Buscar

CCJ0009-WL-PA-13-T e P Narrativa Jurídica-Novo-15856

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: 7 - Teoria e Prática da Narrativa Jurídica
			 TEORIA E PR�TICA DA NARRATIVA JUR�DICA
			
		
		
			Título
			7 - Teoria e Prática da Narrativa Jurídica
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				7
			
 
 Tema
		 Organização dos fatos na narrativa jurídica.
		
		 Objetivos
		 
O aluno deverá ser capaz de:
- Compreender a necessidade de organização cronológica dos fatos na narrativa jurídica;
- Identificar corretamente o fato gerador da demanda;
- Desenvolver interesse pela pesquisa, com acesso a fontes principiológicas, legais, doutrinárias e jurisprudências.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 
1. Formas de organização dos fatos na narrativa
1.1. Organização cronológica
1.2. Organização acronológica
2. Identificação do fato gerador
3. Organização linear dos fatos nas narrativas cível e criminal
	
	 Aplicação Prática Teórica
 
No discurso jurídico, é necessário ater-se aos fatos do mundo biossocial que levaram ao litígio. Ao procurar um advogado, o cliente fará, logo de início, um relato dos acontecimentos que, em sua perspectiva, causaram-lhe prejuízo do ponto de vista moral ou material. Contará sua versão do conflito, marcada, geralmente, por comoção, frequentes rodeios e muita parcialidade. Já compreendemos, nas aulas anteriores, que saber selecionar essas informações é importante e esse procedimento depende não só da peça que se quer redigir, mas também de uma visão crítica madura e acurada.
Ao profissional do Direito caberá, em seguida, organizar as informações importantes obtidas nessa conversa, com vistas à estruturação da narrativa a ser apresentada na petição inicial.
Sempre que o advogado elencar fatos, haverá entre eles um lapso temporal, imprescindível para a narrativa, a qual, por sua própria natureza, deve respeitar a cronologia do assunto em pauta, ou seja, a estrita ordem dos acontecimentos na realidade. A essa narrativa chama-se também narrativa linear. Sobre esse assunto, leia, também, o capítulo “Narração e descrição: textos a serviço da argumentação�, do livro Lições de argumentação jurídica: da teoria à prática, de cuja obra se extraiu o exemplo adiante:
 
INSERIR AQUI O ANEXO 4
Ao contrário, não se deve apresentar fatos em sequência alterada, não-linear. Para Victor Gabriel Rodríguez, a utilização da narrativa linear evidencia para o leitor o encadeamento lógico entre os acontecimentos, crucial para se estabelecerem os nexos de causalidade e alcançar também maior clareza textual.
Adiante, uma tabela com vocabulário da área semântica de tempo, a fim de orientá-lo na produção das narrativas.
 
	
VOCABUL�RIO DA �REA SEMÂNTICA DE TEMPO[1]:
	
Tempo em geral
	
idade, era, época, período, ciclo, fase, temporada, prazo, lapso de tempo, instante, momento, minuto, hora, etc.
	
Fluir do tempo
	
o tempo passa, flui, corre, voa, escoa-se, foge, etc.
	
Perpetuidade
	
perenidade, eternidade, duração eterna, permanente, contínua, ininterrupta, constante, tempo infinito, interminável, infindável, etc. Sempre, duradouro, indelével, imorredouro, imperecível, até a consumação dos séculos, etc.
	
Longa duração
	
largo, longo tempo, longevo, macróbio, Matusalém, etc.
	
Curta duração
	
tempo breve, curto, rápido, instantaneidade, subitaneidade, pressa, rapidez, ligeireza, efêmero, num abrir e fechar d 'olhos, relance, momentâneo, precário, provisório, transitório, passageiro, interino, de afogadilho, presto, etc.
	
Cronologia, medição, divisão do tempo
	
Cronos, calendário, folhinha, almanaque, calendas, cronometria, relógio', milênio, século, centúria, década, lustro, qüinqüênio, triênio, biênio, ano, mês, dia, tríduo, trimestre, bimestre, semana, anais, ampulheta, clepsidra, etc.
	
Simultaneidade
	
durante, enquanto, ao mesmo tempo, simultâneo, contemporâneo, coevo, isocronismo, coexistente, coincidência, coetâneo, gêmeo, ao passo que, à medida que, etc.
	
Antecipação
	
antes, anterior, primeiro, antecipadamente, prioritário, primordial, prematuro, primogênito, antecedência, precedência, prenúncio, preliminar, véspera, pródomo, etc.
	
Posteridade
	
depois, posteriormente, a seguir, em seguida, sucessivo, por fim, afinal, mais tarde, póstumo, "in fine", etc.
	
Intervalo
	
meio tempo, interstício, ínterim, entreato, interregno, pausa, tréguas, entrementes, etc.
	
Tempo presente
	
atualidade, agora, já, neste instante, o dia de hoje, modernamente, hodiernamente, este ano, este século, etc.
	
Tempo futuro
	
amanhã, futuramente, porvir, porvindouro, em breve, dentro em pouco, proximamente, iminente, prestes a, etc.
	
