Buscar

AVA UNIASSELVI

Prévia do material em texto

Disciplina: Políticas Sociais (GPP08)
1 - Leia atentamente os enunciados abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I − O Sistema Único de Saúde − SUS − é um modelo de prestação de serviços e ações de assistência social em âmbito nacional, com concepção unificada, organizado de forma regionalizada e hierarquizada.
II − O Sistema Único de Saúde − SUS − compreende ações de vigilância sanitária, fiscalização e controle de substâncias e produtos de interesse da saúde, produção de medicamentos e de equipamentos, formação de recursos humanos na área de saúde, incremento ao desenvolvimento científico e tecnológico, colaboração na proteção do meio ambiente e na formulação da política e execução das ações de saneamento básico. 
III - A implementação do SUS é responsabilidade das três esferas de governo, com destaque para as municipalidades que devem trabalhar integradas às demais na construção de políticas setoriais e intersetoriais que garantam à população acesso universal e igualitário à saúde.
 
A) Apenas a frase II está correta.
B) As frases I e II não estão corretas.
 
C) As frases I e II estão corretas.
 
D) As frases II e III estão corretas.
 
2 - Leia atentamente os enunciados abaixo e escolha a alternativa correta:
I − A Constituição Federal de 1988 − CF/88 − consolidou a emancipação dos municípios à condição de entes federados, ao lado da União e dos estados e também lhes conferiu maior autonomia: política, legislativa, administrativa e financeira.
II − A emancipação concede uma nova condição ao município no contexto federativo da república, projetando um novo cenário com grandes oportunidades, mas também com novos desafios e responsabilidades.
 
A) Apenas a frase I está correta.
 
B) Apenas a frase II está correta.
 
C) As frases I e II não estão corretas.
 
D) As frases I e II estão corretas.
3 - Os efeitos da grande crise de 1929 e da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) consolidaram a ideia da necessidade de regulação estatal para o enfrentamento dos processos de reconstrução econômica e social que sucederam a esses eventos. O sistema de proteção social inglês − o Welfare State − (Estado de Bem-Estar) surge como uma proposta de expansão da intervenção do Estado na questão social, ampliando o conceito de seguridade social. O modelo que delega ao Estado a responsabilidade de garantir as mínimas condições sociais a todos os necessitados inspirou fortemente o Brasil na conformação de sua intervenção no campo social, estruturando-se, pelo menos no sentido formal (na lei), em alguns princípios. Identifique, entre as alternativas abaixo, aquela que melhor expressa os princípios nos quais se estrutura o Welfare State (Estado de Bem-Estar):
I − Responsabilidade estatal na manutenção das condições de vida dos cidadãos.
II − Focalização dos serviços sociais, incluindo a saúde, a educação, a habitação, o emprego e a assistência aos idosos, a pessoas com deficiência e a crianças.
III − Implantação de uma rede de serviços de assistência social.
A) As frases I e III estão corretas.
 
B) As frases I e II estão corretas.
 
C) A frase III está correta
D) A frase II está correta.
 
4 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação dispõe sobre a educação escolar e as modalidades especiais de ensino básico: Educação básica; Educação superior; Educação especial; Educação de jovens e adultos (EJA) e Educação profissional.
Associe a primeira coluna com a descrição abaixo, a qual apresenta os conceitos de educação escolar e de modalidade de ensino: 
Educação escolar e de modalidades especiais de ensino:
I - Educação básica.
II - Educação superior.
III - Educação especial.
IV - Educação de jovens e adultos (EJA).
V - Educação profissional.
Descrição:
 
( ) Oferecida, preferencialmente, para educandos com deficiência na rede regular de ensino.
( ) Composta pelos níveis de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
( ) Tem por objetivo conduzir o educando (aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto) ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva, de forma integrada aos diferentes formatos de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia.
( ) Modalidade direcionada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria para essas modalidades.
( ) Formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) A sequência correta é: III, V, II, IV, I.
 
B) A sequência correta é: III, II, IV, V, I.
 
C) A sequência correta é: III, II, V, IV, I.
 
D) A sequência correta é: I, II, III, IV ,V.
 
5 - A CF/88 detalha as formas como a educação será efetivada pelo Estado. Entre as afirmações abaixo, verifique o que é válido por tratar dessas formas de efetivação dos direitos à educação por parte do Estado brasileiro. Depois assinale a alternativa correta.
I − O ensino fundamental é obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
 
II − O ensino médio deverá ser pago.
 
III − O atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência deverá ser prestado, preferencialmente, na rede regular de ensino privado.
 
