Buscar

Proposta de pesquisa TCC Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EIXO 3: SAÚDE E TREINAMENTO ESPORTIVO 
Estudo sobre o planejamento, aplicação e avaliação do treinamento físico e esportivo nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, na educação e reeducação motora, no rendimento físico-esportivo e do lazer.
1. TEMA
Método Eficiente de Treinamento a Domicílio como Perspectiva na Promoção da Saúde
2. PROBLEMA
A pandemia do covid-19 chegou e mudou a vida de todas as pessoas. O isolamento social foi umas das melhores opções para combater a disseminação do vírus. No entanto a proposta desse trabalho é identificar um método de treino eficiente para que as pessoas possam realizar em seus domicílios. A pergunta que fica, é possível obter resultados satisfatórios como perspectiva na promoção da saúde praticando exercícios a domicílio?
3. JUSTIFICATIVA
Justifica-se a escolha desse tema, pelo interesse do acadêmico sobre a importância desse estudo em mostrar para as pessoas e profissionais de educação física, um método de treino eficiente para que as pessoas possam realizar em seus domicílios de forma segura, assim podendo obter resultados para a saúde semelhantes aos conquistados em uma academia. No caso o método refere-se ao treinamento resistido com bandas ou tubos elásticos.
4. OBJETIVO GERAL
Analisar os benefícios do método de treinamento com tubos elásticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar uma forma prática e viável para as pessoas praticar exercícios a domicílio.
Comparar com outras modalidades os resultados que esse método de treino pode trazer em seus praticantes.
Descrever a importância da prática do método de treinamento com tubos elásticos, para saúde das pessoas.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	O treinamento resistido vem se destacando nas últimas décadas, pois, além de promover aumentos expressivos na força e potência muscular, promove também melhora da resposta inflamatória sistêmica e aumento da capacidade funcional com consequente melhora da qualidade de vida, em indivíduos com diferentes condições de saúde (RATAMESS NA, 2009).
Atualmente existe várias formas de praticar o treinamento resistido, a mais conhecida é pelo uso de máquinas de musculação, porém não é a mais acessível devido aos altos custos dessas máquinas. Outra forma de praticar o treinamento resistido ocorre com a utilização da resistência elástica, que é desenvolvida com o auxílio de materiais elásticos em forma de banda ou tubo, podendo-se observar que tais materiais apresentam diferentes possibilidades de modular a intensidade, permitindo assim realizar o treinamento resistido progressivo que são aqueles no qual a carga é aumentada a medida que a pessoa é capaz de trabalhar com uma carga mais pesada. Os dispositivos elásticos são práticos, portáteis e permitem sua utilização em praticamente qualquer local, além de apresentar baixo custo (SAKANOUE, KATAYAMA, 2007).
	A utilização da resistência elástica é um método alternativo para o treinamento resistido, visto que estudos prévios demonstram que a ativação muscular neste tipo de treinamento é semelhante ao treinamento resistido convencional (COLADO JC, 2008).
	Lima (2016) realizaram estudo com 46 adultos, comparando o efeito de 12 semanas de treinamento resistido com tubos elásticos aos efeitos do treinamento resistido convencional com aparelhos de musculação, sobre força muscular, capacidade funcional e qualidade de vida. Resultados apontam que o treinamento resistido periodizado com tubos elásticos é uma alternativa viável em protocolo de treinamento resistido, pois promoveu efeitos positivos no aumento de força muscular periférica e capacidade funcional de adultos.
6. METODOLOGIA
	Pesquisa bibliográfica. Levantamento dos principais autores que tratam do tema para assim fazer uma revisão sobre o assunto.
7. REFERÊNCIAS
COLADO JC, AND TRIPLETT NT. Effects of a short- term resistance program using elastic bands versus weight machines for sedentary Middle-aged women. J Strength cond res. 2008; 22: 1441-8.
LIMA, E. M. C. R. Treinamento resistido com tubos elásticos versus aparelhos de musculação em adultos aparentemente saudáveis insuficientemente ativos. 2016. 19 f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2006.
RATAMESS NA, ALVAR BA, EVETOCH TK, et al. American College of Sports Medicine position stand. Progression models in resistance training for healthy adults. Med Sci Sports Exerc. 2009; 41; 687-708. 
SAKANOUE, KATAYAMA K. The resistence quantity in knee extension moviment of exercise bands (Thera-Band). Journal of Physical Therapy Science. 19: 287-291, 2007.

Outros materiais