ok Clin peq 02.02.11
28 pág.

ok Clin peq 02.02.11


DisciplinaClínica Médica de Mamíferos de Pequeno Porte15 materiais55 seguidores
Pré-visualização7 páginas
horizontal e estar se infiltrando pra dentro do conduto e causando lesao de desvio lateral de cabeca. 
O sistema vascular periférico é muito sensível.
Sistema vestibular central: está proximo a regiao da medula oblonga ou bulbo. São mais relacionados a alteracoes multissistemicas como virus, doencas fungicas, etc.
Segmentos medulares: primeiro é cervical (C1-C5). O segundo segmento é cervico torácico é de (C6 \u2013 T2). Toracolombar é de (T3 \u2013 L3). A lombosacra é de (L4 \u2013 S1 e S2). Essa divisao é importante pra casos de analise do liquor, pedidos de exames, etc. localizando bem a lesao vc pode fazer uma radiografia pra ver se tem envolvimento tumoral ou entao uma compressao de medula ou entao uma descontinuidade no canal medular, esses 3 faz com a radiografia, é simples. 
Um teste que localiza a lesao. 
Muitas vezes o liquor indica se tem alguma doenca e a origem dessa doenca (se é bacteriana ou fúngica, etc).
Tudo vai ser favorecido se vc tiver um tempo hábil pra fazer a anamnese. 60% do diagnostico das neuropatias estão numa boa anamnese.
Tem doencas infecciosas, ex. botulismo, pode comecar cranial e evoluir até ter uma parada respiratoria por causa de paralisacao da musculatura diafragmatica. 
Ex. vírus da sinomose, normalmente pega a regiao toraco lombar e o animal fica com os apendices locomotores pelvicos parados, paraplegicos. O virus vai causando uma desmielinizacao, destruindo a bainha de mielina, muitas vezes ele vai ascendendo e levando a uma tetraparesia. 
Fora outros agentes, ex. parasitarios, etc. que podem levar a lesoes multissistemicas.
Tem determinadas doencas, ex. meningoencefalite granulomatosa que pode comecar só no olho e depois o foco do cortex cerebral e da convulsao depois ela vai afetar a parte de deangulacao de movimentos. Fora as doencas que compartilhem pele e sistema nervoso. 
Tem lesoes auto imunes. Ex. lupus que é multissitemico, mas pode causar alteracoes no estado de alerta, consciencia do animal. 
Ex. hipotireoidismo pode dar sindrome vestibular. O hipotireoideu pode ter ressecamento de olho por alteracao na producao de lagrima. 
As doencas hormonais podem causar alteracao neurologica. Assim como as doencas metabolicas, então as encefalopatias.
O hipotálamo, subtalamo, talamo, epitalamo, nessa regiao do cerebro, se chama sistema limbico. O hipotalamo controla a saciedade, ingesta de agua, ingesta de alimento, então ele faz esse controle, alem de termometria, ele faz uma termoregulaçao. 
Ex. cadela que come a cria. Existem alteracoes no sistema limbico, as alteracoes psicologicas e psiquiatricas estão relacionadas a essa área, porque no sistema limbico tem, o animal vem com o instinto de protecao de maternidade. Tem algumas racas que são agressivas, mas tem animais dentro dessas racas que são super dóceis. Ex. pitbull. 
Tem alguns animais que já nascem com alteracoes. Como tem pessoas que já nascem com desiquilibrios, a bipolaridade, algumas outras doencas que tem transtorno de humor, tudo isso está no sistema limbico que é na regiao temporal. 
Tem o cérebro, tem o revestimento osseo e tudo, mas se eu fizer uma fratura por um acidente qualquer, onde há um traumatismo, toda vez que há lesao no SNC vai causar um aumento da PIC. 
Ex. animal com crise convulsiva uma atras da outra, porque eu tenho que dar corticoide? Porque eu tenho que entrar com um diuretico osmotico? Porque faz aumento da PIC. Senao vai erniar o cerebelo. Se esse animal se mantiver a noite inteira fazendo crise e o proprietario não levar numa emergencia, vc pode ter danos cerebrais não só por morte do neuronio como tambem por edema, compressao e hemorragia. 
Tudo que pode levar a um trauma, ou uma atividade parostistica de despolarizacao constante (convulsao), vc pode ter aumento da pressao intracraniana.
ex: animal que nasce com alguma anomalia. Ou animais que desenvolvem um tumor cerebral, de repente ele faz uma hidrocefalia, pois aumentou a PIC. 
