Buscar

Exercicio do Filme Thelma e Louise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PUC-RIO – DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 
Teoria da Comunicação I – COM 1106 – Prof. Maria Inês Gurjão
	EXERCÍCIO 5 – FilmeS – Vale 3,0
	DATA DE ENTREGA: 12 de novembro de 2008
	NOME:
Correção da ortografia, precisão do vocabulário e bom uso das regras gramaticais (0,2)
marque com um x NA LISTA ABAIXO o FILME escolhido PARA ANALISAR:
1) O milagre de ana sullivan
2) tempos modernos
3) o enigma de kaspar hauser
4) à primeira vista
5) as férias do sr. hulot
6) THELMA E LOUISE
Identifique a ficha técnica e faça um resumo de cerca de 15 linhas do filme escolhido. (Resumo não é resenha)
	 ficha técnica (Vale 0,3)
	Título Original: Thelma & Louise
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 130 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1991
Estúdio: MGM / UIP / Pathé Entertainment
Distribuição: UIP
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Callie Khouri
Produção: Mimi Polk Gitlin, Mimi Polk e Ridley Scott
Música: Hans Zimmer
Direção de Fotografia: Adrian Biddle
Desenho de Produção: Norris Spencer
Direção de Arte: Lisa Dean
Figurino: Elizabeth McBride
Edição: Thom Noble
	Resumo (Vale 0,4)
	O filme “Thelma e Louise” ilustra bem uma grande amizade envolta de grandes aventuras. Duas melhores amigas cuja as personalidades se contrastam partem para uma viagem de carro rumo à serra. Thelma, casada com um marido que não lhe da valor algum e por estar cansada de sua vida infeliz decide aceitar a proposta de Louise, garçonete solteira que quer encontrar Jimmy. Por ser uma experiência nova da parte de Thelma, ela pede que parem em um bar de estrada, onde após algumas bebidas a mais, acaba dançando com um rapaz. Este por sua vez, ao ver seu estado alterado, a leva para fora do bar e tenta estuprá-la. Louise, com uma arma apontada para a cabeça do homem o faz soltar Thelma, mas após múltiplos xingamentos dirigidos a ambas, Louise atira e o mata. No desenrolar do filme elas vão pensando no que farão. As duas desesperadas acabam se metendo em cada vez mais confusões para tentar se livrar do assassinato. Após várias tentativas, os policias conseguem finalmente rastreá-las através de um roubo à uma loja de conveniências feito por Thelma por precisarem de dinheiro. Ao verem que estão cercadas pelos policias, Louise e Thelma decidem em um ato de amizade e cumplicidade que não serão presas, e acabam se atirando de carro do Grand Canyon.
Preencha a tabela abaixo, comparando as linguagens usadas pelos diretores para transmitir suas mensagens aos espectadores de A cor do paraíso e do segundo filme escolhido, dando exemplos concretos tirados dos filmes. (Vale 2,1)
	
	A cor do paraíso
	THELMA E LOUISE
	Linguagem da cor
	A cor é muito importante para que se entenda este filme. Nesta obra a cor se refere à cor do lugar que vamos quando morremos. Exemplos disso são na última cena, assim como na cena da morte da avó, se é mostrado uma mudança de cores no momento da morte, isto é, são as cores que aparecem para o encontro com Deus. Também existe um maior contraste entre as cores além destas serem mais vibrantes. Isto ocorre, pois o filme quer mostrar a beleza que são as cores e que Mohammad não pode as ver. Como ao pintar os panos com pétalas de flores que o resultado final mostrou cores fortes e belas.
	As cores do filme “Thelma e Louise” são bastante realistas, isto é, não são contrastantes nem berrantes e sim tem o único objetivo de mostrar a realidade. Em algumas partes do filme como na hora em que Louise está arrumando sua mala o branco toma conta da tela para dar um ar de leveza e mostrar quão organizada e limpa ela é. Ao contrário de Louise, Thelma é bastante desorganizada e sua casa é extremamente bagunçada. Sendo assim, ao mostrar ela se arrumando, a luminosidade é mais escura e as cores mais pesadas para passar este sentimento de desordem. 
	Linguagem do som e da música 
	Outra forma de reconhecer as coisas além da tatilidade é ouvindo os sons da natureza ou da fala das pessoas. Barulho de pássaros, dos ventos, de arvores mexendo ou de água corrente ajudam Mohammad a decifrar o lugar onde está ou o que está se passando. Um exemplo disso é no começo do filme ele consegue colocar um passarinho de volta no ninho apenas ouvindo-o piar. A música por sua vez não possui letra, apenas melodia e ritmos que variam com os sentimentos dos personagens do filme assim com os acontecimentos. – ACHO QUE TÁ ERRADO
	NÃO FAÇO A MENOR IDÉIA
	Linguagem da tatilidade
	Por ser um menino cego, Mohammad usa muito de seus outros sentidos além da visão para reconhecer coisas. Sua visão de mundo é feita através principalmente dos dedos que são sua fonte mais segura para conhecer coisas novas. O tato é de extrema importância para Mohammad, pois é o meio pelo qual ele vê o mundo e sendo assim, a linguagem da tatilidade é essencial para a existência deste menino. Um exemplo disso é ao tocar nas mãos da avó e dizer como estas são macias apenas pelo toque.
	Imagens como o abraço das duas na hora do desespero ou como o beijo final de Louise e Jimmy são exemplos de tatilidade neste filme. Cenas das duas se abraçando ou colocando a mão uma sob a outra são cenas de cumplicidade, amizade. A cena de Louise e Jimmy foi um ato de amor, carinho. Já a cena de Thelma com J.D foi uma cena de paixão, ardência. Estes são três exemplos distintos, mas todos onde a tatilidade é aparente para evidenciar algo que na maioria das vezes se encontra implícito. 
	Linguagem da gestualidade e da cinese
	A linguagem da cinese é mostrada quando ao morrer, Mohammad mexe com o dedo e isso evidencia seu encontro com Deus. Ao levantar o dedo indicador, está implícito no filme que o menino finalmente encontrou o paraíso e está bem. MENOR IDEIA DE GESTOOOO!!!! NÃO LEMBRO NADA DO FILME POOOO!!!
	Ao colocar as mãos na cabeça como um gesto de preocupação após ver os policias, Thelma está usando da linguagem da gestualidade, isto é, usa dos gestos para expressar seus sentimentos. Outro exemplo desta linguagem no filme é quando Louise, ao ver que J.D roubou todo seu dinheiro, senta no chão e põe ambas as mãos na cabeça e em seguida no pescoço. Tal gesto nos mostra além do sentimento de preocupação, o sentimento de desespero. MENOR IDEIA DE CINESEEEEE!!!! HAHAHAHA

Outros materiais