Buscar

Avaliação de Pesquisa I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Processos de Caldeiras
Aluno (a): 
Data: 30/07/2021
Atividade de Pesquisa I
NOTA: 10
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Para a correta seleção dos processos de fabricação mecânica, é necessário que o técnico saiba reconhecer as características de cada um. Escreva um texto que defina cor- retamente o processo de fabricação mecânica de caldeiraria.
Apesar de o nome lembrar “caldeiras”, o profissional projeta e constrói uma grande variedade de peças e para isso o técnico deve identificar qual será a utilização do item e seus aspectos de conduzir e armazenar fluidos em diversas condições de temperatura, pressão e estado físico, variadas áreas, para assim poder planejar o processo de fabricação adequadamente.
Para fabricar peças com qualidade e garantir a montagem perfeita do conjunto, evitando problemas e/ou retrabalho, o caldeireiro deve cumprir, desde a fase do projeto, um procedimento com as seguintes fases:
· Analisar as condições de trabalho da peça, isto é, tipo de fluido, pressão de trabalho, tipo de aplicação, entre outras, para poder selecionar o material e as dimensões ideais para atender tais necessidades;
· Elaborar o desenho técnico normalizado da peça com as devidas tolerâncias geométricas e dimensionais, especificações do material e processo de soldagem a ser utilizado;
· Elaborar o desenho da planificação da peça;
· Traçar o desenho planificado da peça na chapa e puncionar o traçado que será utilizado para o corte, para facilitar a visualização durante esta operação;
· Executar o corte da peça em uma serra de fita, ou, se for o caso, utilizar outras máquinas que possam facilitar e melhorar o acabamento da peça;
· Soldar o fechamento da peça e sua fixação no conjunto. Efetuar testes, se necessário.
2. Para operações de caldeiraria que utilizam fixação de peças ou componentes através de parafusos ou rebites, qual ferramenta de corte é mais indicada e qual é sua correta definição?
A broca é a ferramenta adequada para o efetuar furos em materiais metálicos e não metálicos para uso de parafusos e rebites na fixação de peças.
Usadas em furadeiras, maquinas de usinagem, fresadora, etc., a broca consiste em uma barra cilíndrica com canais helicoidais ou retos (que servem para expulsar os cavacos gerados durante a furação), possuindo ângulos de corte especifico para cada tipo de material
3. Escreva os instrumentos utilizados para traçagem de peças em caldeiraria e sua respectiva aplicação.
A traçagem é uma operação executada antes de se proceder à operação de usinagem, e consiste em marcar na peça os seus contornos e também inserções de retas (centro dos furos). O traçado consiste em marcar, sobre a superfície exterior de uma peça de metal, linhas para indicar o limite de desbaste, ou então os eixos de simetria de furos, ranhuras, etc. É uma operação prévia do ajuste e usinagem.
Principais Instrumentos são:
· Riscador - Próprio para a traçagem de linhas retas ou curvas na peça. As linhas geralmente são traçadas na peça bruta e servirão para definir os contornos da peça acabada
· Régua de traçagem - Serve como apoio ou guia para traçagem de linhas retas
· Punção de marcar - para marcação de pontos sobre uma linha traçada de modo a tornar tais posições visíveis
· Compassos - para traçar circunferências ou curvas, o compasso também é utilizado para divisões equidistantes ou lineares.
· Cintel - Para traçagem de circunferências, cujos raios superam a capacidade dos compassos
· Paquímetro - utilizado para obter medidas mais precisas
· Esquadros - para o traçado de retas perpendiculares e também para verificar superfícies paralelas.
4. Para a construção de um sistema de refrigeração destinado a uma caldeira de destilação de cana-de-açúcar serão utilizadas pecas dotadas de furos, que terão rebarbas a serem retiradas após as operações de conformação e soldagem. Elabore uma lista com as máquinas que devem ser utilizadas para essas operações e as recomendações de utilização com os EPI’s necessários.
A esmerilhadora manual é uma máquina destinada a eliminar rebarbas e efetuar pequenos ajustes em peças. Não deve ser utilizada para retirar grandes quantidades de material, pois seu disco abrasivo retira pequenas quantidades de material devido a sua granulação.
Devido sua natureza rotativa, durante a operação a esmerilhadora arremessa muitos fragmentos sólidos e em altas temperaturas, portanto, o caldeireiro deve utilizar óculos de proteção, roupas que não possuam mangas longas e que sejam justas no corpo, para evitar pontos de agarramento.
5. Algumas normas regulamentadoras (NR) são utilizadas para garantir segurança nos procedimentos de caldeiraria. Pesquise quais normas regulamentadoras são aplicáveis ao processo de caldeiraria, e justifique.
As Normas Regulamentadoras (NR) são disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título Il da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.
A elaboração e a revisão das normas regulamentadoras são realizadas, atualmente, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, adotando o sistema tripartite paritário, preconizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio de grupos e comissões compostas por representantes do governo, de empregadores e de trabalhadores.
NR13- Caldeiras e Vasos de pressão 
As caldeiras têm uma larga abrangência dentro da norma, independentemente da potência, tipo ou tamanho. Segundo o texto descrito na NR 13, elas só precisam seguir a seguinte definição para se submeter à norma: “equipamento destinado a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, excetuando-se refervedores e similares”.
