Buscar

ad2-alfa2-

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação a Distância (AD2) – 2020.1
Disciplina: Alfabetização 2
Coordenadora: Stella Maris Moura de Macedo
Aluno(a): Maiana Pimentel da Silva Matrícula: 19212080176 Polo: Magé
 
Questões da AD2:
A autora apresenta três ideias básicas de Vygotsky que têm relevância para a reflexão na área de educação. Quais são? Você deverá identificá-las no decorrer da leitura e comentar o que você compreendeu sobre cada uma delas, fazendo uso de suas próprias palavras. OBS: As suas respostas devem constar em duas páginas no máximo. 
As três ideias básicas de Vygotsky são:
1° - O desenvolvimento do aluno deve ser analisado de maneira prospectiva: o olhar de Vygotsky é muito importante para a área da educação infantil porque enfatiza, durante o desenvolvimento, o interesse em compreender o que é novo na trajetória do indivíduo. A Zona de Desenvolvimento Proximal diz respeito aos processos que já estão presentes no indivíduo, mas ainda não se encontram consolidados, e o professor tem como função principal interferir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, provocando para que eles avancem. Sendo assim, o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento do aluno. 
2° - Os processos de aprendizado movimentam os processos de desenvolvimento: essa ideia diz respeito à dimensão social e histórica do funcionamento psicológico e à interação social na construção do indivíduo. O processo de aprendizado é central no ser humano, e se define em parte pelos processos de maturação do organismo individual, mas é o aprendizado que desperta os processos internos de desenvolvimento. Se o indivíduo não tiver contato com um determinado ambiente cultural não haverá esse processo de desenvolvimento. Assim sendo, a trajetória do desenvolvimento e aprendizado ocorre de fora pra dentro, resultado dos processos interpsicológicos (interações sociais). 
3° - A importância dos processos de atuação dos outros membros do grupo social na mediação entre a cultura e o indivíduo e na promoção dos processos interpsicológicos que serão posteriormente internalizados: significa que o indivíduo realiza ações externas, e estas ações são interpretadas pelas pessoas, de acordo com os significados culturalmente estabelecidos. A partir dessas interpretações é que o indivíduo que realizou as ações externas atribui significados as suas ações e desenvolve os processos psicológicos internos. O simples fato de ter contato com fontes de conhecimento ou frequentar ambientes alfabetizadores não garante necessariamente a aprendizagem nem promove o conhecimento, que é sinalizado por metas culturalmente definidas. 
A escola tem um papel importante no desenvolvimento dos membros de uma sociedade, uma vez que é nesse ambiente que o indivíduo tem contato com o sistema de escrita como modalidade de construção de conhecimento de forma sistemática e intensa, potencializando os efeitos dessas outras conquistas culturais sobre os modos de pensamento.

Outros materiais