IV − O direito à educação básica estende-se ao atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.
 
A) As frases I e IV estão corretas.
 
B) As frases I e III estão corretas.
 
C) Apenas a frase II está correta.
D) As frases I e IV não estão corretas.
 
6 - Os processos de análise das políticas sociais se orientam por matrizes de pensamentos gestadas desde o século XVIII.
A alternativa correta que aponta as matrizes de pensamento das análises das políticas sociais abordadas nesta unidade é:
A) Culturalista; Comparativista; Dialético-Marxista.
 
B) Funcionalista e positivista; Fenomenológica; Existencialista.
 
C) Culturalista; Comparativista; Idealista.
 
D) Funcionalista e positivista; Idealista; Dialético-Marxista.
 
7 - O monitoramento é um processo ____________ de análise _________________________________ de ______________________, que visa identificar os aspectos que precisam ser ___________ na execução das ações, entre o ______________________________.
Escolha a alternativa que completa as lacunas do texto acima.
A) anual – da prestação de contas − programas e projetos – aperfeiçoados – estado e os municípios. 
 
B) decenal − gestão, funcionamento e desempenho − planos − aperfeiçoados − programado e o executado.
 
C) permanente – de gestão, funcionamento e desempenho − funcionários – aperfeiçoados – chefe e seus subordinados.
 
D) permanente – de gestão, funcionamento e desempenho − programas e projetos – aperfeiçoados − programado e o executado.
 
8 - Com a gradativa transferência da execução das políticas públicas da esfera federal para as esferas estaduais e municipais, começam a surgir e a se desenvolver os diversos pilares (aspectos legais, arranjos institucionais, mecanismos e instrumentos de gestão) que dão sustentabilidade às formas de gestão descentralizadas.
Correlacione esses pilares à sua descrição: Pilares
a) Aspectos legais
b) Arranjos institucionais
c) Mecanismos e instrumentos de gestão Descrição
( ) Destinam-se à prestação dos serviços públicos, voltados também para a ampliação da participação da população na gestão das políticas públicas e compreendem as secretarias de governo, as coordenadorias, as unidades de atendimento, os programas de caráter territorial, os consórcios intermunicipais ou regionais, os conselhos setoriais, os conselhos de programas e temáticos, as comissões municipais, entre outros;
( ) São as normas que instituem e regulamentam as políticas públicas e sua forma de gestão descentralizada (leis, decretos, portarias, Normas Operacionais);
( ) Abrangem os planos setoriais, os pactos de adesão, os sistemas (informatizados ou não) para monitoramento e controle das ações, entre outros.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequênciacorreta:
A) A alternativa correta é: A, B, C.
 
B) A alternativa correta é: B, C, A.
C) A alternativa correta é: C, A, B.
 
D) A alternativa correta é: B, A, C.
 
9 - Ao longo dos últimos anos, diversos acontecimentos em âmbito mundial vêm impactando a construção das políticas sociais.
De acordo com os eventos descritos nos enunciados I e II a seguir, assinale a alternativa correta:
I – Ocorreram muitas transformações no sistema capitalista em tempos de globalização, em especial no que tange às novas exigências do mercado e, consequentemente, aos novos papéis exercidos pelos diversos atores (trabalhadores, Estados e empresários) que interagem na complexa relação de produção.
II – Houve diversas conquistas de grupos e segmentos pelo reconhecimento de seus direitos por meio das políticas públicas.
A) As frases I e II estão corretas.
 
B) A frase I está correta.
 
C) As frases I e II não estão corretas.
 
D) A frase II está correta.
 
10 - Avalie atentamente os enunciados abaixo. Depois assinale a alternativa correta.
I − Planejamento, monitoramento e avaliação (PM&A) são processos integrados e articulados que envolvem uma gama de atores, recursos e instrumentos.
II − No exercício de planejamento, o prefeito e os secretários devem refletir e decidir quais as melhores alternativas de ação para, diante de uma situação que precisa ser modificada, atingir certos objetivos, sem ouvir a população.
III − Planejar é um fim em si mesmo.
IV − No exercício de planejamento, é preciso conjugar múltiplos aspectos, tais como pessoas, organizações, interesses, regras legais, recursos, conteúdos, indicadores, ferramentas e prazos. 
 
A) Apenas a frase II está correta.
 
B) As frases I e III estão corretas.
 
C) As frases I e IV não estão corretas.
 
D) As frases I e IV estão corretas.
 
