ok clin peq 18.05.11
25 pág.

ok clin peq 18.05.11

Disciplina:Clínica Médica de Mamíferos de Pequeno Porte15 materiais49 seguidores
Pré-visualização7 páginas
discreto. Às vezes o animal lambe excessivamente o local. Não tem tanto prurido, podendo chegar a ser generalizada. O animal lambe, então não tem escoriação, vc não tem infecção secundária.
	A lesão é sempre na área de contato. Ex. se é alguma coisa no chão, a lesão é sempre ventral, e macho faz muito na bolsa escrotal porque a pele é mais fina. Região de pescoço (quando é a cólera), roupa (no inverno, começo a ver falha de pelo).
	Lesão clássica: eritrema, alopecia, algumas pápulas e com a cronicidade tenho a hiperqueratose. Não passa disso, na área de contato.

Diagnóstico
- Raspado parasitológico
- Cultura dermatófitos;
- Citologia (eosinófilos)
- Lesão x área de contato

Tratamento
	Retirar contato (similares)
	Corticóide tópico (ex.
	Infecções secundárias (não são comuns)

Diagnostico:
	O que agente pode excluir: sarna, escabiose.
	Fazer raspado parasitológico. Pra excluir uma sarna demodécica, uma dermatofitose, porque como não tem muito prurido não podemos pensar direto na DAC, temos que descartar.
	Raspado parasitológico, cultura de fungo, citologia (nem vale a pena).

Fecho o diagnóstico:
	Lesão na área de contato. Eu excluo o contato e vejo como o paciente vai ficar.
	
Lembrando que: se ele tem alergia a coleira de couro, ele vai fazer alergia a qualquer outra coisa que tenha couro. Se ele tem alergia a plástico, tem que trocar as vasilhas dele e não pode deixar brincar com garrafa pet, nada de plástico. E lembrar que ele já está sensibilizado, então o menor contato vai fazer com que ele tenha o mesmo quadro.

Tratamento
	Retiro o contato.
Basta um corticóide tópico, vc passa um creme corticóide tópico. Só se a lesão estiver muito disseminada vc pode fazer um sistêmico e retira o contato.
Raramente temos infecção secundária.
Ex: pomada de media ação: betametasona, fluorcinolona, etc. se vc usar por muito tempo vc vai ter efeito colateral, mas se usar 1 semana não tem problema.