Buscar

Avaliação de Pesquisa II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Manutenção de Mecânica
Aluno (a): 
Data: 21/06/2021
Atividade de Pesquisa II
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Dentro do grupo das chavetas longitudinais, quais são os tipos existentes?
As chavetas longitudinais podem ser do tipo: encaixada, meia-cana, plana, embutida e tangencial.
2. Seguindo as orientações da Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18), descreva os sinais padronizados para as seguintes operações de sinalização em movimentação de cargas:
a) Levantar carga: antebraço na posição vertical, dedo indicador apontando para cima, movendo a mão em pequenos círculos horizontais.
b) Abaixar carga: braço estendido para baixo, dedo indicador apontando para baixo, movendo a mão em pequenos círculos horizontais.
c) Parar: braço estendido na horizontal, palma da mão para baixo, mantendo braço e mão rígidos na posição.
3. As polias com canais trapezoidais possuem características construtivas diferenciadas das polias planas e hoje em dia são largamente utilizadas na transmissão de movimento rotativo em máquinas e equipamentos. Escreva as vantagens do uso das polias em “V” (trapezoidais).
Permitem o uso de polias bem próximas, praticamente não tem deslizamento devido ao uso das correias trapezoidais, que possibilitam maior aumento ou redução de rotação que as correias planas e eliminam os ruídos e os choques, típicos das correias emendadas (planas) 
4. Um mecânico de usinagem foi incumbido de fazer a manutenção corretiva em um torno mecânico e notou a necessidade de desmontar seu eixo árvore, executar a manutenção e montá-lo novamente. Para a realização dessa tarefa, quais os cuidados que devem ser tomados para a instalação e correta manutenção dos eixos?
Na instalação dos eixos deve-se verificar as condições do eixo: se está livre de deformações e riscos na superfície e arestas causados por impactos e verificar as condições de limpeza dos mancais e do eixo: devem estar livres de poeiras ou fragmentos residuais das operações de usinagem ou tratamento térmico.
5. Dentre os elementos de transmissão de movimento rotativo existentes na indústria, as polias são muito utilizadas e é essencial para o mecânico de manutenção entender seu funcionamento. O que são polias?
As polias são peças cilíndricas que possuem medidas padronizadas e recebem ou transmitem movimentos através de uma ou mais correias, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias. Uma polia possui um ou mais canais ou superfícies onde a correia se aloja para receber o movimento. Podem ser fabricados em materiais metálicos ferrosos (aço, ferro fundido, alumínio, etc.) e materiais não ferrosos, como alguns tipos de plástico.
6. As chavetas são elementos de máquina muito utilizados no acoplamento de polias, engrenagens, juntas etc., para atender as diversas aplicações. Quais são os tipos de chaveta?
Os tipos de chavetas são: longitudinais e transversais. 
7. Descreva o princípio de funcionamento de um sistema de transmissão que utiliza correntes para seu acionamento.
As forças de tração do lado tensionado são transferidas pelos roletes aos dentes das rodas dentadas. Durante o funcionamento do sistema (rotação), essas forças de tração vão se alternando do lado tensionado para o lado que possui folga (frouxo). Esse princípio de funcionamento exige cuidados no posicionamento das coroas, uma vez que a folga gerada pelo funcionamento não deve ficar para dentro do sistema para evitar choques de correntes nos dentes das coroas, que podem resultar em danos ou quebra.
8. Para a elevação de componentes ou de máquinas, o mecânico de manutenção pode utilizar a talha. Qual é o seu princípio de funcionamento?
Depois de presa, a talha do sistema de cadeia pode ser abaixada ao se utilizar o teclado de controle perto do item que será levantado que é então fixado na carga. Se necessário, uma corrente ou suspensório podem ser usados e encontrados próximos ao centro de gravidade do objeto, o que assegura uma suspensão equilibrada e resistente. O sling (suspensório) é ligado ao gancho da cadeia de talhas e então, o item está pronto para ser levantado lentamente, até que se tenha certeza de sua estabilidade.
9. Em uma serra de fita vertical, há a necessidade de dimensionar uma correia com os seguintes dados: distância entre os eixos de 576 mm, diâmetro da polia motora de 32 mm, diâmetro da polia movida de 95 mm. Calcule o comprimento da correia. As engrenagens são rodas dentadas construídas de maneira a trabalharem acopladas a outras engrenagens para a realização de transmissões de movimento rotativo para atender a diversas aplicações. Em função destas características de utilização, quais são os tipos de engrenagens?
Fórmula para calcular o comprimento da correia: L – rux (R+r) + 2 x 1c + R – r
L = 1557,68mm, ou seja, L = 155,768cm
O comprimento da correia é de aproximadamente 155,8cm.
Os tipos engrenagem são:
· Engrenagem cilíndricas de dentes retos,
· Engrenagem cilíndricas de dentes helicoidais,
· Engrenagem cilíndricas com dentes internos,
· Cremalheira,
· Engrenagem cônica com dentes retos,
· Engrenagem cilíndricas com dentes oblíquos.
· Engrenagem cilíndricas com dentes em “V”
· Engrenagem cônica com dentes em espiral,
· Parafuso sem-fim e engrenagem côncava (coroa) 
· Engrenagem com dentes internos.
10. Para a correta aplicação dos elementos de tubulação industrial, quais elementos devem ser utilizados para distribuir ar comprimido para oito postos de trabalho em uma oficina? Pesquise em outras fontes.
Os elementos são:
· Cotovelo 90°;
· Cotovelo macho/fêmea;
· Luva
· Cotovelo 45°;
· Curva;
· Luva de redução;
· Conexão “tê”;
· União de assento de bronze;
· Conexão “tê” de redução 
· União com cotovelo assento de bronze.
11. Algumas áreas industriais trabalham com temperaturas acima de 1.000 °C, o que pode causar danos a alguns materiais utilizados na fabricação de juntas. Para atender essa necessidade, qual junta é a mais indicada?
Junta de fibra cerâmica.
12. Com base nos procedimentos descritos para o alinhamento de máquinas rotativas, elabore um plano de trabalho para montagem e alinhamento de um motor elétrico com pés e uma bomba centrífuga.
Na montagem de uma máquina nova ou montagens que ocorram após a manutenção corretiva, os elementos de máquina devem ser montados em perfeito posicionamento dimensional e geométrico para garantir o funcionamento eficaz da máquina ou equipamento. Para alcançar esse objetivo, alguns procedimentos de montagem exigem a utilização de instrumentos de precisão (como o relógio comparador) e também a adoção de procedimentos específicos para determinar situações. 
O alinhamento de máquinas rotativas é utilizado para garantir o perfeito funcionamento de conjuntos mecânicos e equipamentos que utilizam acoplamentos para a transmissão de movimento rotativo nas seguintes situações: motor acoplado a uma bomba e motor acoplado a um redutor (ou variador) de velocidade. Nessa operação a percepção técnica do mecânico de manutenção é muito importante, pois as verificações ocorrem de maneira visual com o auxílio de instrumentos de comparação (escala, esquadro, etc.). Para o alinhamento de máquinas com a utilização de instrumentos de verificação, são necessários os seguintes procedimento: utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI) mínimos para operações de manutençãoe outros que forem necessários para atender riscos do ambiente de trabalho, como máscaras para partículas sólidas, gases, etc.; posicionar o motor e o equipamento que será acoplado na posição de trabalho. Nessa etapa furações ou canais destinados à fixação desses elementos são fundamentais para servir de referência para um alinhamento prévio; fixar com um aperto leve parafusos e/ou porcas de fixação do motor e do equipamento acoplado; encostar o esquadro ou régua de precisão para realizar o prévio alinhamento; efetuar a verificação em todo o perímetro do acoplamento e efetuar as correções necessárias. 
13. Para atender uma grande variedade de aplicações em máquinas e equipamentos, as juntas são fabricadas em diversos tipos de materiais. Quais são os materiais mais utilizados na fabricação das juntas?
Os materiais são: papelão hidráulico, feltro, grafite, cortiças, borracha, Celeron, teflon politetraflouretileno (PTFE), juntas especiais, metálicos metais (alumínio, cobre, aço-liga, etc.).
14. Quais problemas podem ser evitados com a correta montagem e alinhamento de máquinas e equipamentos?
Os problemas que podem ser evitados são: vibração excessiva na estrutura do conjunto, afrouxamento dos parafusos e porcas que fixam as peças, aquecimento excessivo, danos nos rolamentos por esforços inadequados, quebra das chavetas, empenamento ou quebra do eixo e ruído excessivo que prejudica a saúde dos trabalhadores. 
15. Um estudante do curso técnico desenvolveu um projeto mecânico de um equipamento dotado de uma carcaça com rolamentos e um eixo para transmissão de movimento rotativo. Para evitar vazamentos de óleo e entrada de sujeira no equipamento, ele utilizará retentores. Explique o princípio de funcionamento dos retentores.
Os retentores são elementos de vedação utilizados em eixos ou árvores mecânicas montadas em conjuntos mecânicos (redutores de velocidade, bombas centrífugas, etc.). Sua função é vedar os fluidos lubrificantes e outros tipos de fluidos contidos no interior da máquina e evitar a entrada de impurezas entre o furo onde está encaixado o rolamento ou bucha e o eixo, mesmo com o movimento rotativo dele. A função principal de um retentor é reter óleo, graxa e outros produtos que devem ser mantidos no interior de uma máquina ou equipamento. O retentor é sempre aplicado entre duas peças que executam movimentos relativos entre si, suportando variações de temperatura.
Avaliação de Pesquisa II: Manutenção de Mecânica

Outros materiais

Perguntas Recentes