chama-se de “equipes virtuais”. A IBM tem o conceito de “Tiger Teams”, que são equipes formadas temporariamente ao longo do surgimento de novas oportunidades e com caráter multifuncional, ou seja, indivíduos têm diferentes capacidades e conhecimentos, criando maior complementaridade. Um exemplo foi o desenvolvimento de uma nova equipe para Olimpíadas e Copa Business chamada Development Executives, com integrantes especializados em segmentos que exigirão maior demanda durante esses eventos. (esportes, infra-estrutura, saúde, transporte).
A Google também é um exemplo de sucesso na administração de grupos e equipes. Com seu pensamento revolucionário no ambiente de trabalho e na interação de seus funcionários, proporciona conforto, bem – estar, liberdade, satisfação de seus colaboradores e um feed back positivo de seus funcionários. O que a torna uma das empresas mais bem sucedidas do mundo, e uma das mais almejada para se trabalhar. Sendo considerada pela revista “Fortune” a quarta melhor empresa para se trabalhar.
Já a NET apresenta um caso de insucesso na administração de grupos e equipes no setor de “call center”. Pela maneira como o trabalho é desenvolvido, individualmente, não permite a interação de seus funcionários, dificultando a troca de informações e sugestões, condenando o atendimento ao cliente. Devido a esse perfil, acumula-se muitas insatisfações, reclamações, ações judiciais. O que acaba por denegrir a imagem da empresa.

Conclusão
Portanto, pode-se concluir que embora grupos e equipes sejam diferentes, ambas são cruciais para o sucesso de uma empresa. Antigamente o trabalho era mais individualizado, mas com a maior necessidade de troca de informação e de obter sinergia entre os membros especialmente as equipes ganharam muita força dentro das organizações. Contudo, para criar uma equipe exige tempo e esforço, então muitas vezes os grupos tornam-se soluções mais práticas e pontuais para os problemas cotidianos.

Referência Bibliográficas

ROBBINS, Stephen P, Comportamento Organizacional. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2006.
Site www.cnn.com/magazinefortune

http://money.cnn.com/magazines/fortune/bestcompanies/2011/index.html
www.google.com
http://www.netcombo.com.br/netPortalWEB/appmanager/portal/desktop?_nfpb=true&_pageLabel=home_page

Contato para informações IBM: Francisco Eduardo Kelly (Vendas Setor Industrial IBM – RJ)