Tempo passado
	
remoto, distante, pretérito, tempos idos, outros tempos, priscas eras, tempos d'antanho, outrora, antigamente, coisa antediluviana, do tempo do arroz com casca, tempo de amarrar cachorro com lingüiça, etc.
	
Freqüência
	
constante, habitual, costumeiro, usual, corriqueiro, repetição, repetidamente, tradicional, amiúde, com freqüência, ordinariamente, muitas vezes, etc.
	
 
Infrequência
	
raras vezes, raro, raramente, poucas vezes, nem sempre, ocasionalmente, acidentalmente, esporadicamente, inusitado, insólito, de quando em quando, de vez em vez, de vez em quando, de tempos em tempos, uma que outra vez, etc.
 
 
CASO CONCRETO
Abandonada pelo noivo depois de 17 anos de namoro, a costureira Nair Francisca de Oliveira propôs ação judicial no Tribunal de Minas Gerais a fim de condenar o motorista aposentado Otacílio Garcia dos Reis, de 54 anos, a pagar-lhe indenização por danos morais. Ela pediu, ainda, 50% do valor da casa que os dois estavam construindo juntos, em Passos, sudoeste de Minas. “Mais do que o término do noivado, entrei com o processo principalmente pelo tempo que fui enganada�, diz ela.
Nair não revela a idade, diz apenas que tem mais de 40 anos. Ela diz que também foi vítima de difamação por parte de Otacílio. Ao romper com a noiva, ele disse que, além de não gostar dela, sabia que não tinha sido o primeiro homem de sua vida. “Me difamou e humilhou minha família�, lamenta Nair, que não consegue explicar como pôde ficar tantos anos ao lado de uma pessoa que ela diz, agora, não conhecer.
Otacílio foi longe ao explicar o motivo do fim do relacionamento. Disse à ex-noiva que tinha por ela apenas um “vício carnal� e que nenhum homem seria capaz de resistir aos encantos de seu corpo bem feito. “Ele daria um bom ator�, analisa Nair, lembrando que, a cada ano, a desculpa para não oficializar a união mudava. A costureira confessa que nunca teve vontade de terminar o namoro, mesmo tendo-o iniciado sem gostar muito de Otacílio. Ele teria insistido no relacionamento. “Eu dei tempo ao tempo e acabei gostando dele�, afirma, frustrada com o tempo perdido, especialmente pelo fato de não ter tido filhos. “Engraçado, eu nunca evitei. Não sei por que não aconteceu�.
A história de Nair e Otacílio começou em 1975. Após quatro anos de namoro, ficaram noivos e deram entrada nos papéis para o casamento religioso. Na ocasião, já haviam comprado um terreno, onde construíram a casa, que, segundo Nair, foi erguida com o dinheiro de seu trabalho de costureira, com a ajuda dos pais e também com dinheiro de Otacílio. Hoje, o que seria o lar dos dois é uma casa alugada. O advogado de Nair, José Cirilo de Oliveira, pretende requerer divisão dos valores recebidos pelo aluguel do imóvel.
Segundo sustenta o advogado da autora, “o casamento é o sonho dourado de toda mulher, objetivando com ele, a par da felicidade pessoal de constituir um lar, também atingir o seu bem-estar social, a subsistência e o seu futuro econômico. Tudo isso foi frustrado pela conduta dolosa de Otacílio, que nunca pretendeu oficializar essa união e manteve ‘presa’Nair a esse relacionamento impróspero�.
(adaptado de Roselena Nicolau – Jornal do Brasil)
 
Questão 1
Indique a opção que mostra, em ordem cronológica, alguns acontecimentos da vida do casal retratado no texto, Nair e Otacílio:
(A)   compram um terreno; ficam noivos; cancelam o casamento; brigam na justiça.
(B)    começam a namorar; ficam noivos; compram um terreno; constroem uma casa.
(C)    começam a namorar; ficam noivos; trocam acusações em público; terminam a relação.
(D)   ficam noivos; compram um terreno; constroem uma casa; cancelam o casamento.
(E)    ficam noivos; dão entrada nos papéis; brigam na justiça; alugam a casa.
 
Questão 2
A partir da questão 1, você teve uma idéia ampla da cronologia dos fatos do caso concreto. Precisamos considerar, porém, que o magistrado, para julgar o pedido da autora, precisaria ter conhecimento de diversas outras informações juridicamente importantes.
Considere que informações juridicamente importantes são aquelas que precisam constar na narrativa da peça porque a lei, a doutrina e/ou a jurisprudência consideram essas informações como importantes.
Tenha como certo, também, que a autora pretende indenização por danos morais, em virtude do término do relacionamento – pelas razões sustentadas pelo advogado – e pela difamação de que foi vítima. Pretende, ainda, 50% do valor do imóvel e 50% dos valores recebidos a título de aluguel.
Assim, realize uma pesquisa e indique as fontes principiológicas, legais, doutrinárias e jurisprudenciais que contribuam para a percepção de quais informações são juridicamente importantes para a solução da lide.
 
Questão 3
Produza uma narrativa simples – em texto corrido, adequadamente dividido em parágrafos – para o caso concreto, com a exposição cronológica dos fatos.
 
[1] GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. 22. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004, cap. 1.6.5.5.1.

Outros materiais