O animal que está dentro do carro fechado, ai vc faz a termometria está super alta, por volta de 42ºC, o animal chega a desompensar. Agente pensa no figado, que o animal faz diarreia, pensa mais em outra coisa e esquece o SN que está sofrendo tambem.
Lembrem: hipotálamo, subtalamo, talamo, epitalamo, está tudo dentro do sistema limbico.
Agente tem que lembrar como é o aspecto do neuronio: condutor que é o axonio que é onde tem a bainha de mielina e as sinapses que são os dendritos pra um único neuronio passar a informacao pro outro neuronio. 
Ex. quando agente fala que tem convulsao focal, em 30 min virou convulsao generalizada. Porque: aquele grupo inicial de neuronios comecou a se interligar com outro passando informacao, a informacao é a despolarizacao da celula.
Aqui é tato, agente chama de neuronio nociceptor porque é da dor. Nocicepção é da dor.
Tenho que localizar a lesão e descartar outras doenças não neurológicas.
O que um prego que perfurou a pata do animal pode causar: 
Primeiro afetou uma parte aferente de estimulo, chegou pelos nervos periféricos na area medular, chega na sinapse com cerebro que codifica a dor. O cerebro manda retirar o apendice locomotor. Agora o que pode causar também essa perfuracao: tardiamente: tétano.
Cuidado: apendice locomotor torácico é mais proximo ao cérebro, então muito cuidado com os animais, ex. em obras, essas coisas todas. Vc tem que ficar atento em não fechar uma ferida que vc ainda não sabe o que causou, pois o clostridium tetanum vai viver muito bem ali. qual antibiotico vou usar: penicilina. Essas sacadas vamos ter que ter.
Temos que ter uma atividade motora e uma atividade sensitiva. Isso quer dizer que: o estímulo chega por via aferente, é a via sensitiva. Chega ao SNC é feita a leitura daquele estímulo e a via motora é eferente, pra retirar o apendice locomotor. 
Tudo isso está relacionado com a placa motora presente em músculo, receptores na pele sensitivos (dermatomos) que são altamente sensiveis. 
Ex. queimadura de 2º grau: animal pode desidratar, porque toda vez que vc tem uma queimadura vc desidrata, e alem do que, vc está lesando os dermatos daquela regiao ali.
Uma coisa que é importante de lembrar:
	Cada terminacao nervosa onde tem chamada intumescencia que é onde está a agregacao dos nervos perifericos partindo para os apendices toracicos e pelvicos. O animal tem uma intumescencia ao nivel de C6 \u2013 T2 que vai desencadear o plexo na regiao braquial. Um conjunto de nervos ali localizados partindo de terminacoes nervosas pra os apendices locomotores. Então ele tem C6 \u2013 T2 e em L4 \u2013 S1 S2. 
Ex. érnia de disco intervertebral, extusao, protuso, etc. se acontece ao nivel dessas 2 áreas de segmento medular o prognostico ainda é mais reservado.
Na regiao C6 \u2013 T2 tem a regiao interescapular, ali é o mais dificil pra uma incisao cirurgica. Se vc lesar essas intumescencias vc vai ter o animal com perda de movimento.
Essas intumescencias estão a nivel de medula, mas o que agente lembra: que elas dao origem a plexos distantes: plexo braquial e plexo lombosacral.
Foto abaixo:
Olfatório e óptico estão inseridos dentro dos hemisférios cerebrais. 
O óculo motor em diante vai ser localizado no tronco cerebral. (3º par em diante: tronco cerebral)
Cérebro e suas divisoes: (foto acima) 
Cada lobo desse é importante pra identificarmos:
- lobo frontal: responsavel pela inteligencia, deflagrar a atividade motora.
- lobo parietal: responsavel pela regiao de dor, portal da dor, e pressao.
- lobo temporal: é onde está o sistema limbico que é responsavel pelo instinto de amamentação, instinto de aleitamento, instinto de maternidade, que é a regiao psicomotora.
- lobo occipital: parte de ocular, visao.
Ex. cérebro que não tinha circunvoluções, cérebro liso. Lisencefalia, que é um cérebro liso, é uma anomalia. Pode vir junto ou não da hipoplasia cerebelar. Às vezes o animal não teve a formação plena do SN. 
Ex. tem um tumor nessa região temporal, vc já sabe que vai mudar o comportamento do animal. Pode mudar pra raiva, intolerância, alem de te dar alteração no sistema vestibular. Pois está próximo ao