Buscar

APX1_EducETrabalho_2020 2_

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial (APx1) – 2020.2
DATA LIMITE DE ENTREGA – 04/10 ATÉ ÀS 11h
Disciplina: Educação e Trabalho
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Soares Barbosa
Aluno(a): Maiana Pimentel da Silva Matrícula: 19212080176 Polo: Magé 
Questão 1: (1,5 ponto)
Com base em Saviani (2007) retrata em seu texto a relação ontológica/histórica entre trabalho e educação, demonstrando que em um dado momento histórico a unidade existente entre trabalho e educação foi rompida. Indique algumas consequências provocadas pela cisão entre trabalho e educação. 
De acordo com o texto de Saviani a separação entre trabalho e educação gerou como consequências o fortalecimento da divisão de classes na sociedade (dominante e dominada) e a institucionalização do sistema educacional, já que a escola assumiu uma ideologia influenciada da classe dominante. 
Questão 2: 
“É preciso convencer a muita gente que o estudo é também um trabalho, não só muscular-nervoso mas intelectual; é um processo de adaptação, é um hábito adquirido com esforço, aborrecimento e mesmo sofrimento. A participação das mais amplas massas na escola média leva consigo a tendência a afrouxar a disciplina do estudo, a provocar “facilidades”. Muitos pensam, inclusive, que as dificuldades são artificiais, já que estão habituados a só considerar como trabalho e fadiga o trabalho manual [...] Se se quiser criar uma nova camada de intelectuais chegando às mais altas especializações, próprias de um grupo social que tradicionalmente não desenvolveu as aptidões adequadas, será preciso superar dificuldades inauditas” (GRAMSCI, 1995, p. 138/139).
No fragmento destacado é possível perceber a crítica de Gramsci as escolas oferecidas aos trabalhadores, que seguem a “tendência de afrouxar a disciplina do estudo e de provocar facilidades”. Em oposição a essa “tendência”, Gramsci faz a defesa de um outro processo formativo às classes trabalhadoras. Com base nos textos estudados na disciplina, responda:
a) Para Gramsci, quais as principais funções da escola a ser oferecida aos trabalhadores? (1,5 ponto)
Gramsci defende uma escola unitária e igualitária, onde todos os indivíduos podem ter a chance de acessar o mesmo tipo de ensino formal e profissional - manual e intelectual - independente de qual classe social ele seja, para assim desenvolverem sua autonomia e a emancipação humana necessárias para questionar os princípios impostos pelo Estado capitalista.
b) Indique as semelhanças e/ou diferenças entre a escola defendida por Gramsci e pelos liberais aos trabalhadores. (1,5 ponto)
Como foi dito anteriormente, Gramsci defendia um sistema educacional igualitário para todos os cidadãos, independente da sua origem. Já os liberais eram contra a ideia de oferecer as mesmas condições educacionais a todos porque a escola deveria formar os trabalhadores de acordo com as necessidades econômicas do Estado. Além disso, seria mais fácil manter a divisão de classes oferecendo um tipo de educação voltada para a formação dos futuros líderes e dirigentes e outra voltada para a população das camadas populares para a formação de mão de obra.
c) Na sua opinião, quais são as facilidades/dificuldades para a implementação no Brasil da proposta de formação defendia por Gramsci? (1,5 ponto)
	Acredito que não haveria facilidades em implementar o sistema de ensino defendido por Gramsci, apenas dificuldades, por duas razões: em primeiro lugar, o Brasil possui um território muito extenso e com diferentes situações, realidades e regionalismos no que diz respeito a situação social e educacional, logo é difícil criar um projeto educacional homogêneo. Em segundo lugar, atualmente temos um governo que não investe na educação de maneira eficiente e necessária para dar acesso igualitário à educação e provocar uma mudança social no país.
d) No sistema educacional brasileiro há esta “tendência de afrouxar a disciplina do estudo e de provocar facilidades” no processo formativo escolar proposto aa classes trabalhadoras? Justifique sua resposta. (1,5 ponto)
	Infelizmente, sim. Prova disso é a aprovação automática em algumas séries das escolas públicas e os casos de estudantes oriundos dessas mesmas escolas que terminam os estudos com dificuldades em tarefas básicas, como interpretação de texto ou resolver problemas básicos de matemática. Ademais, se compararmos os conteúdos pedagógicos das escolas públicas e privadas veremos que na escola privada ele é mais complexo e avançado do que na escola pública. 
Questão 3: (2 pontos)
De acordo com Segnini (2000, p.73), “é possível observar, após terem decorrido quase três décadas de mudanças nas formas de racionalização do capitalismo, que o desenvolvimento econômico não mais significa desenvolvimento social, como ocorreu em países hoje considerados desenvolvidos por um longo período”. Com base em Segnini (2000) e Antunes (2002), responda:
a) Indique algumas consequências sociais da reestruturação produtiva ocorrida nos países de capitalismo central e nos países periféricos, como o Brasil. 
Precarização do trabalho, aumento do desemprego e falta de interesse político em lidar com questões ambientais em prol do desenvolvimento econômico. 
b) É possível a educação resolver os problemas ocasionados pela reestruturação produtiva? Por quê? 
	Sim, pois os mais afetados pela reestruturação produtiva são os cidadãos das camadas populares que tiveram pouco acesso à educação. Logo, se fosse oferecido uma nova oportunidade educacional a eles, como por exemplo educação profissional e técnica, eles poderiam ser reinseridos no mercado de trabalho ou conseguir melhores oportunidades, consequentemente resolvendo problemas como desemprego e desigualdade social.

Outros materiais