Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVAS ESPECIAIS – AAE 02
Curso: Pedagogia Turma: 2020/2 Semestre: 4º 
Disciplina: Estimulação de Bebês
Professora: Georgia Borges
Polo: Itapuca- RS
Acadêmico (a): Monalize Burille RGM: 053.17034
Prezados acadêmicos, segue abaixo a Atividade Avaliativa Especial. O prazo de envio da mesma é até o dia 02/10/2020, após essa data o sistema não irá ser reaberto, e também não será aceita por e-mail. Responda a AAE no Gabarito abaixo.
A correção dessa atividade, será realizada após o período final do envio.
	GABARITO
	1.DISSERTATIVA
	6. C
	2. DISSERTATIVA
	7. C
	3. B
	8. D
	4. B
	9. C
	5. D
	10. C
QUESTÕES
1 – Descreva, dando exemplo, de pelo menos 3 enfoques de um programa de estimulação precoce descritas por Legarda; Miketta (2008).
Estimulação centrada em atividades e ou experiências: pode ser desenvolvida através de um passeio em uma praça, onde podem ser oferecidos a criança diversos materiais como grama, terra, folhas, ainda observar e brincar no ambiente, estimulando a preservação a natureza.
Estimulação centrada em experiências pontuais ou projetos: Inventar uma história, ou adapta-la de um livro, onde a criança faz parte do roteiro. Através de questões, a criança poderá decidir o caminho que a história seguirá, despertando sua criatividade e autoconfiança.
Estimulação universal e multissensorial: pode ser desenvolvida através do manuseio de aparelhos musicais para que a criança experimente e diferencie os sons.
2 – Entre as décadas de 60 e 80, muitas terminologias foram aplicadas a fim de tentar esclarecer a diversidade, vejamos algumas delas: indivíduos “defeituosos”, “deficientes” ou “excepcionais”. Nesse período, a sociedade não se direcionou para a ausência de qualquer capacidade mental ou física das pessoas. Passando para os anos 90, o termo que mais se utilizou foi “pessoa portadora de deficiência”, passando a atribuir a deficiência como um valor agregado à pessoa. Dessa forma, substituiu-se o termo deficiência por “necessidade”, contudo, esse também foi eliminado. E, na atualidade, como devemos chamá-los e por quê?
Devemos chama-las de pessoas com deficiência, sendo que com o novo termo, essas pessoas tem autonomia na tomada de decisões, aumentando então suas responsabilidades e proporcionando-lhes a inclusão.
3 - A estimulação precoce é implementada através de programas construídos com a finalidade de favorecer o desenvolvimento integral da criança. Trata-se de uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na pedagogia, e nas psicologias cognitivas e evolutiva. Assinale a alternativa incorreta. 
a) Estimulação precoce é o conjunto dinâmico de atividades e de recursos humanos e ambientais incentivadores que são destinados a proporcionar à criança, nos seus primeiros anos de vida, experiências significativas para alcançar pleno desenvolvimento no seu processo evolutivo.
b) A palavra estimulação vem do latim stimulatione, e significa ato de aguilhoar, ação de amenizar, descansar. Já a palavra precoce originária do latim praecox, significa prematuro, temporão, antecipado. 
c) O termo estimulação essencial, também pode ser encontrado na literatura, advindo de uma crítica de alguns profissionais que acreditam que o emprego da palavra precoce não seria adequado devido sua relação com o entendimento de que nada poderia realizar-se antecipadamente no que se refere ao desenvolvimento e à educação. 
d) A definição de estimulação seria o ato ou efeito de estimular, que significa incitar, promover, empenhar-se para algo seja intensificado ou realizado.
4 - A estimulação precoce se destina às crianças ainda na primeira infância, também como medida de prevenção. Assinale a alternativa incorreta: 
a) A estimulação da criança, desde a mais tenra idade, é fundamental para que ela desenvolva a capacidade, é a fase na qual a criança poderá adquirir qualquer habilidade com muito mais facilidade, ocorrendo a maior maturação do sistema nervoso central. 
b) É somente nos três primeiros anos de vida que o desenvolvimento do bebê acontece com maior relevância. Pois, é até esta idade que o cérebro se forma em 95%. 
c) A estimulação precoce pode, ainda, reduzir consideravelmente o índice de pessoas com deficiência em um pais ou atenuar seus efeitos. 
d) É importante considerar que é nessa fase que se dá as mudanças de crescimento mais incríveis e que o ser humano é inteiramente sensível aos efeitos do meio que vive.
5 - No princípio, o trabalho de estimulação precoce teve como objetivo central, o acompanhamento clínico e terapêutico de bebês em risco e com patologias orgânicas. De acordo com as Diretrizes Educacionais sobre a Estimulação Precoce.