11 - Leia o enunciado abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta:
Assim como na área de assistência social, os Planos Setoriais de Saúde são:
A) instrumentos indispensáveis para conferir organicidade à execução da política de assistência social.
 
B) instrumentos secundários para conferir legitimidade à execução da política de saúde.
 
C) instrumentos dispensáveis para conferir organicidade à execução da política de saúde.
 
D) instrumentos indispensáveis para conferir organicidade à execução da política de saúde.
 
12 - A Lei Orgânica da Assistência Social − LOAS − dispõe acerca de algumas diretrizes do financiamento integrado da política a partir de recursos dos três entes federativos.
Leia atentamente as frases abaixo e, em seguida, marque a alternativa que considera correta:
I − A gestão dos recursos dos Fundos de Assistência Social é responsabilidade das três esferas de governo; as transferências automáticas de recursos entre os Fundos de Assistência Social são caracterizadas como despesa pública com a Seguridade Social;
II − A existência de Conselho, Plano e Fundo é uma das diretrizes para o repasse dos recursos da União;
III − O controle e o acompanhamento das ações financiadas pelo Fundo Nacional de Assistência Social caberão ao ente federado responsável pela utilização dos recursos do respectivo Fundo Nacional de Assistência Social;
IV − A prestação de contas do uso dos recursos do Fundo Nacional de Assistência Social é efetivada através dos relatórios de cumprimento do objeto.
 
A) As alternativas I, II e III, estão corretas.
 
B) As alternativas I, II e IV, estão corretas.
 
C) As alternativas I, III e IV, estão corretas.
 
D) As alternativas I, II, III e IV, estão corretas.
 
13 - De acordo com a LOAS, o Sistema Único de Assistência Social − SUAS − é um sistema descentralizado e participativo que abrange um conjunto de objetivos, por exemplo,
o de consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os entes federativos que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva.
Assinale a alternativa correta que especifica os aspectos estruturantes desse novo sistema:
 
A) Primazia do papel do Estado como principal agente − agente privado com função estratégica − comando único nas três esferas − gestão compartilhada.
 
B) Primazia do papel do Município como principal agente − agente da sociedade civil com função estratégica − comando único na esfera federal de governo − gestão compartilhada.
 
C) Primazia do papel do Estado como principal agente − agente público com função estratégica - comando único nas três esferas − gestão compartilhada.
.
 
D) Primazia do papel do Estado como principal agente − agente público com função estratégica − comando único nas três esferas − gestão centralizada
14 - Em relação ao conceito de políticas sociais, leia atentamente as alternativas abaixo e, em seguida, marque a correta:
 
A) As políticas sociais são iniciativas inscritas em um sistema de proteção social que compreende diversas políticas públicas,
 voltadas para o enfrentamento da convulsão social e a pobreza, com justiça social e respeito à dignidade humana, abrangendo, exclusivamente,
as políticas de educação, saúde, assistência social, previdência.
B) As políticas sociais são iniciativas inscritas em um sistema de proteção social que compreende diversas políticas públicas,
voltadas para o enfrentamento da exclusão social, a desigualdade e a pobreza, com justiça social e respeito à dignidade humana,
abrangendo as políticas de educação, saúde, assistência social, previdência e também a moradia, o trabalho, o meio ambiente, a cidade, entre outras.
C) As políticas sociais são iniciativas inscritas em um sistema
de desenvolvimento social que compreende, exclusivamente, as políticas públicas de assistência social, saúde e educação,
voltadas para o enfrentamento da exclusão social, a desigualdade e a pobreza, com justiça social e respeito à dignidade humana.
D) As políticas sociais são iniciativas inscritas em um sistema
de economia solidária social que compreende diversas políticas públicas,
 voltadas para o enfrentamento da exclusão social, a desigualdade e a pobreza, com justiça social e respeito à dignidade humana,
 resumindo-se apenas às políticas de educação, saúde, assistência social.
 
15 - Os Conselhos existem nos três níveis de governo, são instrumentos de participação da população,
dos usuários dos serviços e mesmo das instituições que prestam serviços de gestão das ações,
vinculadas à política de cada um dos Conselhos. Dividem-se em três tipos: Conselhos de políticas,
Conselhos de programas e Conselhos temáticos. Correlacione os tipos de conselhos à sua descrição:
Tipos de Conselhos:
a) Conselhos de políticas
b) Conselhos de programas
c) Conselhos temáticos
Descrição:
( ) Estão vinculados a programas governamentais específicos e trabalham articulados a comissões municipais;
( ) Apresentam formato variado e consistem na iniciativa do Governo local resultante das demandas da sociedade.
( ) Caracterizam-se pela composição paritária entre representantes da sociedade civil e do governo, assessoram o executivo, deliberam e controlam a política à qual estão ligados, como também podem financiar ações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
A) A alternativa correte é: A, B, C.
 
 
B) A alternativa correte é: C, A, B.
 
 
C) A alternativa correte é: B, A, C.
 
 
D) A alternativa correte é: B, C, A.
 
16 - A caracterização da população vulnerável considera o cruzamento de um conjunto de variáveis. Entre as variáveis apresentadas abaixo, assinale a alternativa correta que expressa os indicadores da população vulnerável:
I − Famílias que residem em domicílio com serviços de infraestrutura adequados.
II − Família com renda familiar per capita inferior a um quarto de salário mínimo. 
III − Família com renda familiar per capita superior a dois salários mínimos, com pessoas de 0 a 14 anos e responsáveis com menos de 4 anos de estudo. 
IV − Família na qual há uma chefe mulher, sem cônjuge, com filhos menores de 15 anos.
V − Família na qual há uma pessoa com 16 anos ou mais, desocupada (procurando trabalho), com 4 ou menos anos de estudo. 
VI− Família na qual há uma pessoa de 4 a 14 anos fora da escola. 
VII − Família com renda familiar per capita superior a meio salário mínimo, com pessoas de 60 anos ou mais. 
VIII − Família com renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo, com uma pessoa com deficiência.
 
A) A alternativa correta é: II, IV, V, VII, VIII.
 
B) A alternativa correta é: II, IV, V, VI, VIII.
 
C) A alternativa correta é: II, III, IV, V, VII.
 
D) A alternativa correta é: II, III, V, VI, VIII.
 
17 - Leia atentamente o enunciado abaixo e os fatos mencionados em I, II, III e IV. Em seguida, marque a alternativa correta.
No período compreendido entre 1996 e 2002, observa-se um momento de intenso esforço do governo brasileiro no sentido de aperfeiçoar as políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos, quando se evidenciam os seguintes eventos:
 
I − Anistia ampla, geral, irrestrita e libertação de presos políticos; fim da ditadura e início do processo de abertura democrática.
II − Assinatura de tratados internacionais em matéria de direitos humanos por parte do Brasil; criação de planos e programas nacionais e estaduais de direitos humanos.
III − Intensificação do debate a respeito do papel do Estado na promoção e na garantia dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.
IV − Discussões sobre as competências particulares da União, dos Estados e Municípios, bem como sobre os modelos organizacionais capazes de sustentar, de forma qualificada, a produção e o desenvolvimento de uma política de direitos humanos. 
 
A) As frases II, III e IV estão corretas.
 
B) Todas as frases estão corretas
C) As frases I, II e III estão corretas;
 
D) A frase I está correta;
 
18 - Complemente as lacunas do período abaixo com as palavras de uma das alternativas apresentadas logo a seguir.
 
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação − FNDE − é ____________________ vinculada ____________________ que tem como missão ____________________ ações que contribuam para conferir uma educação de qualidade a todos.
A alternativa correta é:
 
A) uma secretaria especial − à Casa Civil, da Presidência da República − prestar assistência financeira, técnica e executar.
 
B) uma autarquia – à Casa Civil da Presidência da República − prestar assistência financeira, técnica e executar.
 
C) uma autarquia – ao Ministério da Educação - prestar assistência financeira, técnica e executar.
 
D) uma secretaria especial – ao Ministério da Educação − prestar assistência financeira, técnica e executar.
 
19 - O SUS está estruturado em três níveis de atenção à saúde. Associe esses níveis de atenção à descrição de cada um deles:
Níveis de atenção à saúde:
I) Atenção Primária ou Atenção Básica
II) Atenção Secundária
III) Atenção Terciária
Descrição:
( ) São os ambulatórios especializados que atendem a demanda de atenção à saúde de média complexidade como, por exemplo, o ambulatório de cardiologia, o atendimento ambulatorial de neurologia, o atendimento ambulatorial de saúde mental. Para ser atendido nesse nível, o usuário precisa passar, obrigatoriamente, no nível primário ou em serviços de urgência e emergência.
( ) É o atendimento de complexidade alta e compreende a reabilitação da saúde. Os hospitais são responsáveis por esse atendimento e, para ter acesso a esse nível de atenção é necessário ter passado pelos demais ou pelo serviço de urgência e emergência.
( ) Compreende ações de promoção da saúde e prevenção de doenças ou agravos em doenças pré-existentes. Os postos de saúde − as Unidades Básicas de Saúde (UBS) − são responsáveis pelo atendimento nesse nível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
A) A alternativa correta é: II, I, III.
B) A alternativa correta é: II, III, I.
 
