Buscar

AD2 - Psicologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Psicologia da Educação
Coordenadora: Ana Lucia Gomes
Aluno: Maiana Pimentel da Silva - Matrícula: 19212080176
AD2 – 2019.02
Questão 01: (valor: 5,0 - 2,5 cada item)
Leia o diálogo abaixo e responda aos itens A e B.
Criança 1: “Eu acertei todas contas! ”
Criança 2: “Eu acertei só cinco. Não vou conseguir terminar a tarefa. ”
Criança 3: “Não se preocupe! Deixe que eu faço para você. Isso é muito fácil. ”
Criança 1: “Assim, ela não vai saber fazer na hora da prova. Eu vou te explicar como se faz. ”
A) Considerando a Zona de Desenvolvimento Proximal, em qual nível de desenvolvimento as crianças 1, 2 e 3 se encontram? Justifique sua resposta.
RESPOSTA: As crianças 1 e 3 estão no nível de desenvolvimento real pois demonstram no diálogo que elas têm domínio do assunto da tarefa a ser realizada e a criança 2 está no nível de desenvolvimento potencial porque apresenta dificuldades para concluir a tarefa e ele ainda necessita da orientação de um alguém mais capaz para o ensinar. 
B) Segundo a perspectiva sociointeracionista, por que dizemos que a ajuda da criança 03 não será positiva para a aprendizagem da criança 02? Justifique sua resposta. 
RESPOSTA: Porque a perspectiva sociointeracionista defende que o aprendizado vem por meio da interação do aluno com a mediação do professor, sendo assim a ajuda da criança 3 não vai fazer com que a criança 2 construa o seu pensamento e entendimento acerca daquela atividade por conta própria, e consequentemente ela não vai desenvolver o seu aprendizado.
Questão 02: (valor: 2,5)
Explique por que para a perspectiva metacognitiva a automação de determinados conhecimentos é importante, mas, não é determinante para a compreensão do assunto pelo aluno.
RESPOSTA: Mesmo que o professor consiga ensinar aos alunos padrões metacognitivos de aprendizagem – criar estratégias que ajudem a resolver problemas, melhorar a compreensão do assunto e estruturar pensamentos - as particularidades do aluno, como a motivação, a emoção ou as sensações dele, interferem no seu processo de aprendizado. Além disso, o nível de dificuldade do assunto também influencia, podendo desmotivar o aluno ou não exigir dele o suficiente para pôr em prática essa nova habilidade ou conhecimento. 
Questão 03: (valor: 2,5)
Segundo a teoria psicanalítica, o aparato psíquico é constituído pelos sistemas denominados por Id, Ego e Superego. Explique quais são as características e funções que cada uma dessas instâncias possuem. 
RESPOSTA: O Id é o componente primitivo e instintivo da personalidade e opera segundo o princípio do prazer, exige gratificação imediata às suas necessidades e é totalmente inconsciente. 
O Ego surge a partir do Id. É o componente da personalidade que toma as decisões e opera segundo o princípio da realidade, procurando adiar a satisfação das necessidades do Id até que se encontrem alternativas adequadas. Possui o papel de mediador, ou seja, tenta atender as necessidades do Id, de acordo com uma maneira socialmente aceitável pelo Superego. 
O Superego incorpora os padrões sociais – censura, moral, costumes - sobre o que representa o certo e o errado. Foi criado pelo Ego com a energia do Id para controlar o Id. 
Esses três componentes exercem influências múltiplas entre si e resultam nas tomadas de decisões que o indivíduo fará ao longo de sua vida.
2

Outros materiais

Outros materiais