Assinale a alternativa incorreta: 
a) Toda criança tem condições de assimilar, de alguma forma, os benefícios da estimulação que lhe for proporcionada em função de suas características individuais, seja qual for o tipo e a intensidade de sua deficiência. 
b) Crianças com deficiências devem participar do processo de estimulação, assumindo o papel que lhe cabe.
c) Toda família que possui criança com deficiências tem direito a receber apoio e orientação específicos.
d) Os benéficos da estimulação precoce serão mais efetivos quando o processo for reorganizado e aplicado de maneira imediata, única e branda, seguindo o desenrolar do progresso de desenvolvimento. 
6 - Assinale a alternativa correta em relação aos aspectos que estão diretamente relacionados ao processo de aprendizagem: 
a) Somente o vínculo afetivo e a afetividade. 
b) A maturação biológica e cerebral, assim como o desenvolvimento motor exclusivamente.
c) O vínculo afetivo, a afetividade, a maturação biológica, cerebral e o desenvolvimento motor irão influenciar na formação da identidade da criança, assim como no aprendizado.
7 - Tisi (2010) descreve o desenvolvimento motor em relação as destrezas do bebês no dois primeiros anos. Assinale a alternativa incorreta:
a) O bebê começa a se arrastar, engatinha até se colocar em pé e dar os primeiros passos, conseguindo ao final do primeiro ano, andar. Mas nem todos os bebês já estarão andando e isso não é preocupante, pois cada bebê terá seu tempo. Nesta idade, o bebê terá certa autonomia com os movimentos das mãos. 
b) Dos seis aos 9 meses, adquire o controle sobre as mãos e tronco, é capaz de sentar-se, pega e passa objetos de uma para outra. Aos dois anos, caminha e corre, articula palavras, tem pouco controle sobre esfíncteres, anal e urinário, adquire um sentido rudimentar de identidade e posições pessoais. 
c) Nos primeiros 3 meses, a criança adquire o controle sobre os 12 pequenos músculos que regem o movimento dos olhos. Dos três aos seis meses, ainda não adquiriu domínio sobre músculos que sustentam a cabeça e que dão movimentos aos braços, apenas estende a mão em busca de objetos.
d) Quando a criança atinge 2 anos, os movimentos continuam rudimentares, mas, agora, o estágio avança para o estágio de pré-controle e já começa a pular no mesmo lugar, com os pés juntos. Consegue correr com segurança, mas não controla ainda a velocidade, não conseguindo parar bruscamente.
8 - Um programa de estimulação precoce deve apresentar objetivos claros e bem delineados para que possa cumprir com sua função. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos objetivos da estimulação precoce. 
a) Maximizar o potencial de cada pai ou responsável, de modo que eles interajam com a criança de forma a estabelecer mutualidade precoce na comunicação e afeto e prevenir o advento de patologias. 
b) Promover uma base para treinamento para profissionais no campo da estimulação precoce em todo país. Assim como uma base de pesquisa na área do crescimento e desenvolvimento infantil como, por exemplo, sobre os efeitos da privação ambiental e sensorial no desenvolvimento da área cognitiva. 
c) Promover um modelo de atuação cruzada e multidisciplinar de trabalho com crianças e suas famílias ou responsáveis. 
d) Prover informações quanto a recursos na comunidade, disponíveis somente no período pré-natal.
9 – Os enfoquesde um programa de estimulação precoce estão descritos a seguir, exceto: 
a) Estimulação Centrada em Atividades e ou Experiências; Centrada em Experiências Pontuais e ou projetos. 
b) Estimulação Unissensorial e ou Multissensorial; Estimulação puramente Intelectual ou orientada para Aspectos Variados do Desenvolvimento. 
c) Estimulação baseada em uma Transmissão-aquisição de Conhecimento.
d) Estimulação Centrada em áreas de Desenvolvimento e ou em Espaços ou campos de Aprendizagem.
10 - As práticas de atividades de estimulação são fundamentais para o desenvolvimento integral do indivíduo e isso se dá por meio da plasticidade que o cérebro apresenta, tendo em vista que: 
a) O comando genético do processo de maturação precisa de alimento funcional dos estímulos adequados e não necessitam de interação do meio. 
b) O sistema nervoso central é muito vulnerável durante a gestação, o parto, o período pré-natal e os primeiros anos de vida, por isso a estimulação deve ser evitada nestes períodos. 
c) A maioria das células do sistema nervoso central é adquirida até os seis meses de vida extra-uterina, por esse motivo essa fase é tão importante.
d) O avanço das pesquisas em neurociências e suas descobertas sobre a plasticidade cerebral e o desenvolvimento de novas conexões neuronais, indica que a relação mãe-bebê neste processo é o menos importante.

Outros materiais