Essa norma classifica as caldeiras de vapor por sua categoria de pressão, define quais informações devem conter na identificação do vaso (dados equipamento, classe do fluido, grupo/categoria de risco), visa a área de inspeções, determinando posturas protetivas e avaliando ações de prevenção (inspeções periódicas com relatórios).
A NR 13 tem relevância na indústria ao estabelecer quais são os requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural tanto de caldeiras a vapor, quanto de vasos de pressão e suas tubulações de interligação.
As empresas que acompanham as especificações da norma garantem mais proteção à integridade física dos seus trabalhadores, incluindo outros benefícios citados neste artigo.
6. Um caldeireiro precisa fazer furos com as mesmas medidas de diâmetro e coordenadas de centro em 5 chapas quadradas de 1,5 mm de espessura e com 350 mm de lado. Quais meios de fixação podem ser utilizados para garantir o mesmo posicionamento em todas as chapas e gerar, também, economia de tempo?
Como é uma fixação temporária, apenas para o momento da furação, pode se usar a morsa e fazer a furação com a furadeira com coluna em bancada.
Outro método é unir as placas com soldagem, mas após a furação essas precisarão ser retrabalhadas para eliminar os pontos de solda e então soltar as chapas.
7. Em uma empresa fabricante de vidros laminados existe um sistema complexo de exaustão para eliminar fragmentos residuais do processo defabricação das placas de vidro. Você̂ recebeu uma ordem de serviço para executar uma modificação na tubulação, para que uma célula que foi construída também seja atendida pelo sistema de exaustão. Qual é a conexão ideal para que a célula atual e a célula nova tenham seus resíduos exauridos pelo tubo que chega até o local em que estão?
A curva cônica permite não só a mudança de direção, mas também a mudança de diâmetro em uma tubulação. Sua planificação é feita de maneira semelhante à da curva de gomos, acrescentando-se a planificação da conicidade do cilindro. O método exige que cada gomo seja planificado separadamente, e consiste em traçar uma secção cônica, com o objetivo de formar uma curva.
8. Para a garantia da segurança no trabalho e a qualidade de produtos e serviços, o processo de caldeiraria deve ter um procedimento planejado, de modo a garantir esses importantes temas. Elabore um procedimento para o processo de caldeiraria de uma empresa que inclua a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como os procedimentos técnicos para garantir a satisfação do cliente (Referencia normativa ABNT/ISO9001, 15151, NR’s 06, 09, 12 e 15).
As normas de certificação do caldeireiro foram desenvolvidas com base nos procedimentos necessários para o exercício desta atividade, garantindo a segurança no trabalho e a precisão e resistência exigida em cada peça ou conjunto. A seguir, faremos um descritivo das atividades mais frequentes do caldeireiro. A norma ABNT NBR 15153 — 2005 (Qualificação e Certificação de Caldeireiro de Manutenção - Requisitos) cita como conhecimentos básicos, tanto para o caldeireiro de manutenção como para o caldeireiro montador (ABNT NBR 15151 - Qualificação e certificação de caldeireiro montador - Requisitos):
· Utilizar EPIs e seguir procedimentos e/ou normas de segurança, conforme o trabalho;
· Executar serviços de caldeiraria na fabricação, recuperação, pré-montagem e desmontagem de peças, equipamentos, estruturas metálicas e tubulações a partir de desenhos, croquis, amostras, esquemas e especificações;
· Executar serviços de conformação a frio ou a quente de materiais metálicos;
· Executar desenvolvimento e planificação de peças;
· Executar cortes de materiais por diversos processos;
· Operar máquinas de caldeiraria;
· Executar movimentação e/ou elevação de materiais, peças e equipamentos;
· Identificar e selecionar materiais utilizados em caldeiraria;
· Executar operações de traçar, marcar, furar, cortar e desbastar;
· Selecionar e utilizar ferramentas de caldeiraria e tubulação;
· Executar testes hidrostáticos ou pneumáticos em equipamentos e tubulações;
· Pontear peças através de processo de soldagem;
· Executar, sempre que necessário, atividades complementares, facilitadoras ou fundamentais à execução de suas tarefas principais, desde que habilitado.
9. Pesquise sobre os vasos de pressão utilizados na indústria de petróleo e gás e as normas aplicáveis.
No mercado há os tanques do tipo transportáveis (P125 e P190) e do tipo estacionários (P500, P1000, etc.) para armazenamento de GLP.
Seguem a norma internacional ASME Seção VIII divisão 1 ou 2 para a maioria dos casos de construção do tanque, também seguem as normas regidas pela a NR13, ABNT NBR 15514 e os transportáveis seguem a norma NBR 8865.
10. Qual é o principal objetivo do traçado de caldeiraria?	
Apesar de os conceitos e normas de desenho técnico mecânico serem fundamentais para o traçado de caldeiraria, sua importância vai além de demonstrar como deve ser a peça produzida, com suas dimensões e tolerâncias; devem também garantir o formato e as dimensões esperadas após o processo de conformação e soldagem, sem a necessidade de ajustes ou retrabalho.
O traçado da caldeiraria nasce do desenho técnico mecânico da peça e, geralmente, é feito na chapa que será utilizada para produzir a mesma. Este traçado tem a função de guiar o corte e a conformação da peça; daí o nome “traçado”.
Avaliação de Pesquisa I: Processos de Caldeiras

Outros materiais