Buscar

SEMANA 04 COM GABA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - MENEZES CÔRTES 
DIREITO CIVIL II – 4º PERÍODO – TURNO: manhã 
SEMANA 04
Caso Concreto 01:
A decisão do juiz está correta com base no princípio da qualidade média estabelecido na parte final do artigo 244 do CC.
Vale esclarecer que o artigo 1.929 ratifica esse princípio. Este artigo se refere ao legado de coisa incerta, também chamado de legado de gênero.
Legatário é aquele que recebe um bem singularizado, ou seja, individualizado, através de testamento. Ao contrário, herdeiro é aquele que recebe uma cota (fracionária ou percentual) de todo patrimônio do de cujos, da onde se conclui que a diferença entre herança e legado está na forma de sucessão.
O legado pode ser de coisa certa e de coisa incerta. No primeiro caso, o legado só será cumprido se a coisa pertencer ao prestador, no momento de sua morte artigo 1.912, entretanto, se o legado for de coisa incerta, como na hipótese do problema, o artigo 1.915 esclarece que ele será cumprido mesmo que a coisa não exista entre os bens deixados pelo testador, motivo pelo qual o juiz determinou que os herdeiros comprassem um apartamento no Guarujá, observado o princípio da qualidade média.
Questão Objetiva 01: Letra ( D. artigo 243 do CC.
Questão Objetiva 02: Letra ( B. artigo 244 do CC. / a letra C está errada conforme o artigo 233 do CC e a letra D está incorreta de acordo com o artigo 237 do CC.

Outros materiais