Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1

Prévia do material em texto

PROVA 1
Curso: Pedagogia
Prof.(ª): Mestre Natacya Caetano 
Disciplina: Didática II| 
Carga Horária: 80h | Semestre Letivo: 4º
Nome: Monalize Burille RGM:_053.17034
GABARITO 
Marque aqui as respostas referentes às questões de 01 a 07
	01) A
	02) B
	03) D
	04) B
	05) A
	06) B
	07) D
	
Insira aqui as respostas dissertativas 08, 09 e 10
	08) O saber didático-curricular relaciona-se a organização e realização das atividades educativas. Buscar formas de fazer, utilizando-se da dinâmica pedagógica como forma de articular os conteúdos visando sempre o melhor resultado. Através do saber curricular, os educadores vão se aprimorando aos discursos, conteúdos, objetivos e métodos definidos pela instituição escolar.
	09) A tendência pedagógica descrita é a "Crítico-social dos conteúdos" ou "Histórico Crítica", a qual visa a preparação do aluno para participação ativa na sociedade, nela o educando é considerado um ser concreto situado historicamente. O professor, por sua vez assume um papel de autoridade orientando e favorecendo o processo de ensinar e aprender, proporcionando autonomia ao aluno, para que possa se tornar um cidadão atuante.
	10) Durante o meu ensino fundamental, a tendência pedagógica predominante era a liberal tradicional, já que na época era comum a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares eram separados da realidade e o professor era o detentor da razão e sabedoria. Utilizávamos da memorização para a concretização do aprendizado, sendo ele mecânico, passivo e repetitivo.
Questão 01
Na escola tecnicista, a relação professor-aluno se fundamenta em papéis bem definidos:
(I) o professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.
(II) a comunicação entre eles tem um sentido exclusivamente técnico, que é o de garantir a eficácia da transmissão do conhecimento.
(III) debates, discussões, questionamentos são necessários, assim como, as relações afetivas e pessoais dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem são muito importantes.
(IV) professor e aluno administram juntos as condições de transmissão da matéria, conforme um sistema instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) I e IV
e) II e IV
Questão 02
Como afirma Saviani:
"Aqui se incluem os conhecimentos produzidos pelas ciências da educação e sintetizados nas teorias educacionais, visando a articular os fundamentos da educação com as orientações que se imprimem ao trabalho educativo."
Essa afirmativa refere-se ao saber:
a) Atitudinal
b) Pedagógico
c) Didático-curricular
d) Crítico-contextual
e) Específico
Questão 03
A seguir, você vai ler um Plano de aula que pode ser utilizado em uma turma de 4º ano do ensino fundamental. Qual das ETAPAS apresentadas abaixo está CORRETA?
a) OBJETIVOS - Folha, lápis, borracha, revistas e uma cópia da fábula O Burro que Vestiu a Pele de um Leão
b) ESTRATÉGIAS - Ortografia- uso de R e RR
c) RECURSOS - Refletir sobre ortografia
d) ATIVIDADE AVALIATIVA - Propor outro ditado e uma produção escrita, para analisar se os alunos utilizam o registro como fonte de referência.
Questão 04
Na aula 1, aprendemos que a Educação se desenvolve a partir de diferentes tendências pedagógicas.
Qual das afirmativas abaixo, refere-se à TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL?
a) Tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, método de solução de problemas, acentuada importância ao trabalho em grupo.
b) A autoridade do professor exige atitude passiva dos alunos e impede comunicação entre eles, durante as aulas. O professor transmite o conteúdo em forma de verdade e a disciplina imposta garante atenção e silêncio.
c) O professor administra as condições de transmissão da matéria; o aluno recebe, aprende e fixa. A comunicação tem um sentido exclusivamente técnico.
d) Valorização do processo de aquisição do saber, facilitando os meios para o estudante buscar o conhecimento.
Questão 05
Nessa TENDÊNCIA PEDAGÓGICA o essencial não é o conteúdo da realidade, mas as técnicas (forma) de descoberta e aplicação. Neste modelo, o aproveitamento ordenado de recursos, com base no conhecimento científico é o meio eficaz de obter a maximização da produção e garantir um ótimo funcionamento da sociedade.
Identifique a TENDÊNCIA PEDAGÓGICA nas alternativas a seguir:
a) Pedagogia Liberal Tecnicista
b) Pedagogia Liberal Escolanovista
c) Pedagogia Progressista Tradicional
d) Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