C) A alternativa correta é: I, II, III.
 
D) A alternativa correta é: III II, I.
 
20 - A noção de política social que orienta a autora no capítulo 1 − Política Social: Fundamentos e História parte da perspectiva __________, originária do pensamento __________. Tal noção baseia-se no entendimento de que as políticas sociais são ____________________ produzidos no contexto das relações entre ____________________ em um determinado cenário político, econômico e cultural.
A) funcionalista – positivista – fatos sociais – a coletividade.
B) dialética – marxista − processos históricos − o Estado e a sociedade.
C) historicista – idealista – processos históricos – o sujeito e o objeto.
D) dialética – marxista − fatos sociais – a coletividade.
Disciplina: Políticas Sociais (GPP08)
 
1
 
-
 
Leia atentamente os enunciados abaixo e, em seguida, assinale a alternativa 
correta:
 
 
I 
-
 O Sistema Único de Saúde 
-
 SUS 
-
 é um modelo de prestação de serviços e 
ações de assistência social em âmbito 
nacional, com concepção unificada, organizado 
de forma regionalizada e hierarquizada.
 
 
II 
-
 O Sistema Único de Saúde 
-
 SUS 
-
 compreende ações de vigilância sanitária, 
fiscalização e controle de substâncias e produtos de interesse da saúde, produção de 
medi
camentos e de equipamentos, formação de recursos humanos na área de saúde, 
incremento ao desenvolvimento científico e tecnológico, colaboração na proteção do 
meio ambiente e na formulação da política e execução das ações de saneamento 
básico. 
 
 
III 
-
 
A imp
lementação do SUS é responsabilidade das três esferas de governo, com 
destaque para as municipalidades que devem trabalhar integradas às demais na 
construção de políticas setoriais e intersetoriais que garantam à população acesso 
universal e igualitário à 
saúde.
 
 
 
 
 
A) Apenas a frase II está correta.
 
B) As frases I e II não estão corretas.
 
 
 
C) As frases I e II estão corretas.
 
 
 
D) As frases II e III estão corretas.
 
 
 
2
 
-
 
Leia atentamente os enunciados abaixo e escolha a alternativa correta:
 
 
I 
-
 A Constitu
ição Federal de 1988 
-
 CF/88 
-
 consolidou a emancipação dos 
municípios à condição de entes federados, ao lado da União e dos estados e também 
lhes conferiu maior autonomia: política, legislativa, administrativa e financeira.
 
 
II 
-
 A emancipação concede uma
 
nova condição ao município no contexto federativo 
da república, projetando um novo cenário com grandes oportunidades, mas também 
com novos desafios e responsabilidades.
 
Disciplina: Políticas Sociais (GPP08) 
1 - Leia atentamente os enunciados abaixo e, em seguida, assinale a alternativa 
correta: 
 
I - O Sistema Único de Saúde - SUS - é um modelo de prestação de serviços e 
ações de assistência social em âmbito nacional, com concepção unificada, organizado 
de forma regionalizada e hierarquizada. 
 
II - O Sistema Único de Saúde - SUS - compreende ações de vigilância sanitária, 
fiscalização e controle de substâncias e produtos de interesse da saúde, produção de 
medicamentos e de equipamentos, formação de recursos humanos na área de saúde, 
incremento ao desenvolvimento científico e tecnológico, colaboração na proteção do 
meio ambiente e na formulação da política e execução das ações de saneamento 
básico. 
 
III - A implementação do SUS é responsabilidade das três esferas de governo, com 
destaque para as municipalidades que devem trabalhar integradas às demais na 
construção de políticas setoriais e intersetoriais que garantam à população acesso 
universal e igualitário à saúde. 
 
 
 
A) Apenas a frase II está correta. 
B) As frases I e II não estão corretas. 
 
C) As frases I e II estão corretas. 
 
D) As frases II e III estão corretas. 
 
2 - Leia atentamente os enunciados abaixo e escolha a alternativa correta: 
 
I - A Constituição Federal de 1988 - CF/88 - consolidou a emancipação dos 
municípios à condição de entes federados, ao lado da União e dos estados e também 
lhes conferiu maior autonomia: política, legislativa, administrativa e financeira. 
 
II - A emancipação concede uma nova condição ao município no contexto federativo 
da república, projetando um novo cenário com grandesoportunidades, mas também 
com novos desafios e responsabilidades.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes