ok diagnostico 22.02.11
7 pág.

ok diagnostico 22.02.11

Disciplina:Diagnóstico Patológico Por Análise De Imagem11 materiais32 seguidores
Pré-visualização3 páginas
esquerdo por um ligamento, ligamento nefro esplênico. Na duvida de localizar o baço, localiza o rim esquerdo, quando vc localiza o rim esquerdo ligado a ele vc começa a ver o baço. Por isso é fácil de identificar.
Como vc vai trabalhar em espaço intercostal, o transdutor também é setorial. Pode trabalhar nesse caso com um transdutor de 5 mHz.

Protocolo de exame: dorsal para o ventral, cranial para o caudal.

Imagem normal do baço:
Baço tem capsula, que tem imagem hiperecóica. O parênquima esplênico também é hipoecóico homogêneo. É a mesma coisa que o fígado, testículo, mas tem diferença, a equogenicidade entre ele é diferente, existe uma regra de equogenicidade se vc tiver duvida, vc pode comparar baço, fígado e rim. Por ex: vc está olhando o baço, e vc está com duvida que ele está com uma equogenicidade inferior, se está menos equogenico do que o normal, vc compara com o fígado e com o rim, porque o baço tem que ser mais equogenico que o fígado que é mais equogenico do que o rim. Na duvida vc usa essa tabela de comparação.
Baço mais equogenico do que o fígado que é mais equogenico do que o rim.

Vc pode encontrar vasos presentes no parênquima, e a veia central esplênica também pode ser visualizada. Aqui eu posso encontrar a veia central esplênica.

Baço quase não tem alteração em cavalo. Vc pode encontrar neoplasia, granuloma, pode encontrar encarceramento nefro esplênico.
Esse encarceramento nefro esplênico: tem rim esquerdo e baço ligados, o que acontece, as vezes uma alça vem por cima e entra na frente deles. Se está com dificuldade de localizar o baço, localiza o rim esquerdo e desce a mão que pertinho vai estar o baço. Quando descer a mão vc não vai encontra o baço, vc vai encontrar alça intestinal repleta de gás porque está deslocada.
Granuloma: são pequenas massas, que até podem ser mais homogêneas do que uma neoplasia, só que granuloma pode confundir com metástases, porque as metástases como elas podem ser pequenas elas podem ser mais homogêneas, por isso agente sempre sugere biópsia.

Estomago e intestino
	Muito limitado nosso acesso, porque é cheia de ar, e a primeira coisa que acontece quando está ruim é aumentar a quantidade de gás. Então agente praticamente não faz diagnostico pra estomago e intestino. Por que: porque vc vai ver ar, que tem uma imagem de reverberação. Então o ultrassom ajuda muito pouco nesses casos, então vc praticamente não faz.
	Imagem das fezes: massa hipoecóica, se tiver ar no meio, vai ter área hipoecóica com reverberação no meio.

Imagens
	Imagem normal do pulmão: vemos uma linha branca hiperecoica mais grossa que é a pleura visceral, em cima dela tem uma mais fininha hiperecoica que é a pleura parietal. Entre elas tem um espaço anecóico que é o espaço interpleural. Vemos reverberações, linhas hiperecoicas paralelas e equidistantes.