Questão 06
Leia com atenção as afirmativas a seguir:
I - Os conteúdos, os procedimentos didáticos, a relação professor-aluno não tem nenhuma relação com o cotidiano e muito menos com as realidades sociais.
II - A tecnologia (aproveitamento ordenado de recursos, com base no conhecimento cientifico) é o meio eficaz de obter a maximização da produção a garantir um ótimo funcionamento da sociedade; a educação é um recurso tecnológico por excelência.
III - A disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e o silêncio.
IV - Os conteúdos de ensino são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivencia frente a desafios cognitivos e situações problemáticas.
Quais as afirmativas se referem à Pedagogia Liberal Tradicional?
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
Questão 07
Seria bom que no processo ensino-aprendizagem existisse um confronto do aluno, entre sua cultura e a herança cultural da humanidade, entre seu modo de viver e os modelos sociais desejáveis. Existisse também, um professor que interferisse para ajudá-lo a ultrapassar suas necessidades e criar outras, a fim de ganhar autonomia e garantir sua incorporação futura no mundo do trabalho e uma formação enquanto cidadão para intervenção na vida pública. Em relação à situação acima, qual das afirmativas está correta. O/A professor/a:
a) Está contemplando o saber atitudinal, porque demonstra que sabe o conteúdo da disciplina que vai ministrar, ou seja, o conhecimento que integra o currículo escolar.
b) Demonstra o saber crítico-contextual, na situação apresentada, envolve posturas inerentes ao papel do(a) educador(a): disciplina, pontualidade, coerência, clareza, justiça, diálogo, respeito às pessoas, etc.
c) Tem clareza da opção pedagógica que vai desenvolver em sua aula, especificamente, o compromisso filosófico-ideológico que assume enquanto educador(a). Nesse caso, está contemplando o saber didático curricular.
d) Está comprometido com a docência dentro de uma perspectiva transformadora, diretamente relacionada a uma concepção valorativa de mundo, o que corresponde ao saber pedagógico.
Questão 08
Segundo Saviani, são cinco os saberes implicados na formação do/a educador/a: atitudinal, pedagógico, crítico contextual, específico e didático-curricular. Explique o saber didático-curricular:
O saber didático-curricular relaciona-se a organização e realização das atividades educativas. Buscar formas de fazer, utilizando-se da dinâmica pedagógica como forma de articular os conteúdos visando sempre o melhor resultado. Através do saber curricular, os educadores vão se aprimorando aos discursos, conteúdos, objetivos e métodos definidos pela escola.
Questão 09
Leia com atenção:
Seria bom que no processo ensino-aprendizagem existisse um confronto do aluno, entre sua cultura e a herança cultural da humanidade, entre seu modo de viver e os modelos sociais desejáveis. Existisse também, um professor que interferisse para ajudá-lo a ultrapassar suas necessidades e criar outras, a fim de ganhar autonomia e garantir sua incorporação futura no mundo do trabalho e uma formação enquanto cidadão para intervenção na vida pública.
Segundo Libâneo (1985), a tendência pedagógica do professor que trabalha na perspectiva apresentada na situação acima descrita, pode ser: Tradicional, Nova, Tecnicista ou Crítico-social dos conteúdos.
A tendência pedagógica descrita é a "Crítico-social dos conteúdos" ou "Histórico Crítica", a qualvisa a preparação do aluno para participação ativa na sociedade; o educando é considerado um ser concreto situado historicamente. O professor, por sua vez assume um papel de autoridade orientando e favorecendo o processo de ensinar e aprender, proporcionando autonomia ao aluno, para que possa se tornar um cidadão atuante.
Questão 10
Agora responda qual a tendência pedagógica e justifique sua resposta:
Qual a tendência pedagógica que predominava na escola, em sua experiência como aluno(a), do ensino fundamental: liberal ou progressista? Justifique sua resposta, utilizando os conteúdos desenvolvidos na aula 1:
Durante o meu ensino fundamental, a tendência pedagógica predominante era a liberal tradicional, já que na época era comum a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares eram separados da realidade e o professor era o detentor da razão e sabedoria. Utilizávamos da memorização para a concretização do aprendizado, sendo ele mecânico, passivo e repetitivo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes