Buscar

APX2_EdInfantil1_

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 2 (APX2) – 2020.1
PRAZO FINAL PARA POSTAGEM: 14/06- 17h
Disciplina: Educação Infantil 1
Coordenadora(o): Karla da Costa Seabra
Aluno(a): Maiana Pimentel da Silva Matrícula: 19212080176 Polo: Magé 
 CRITÉRIOS OBSERVADOS PARA CORREÇÃO:
· A prova é composta por um estudo de caso, no qual é preciso responder três questões, cada uma com sua pontuação específica.
· Você deverá responder objetivamente cada questão, respeitando os limites de linhas estipulados de 6 no mínimo e 10 no máximo. Não serão consideradas as frases posteriores.
· Você deverá responder com suas palavras, com base nos conceitos estudados, não serão aceitas cópias de qualquer natureza, mesmo que a fonte seja citada. A resposta precisa ser de sua autoria.
· Situações de nota zero:
· Provas com respostas iguais;
· Desenvolvimento textual totalmente fora do tema proposto;
· Ausência de linha argumentativa própria: 
· Cópia do texto de um outro autor;
Estudo de caso: 
Uma professora de Educação Infantil está trabalhando no berçário com crianças de 06 meses até 1 ano e 4 meses. A turma é composta por 19 crianças e 5 adultos organizados para o atendimento de 07:30 até às 16:00. O horário é organizado em turnos: o primeiro tem início às 07:30 e reúne três adultos, o segundo se inicia às 12:30 e conta com 03 adultos também. Durante uma reunião, um responsável perguntou a professora: “por que em alguns dias minha filha não toma banho? Percebi que não havia informação sobre o banho na agenda”. A professora lhe respondeu: “na nossa rotina o banho é uma ação para as crianças que evacuam, portanto para as que fazem “cocô”. O ideal para crianças pequenas é que tomem apenas um banho por dia, mais de um não é necessário, por isso o banho deve ser realizado pela mãe, em casa”. O responsável aceitou a resposta, porém não se sentiu satisfeito, foi à direção entender melhor como funciona a organização da rotina na instituição.
A respeito dessa situação hipotética, faça o que se pede a seguir: 
Você é a (o) diretora (o) e terá que responder a indagação do responsável.
a) Elabore uma resposta tendo como orientação o seguinte documento: Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil (2006). (valor: 4,0 pontos) 
A diretora deve responder que, de acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil, a creche não é uma instituição assistencial e sim um espaço educacional que pode criar a sua própria rotina de acordo com o seu planejamento, infraestrutura e quantidade de alunos visando o desenvolvimento físico, cognitivo e psicomotor deles. 
Além disso, deve haver uma parceria entre a escola e a família da criança. Como as professoras já realizam na creche diversas atividades para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, a escola optou por deixar que os pais façam a rotina do banho em casa para participar desse momento que também é um etapa de aprendizagem, com exceção dos casos da criança evacuar. 
b) Discorra sobre a postura da professora, tendo como orientação a relação cuidar e educar na creche. (valor: 3,0 pontos)
A maioria dos responsáveis ainda tem uma visão assistencialista da creche, época em que existia uma grande preocupação com a higiene das crianças, e por isso acreditam que o banho deve ser obrigatório. Por isso a atitude da professora foi correta ao explicar que a rotina da escola prioriza outras atividades. 
Como professora ela tem a responsabilidade de cuidar e educar os seus alunos, criando um equilíbrio entre essas duas tarefas, dando carinho e criando vínculos afetivos com a criança e, ao mesmo tempo, oferecendo estímulos durante as atividades pedagógicas.
c) Organize sua resposta a partir do assunto: organização do tempo e do espaço na creche. (valor: 3,0 pontos)
A organização do tempo na creche é importante porque ocorre na fase inicial do desenvolvimento da criança, e deve ser ajustável para garantir que todas as atividades pedagógicas, lúdicas e de rotina sejam feitas com calma durante o processo de interação e aprendizagem para permitir a construção do conhecimento. 
O espaço na creche deve ser planejado para que a sua estrutura interna e externa (ao ar livre) seja segura, organizada e estimulante, seguindo a metodologia pedagógica da escola, para que a criança possa aprender e desenvolver a sua autonomia e interação umas com as outras. 
Boa Prova!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes