ok diagnostico 15.03.11
13 pág.

ok diagnostico 15.03.11

Disciplina:Diagnóstico Patológico Por Análise De Imagem11 materiais32 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Hidrocele
É uma das mais freqüentes e de mais simples identificação.
O que é: acumulo de liquido seroso na cavidade vaginal.
A cavidade vaginal é uma estrutura anecóica preenchida pelo liquido vaginal.
Na hidrocele o que vc vai observar: essa cavidade vaginal aumentada, distendida. Na reprodução vamos ver que a hidrocele é uma patologia que não traz dor ao animal. O animal não tem dor por conta de hidrocele, então ele não dá sinais de inflamação (não tem dor, rubor, calor, etc.), é o simples acumulo de líquido ali.
Problema do acumulo de liquido ali: é a temperatura. O acúmulo de liquido faz com que a termorregulacao testicular fique comprometida. Então muitos animais tem alteração de fertilidade, por isso é importante faze o diagnostico. Ele pode interferir com a fertilidade e é por isso que é importante fazer o diagnóstico.
No garanhão, se ela for crônica normalmente ele tolera numa boa, ou seja, não vai ter alteração nenhuma de fertilidade. Vc vai ter que tomar alguns cuidados, porque realmente fica muito aumentada a bolsa escrotal, e não tem tratamento, pois vc não pode drenar, se vc puser uma agulha ali vc pode causar aderência.
O que agente faz: agente estimula a drenagem natural do animal como: ducha de água fria, exercícios.
No cavalo, estes quadros crônicos estão muito relacionados à estabulação, animais que ficam muito presos podem desenvolver a hidrocele.
O que agente recomenda: Agente recomenda fazer ducha de água fria é importante, deixar solto, e se não puder deixar solto, fazer algum tipo de exercício com o animal (não precisa ser pesado, pego o animal, caminha ele, trota, movimenta ele).
Em quadros agudos, o animal nunca ficou desse jeito e de uma hora pra outra o animal ficou imenso, ai sim vc tem problema de fertilidade.

Em Bovino: sempre aguda, sempre traz problema de fertilidade.

Hematocele
Sangue na cavidade vaginal

Piocele
Pus na cavidade vaginal

Esses são quadros totalmente diferentes. Por que: no caso da hidrocele, o animal não tem clinica, agora estamos falando de um quadro que o animal tem sangue na cavidade vaginal ou tem pus na cavidade vaginal, o animal fica incomodado, ele está sentindo dor, então vc vê a diferença pela clinica desde o inicio, pois a clinica é diferente.
Outra coisa: Histórico. Porque ele tem sangue na cavidade vaginal? Com certeza ele sofreu algum trauma.
Porque ele tem pus na cavidade vaginal: processo infeccioso, pode ser um trauma perfurante, uma orquite (inflamação do testículo) que levou a piocele.
Agente vê ai que os históricos são diferentes e a clinica são diferentes.

No caso de hematocele, vamos encontrar o liquido que deveria ser anecóico, hipoecóico.
No caso da piocele vamos encontrar o liquido com pontos hiperecóicos.

No Cordão espermático
Agente identifica fácil torção de cordão espermático, torção de testículo e varicocele (torção de testículo)

Torção:
Existem 2 tipos de torção: Tem uma torção de 180º e uma torção a 360º

Na torção de 180º: a cabeça fica pra trás e a cauda fica pra frente. Usar a USG pra isso é desnecessária, pq a rotação de 180º vc vê na inspeção, vc olha pro animal, o testículo está torcido.

Na torção de 360º ele torceu o cordão espermático mais, e ai na inspeção vc não vê, pq a cabeça e a cauda vão estar na posição normal.

Em todas elas o que vc vai observar, seja torção de 180º seja de 360º: vc vai observar um estreitamento na imagem, vc vai ter uma região aumentada, enquanto que na região torcida eu percebo que está diminuído. A imagem USG de uma torção vc vai ter uma região maior, uma região torcida (que é menor em diâmetro) e outra região maior.

Torção de 180º em cavalo pode ser crônico, congênito, tem cavalo que nasce desse jeito e inclusive faz torção intermitente, pode fazer torção dos 2 testículos ou de 1 só. A torção de 180º em eqüino não traz clinica pro animal.

Torção de 360º é clinica. É clinica porque têm testículo e cordão espermático torcidos, o animal sente muita dor, porque tem uma congestão muito grande do órgão, porque a drenagem está comprometida. É muita dor que o animal sente, isso em qualquer espécie vai sentir muita dor.

Valicocele:
São varizes no cordão espermático. São veias valicosas no cordão espermático.
O que são varizes: são veias dilatadas.
A imagem do cordão espermático num corte transversal é aquela imagem queijo suíço, tem vários vasos caracterizados por áreas circunscritas anecóicas, com tamanhos parecidos. Se eu tenho varizes, eu começo a ver uma discrepância no diâmetro desses vasos.
A USG convencional (modo B- bidimensional), não é pra fazer diagnostico de varicocele porque é um distúrbio vascular, então vc vai ter a imagem, mas vc não vai fechar o diagnostico. Quando vc encontrar uma imagem dessa (desenho abaixo), vc só pode fazer a sugestão de imagem ou seja, vai falar: A imagem é sugestiva de varicocele, indicando-se um Doppler para confirmação de diagnóstico. Vc não confirma o diagnostico nessa ultra modo B que agente faz.
Não é muito freqüente em animal, é mais freqüente em humano.
A varicocele compromete muito a fertilidade. Ela não traz dor, mas a fertilidade fica muito comprometida.

Com relação ao testículo
Vc pode diagnosticar tranquilamente neoplasia no testículo.
Como por exemplo: Podem ser seminomas, sertoliomas, etc. podem ser diagnosticados, mas vc não vai fazer o diagnostico definitivo, vc vai falar: existe uma massa heterogênea e vai indicar uma biopsia pra confirmar o diagnostico.
Neoplasia tem a imagem de massa heterogênea.

Hematoma:
Tem sempre histórico de trauma. Então se eu tenho um hematoma, o animal pulou a cerca, levou um coice, se machucou, então tem um histórico de traumatismo pra ele ter um hematoma.
Imagem de um hematoma: hipoecóico. O testículo também é hipoecóico, mas eles têm uma imagem hipoecóica diferente. Mas vc olhando dentro de uma imagem que vc teria que ver homogenicidade vc vê heterogênese.
Hematoma dói, então quando puser a mão pra fazer o exame, muitas vezes vai ser difícil vc fazer o exame sem sedar esse animal por exemplo porque ele vai estar sentindo muita dor.

Orquite
É fácil diagnostico.
O que é: Inflamação do testículo.
1ª coisa que vc tem que pensar, é que o animal tem clínica. Se tiver inflamação de testículo o animal está sentindo dor, calor, rubor, tudo de sinal de inflamação.
Imagem USG de uma orquite: uma imagem heterogênica, pode até ter pontos, mas ela fica toda misturada, vc vê áreas mais ecogênicas do que outras.
Tem que tomar cuidado porque orquite em macho está relacionado a trauma ou a brucelose, tem que ficar esperto, porque a maioria dos casos de orquite é por brucelose ou até tuberculose em alguns casos. Ou seja, se ele não tem histórico de trauma, ficar esperto que pode ser brucelose.

Epidídimo
São freqüentes os cistos e as reações inflamatórias.
Imagem de um cisto: circunscrita com conteúdo anecóico.

Reação inflamatória de epidídimo chama-se epididimite.
No diagnóstico USG, agente só vai ver aumento de ecogenicidade. Mas que é uma coisa que facilita pra gente o diagnostico. A Epididimite normalmente não está sozinho. Vc não tem um macho com epididimite, vc tem um macho que tem orquite e epididimite, ou orquite, epididimite e piocele, vc não tem a epididimite sozinha, então de certa forma o seu diagnostico fica facilitado. Dificilmente está sozinho, isto te facilita o diagnostico.

Glândulas sexuais acessórias
Podemos encontrar reações inflamatórias são mais freqüentes, embora seja mais freqüente na próstata e nas glândulas vesiculares. Quando acontece, acontece na próstata e na glândula vesicular.
Cavalo quase não tem problema de glândula sexual acessória.
Touro já é relativamente freqüente (a inflamação da glândula vesicular em touro é relativamente freqüente). Mas também não vemos o touro com prostatite, inflamação da glândula bulbouretral, só com glândula vesicular alterada.

Imagem nesse caso: se é um processo inflamatório, a glândula é hipoecóica (pode até encontrar com aumento de espessura), e o conteúdo dela é anecóico, mas no caso de um processo inflamatório, vou encontrar