A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
elizangela RELATÓRIOPRÁTICASEAD_ANATOMIA HUMANA - aula 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA _ Aula 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:ELIZÂNGELA GOMES ROCHA 
	MATRÍCULA: 01404620
	CURSO: ENFERMAGEM 
	POLO: BARRAS 
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): LUCIANO MELLO
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
	O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
	concisa;
	O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
	Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
	Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
	Espaçamento entre linhas: simples;
	Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
		TEMA DE AULA: ARTROLOGIA 
RELATÓRIO:
	Identificar as articulações, estruturas e componentes articulares abordados em aula.
			TEMA DE AULA: MIOLOGIA
RELATÓRIO:
	Identificar as estruturas anatômicas abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções.
.
			TEMA DE AULA: SISTEMA DIGESTÓRIO 
RELATÓRIO:
	Identificar as estruturas anatômicas abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções.
				TEMA DE AULA: CARDIOVASCULAR 
RELATÓRIO:
	Identificar as principais veias e artérias do corpo humano.
	Identificar as partes que compõem o coração.
				TEMA DE AULA: OSTEOLOGIA 
RELATÓRIO:
	Identificar os principais ossos componentes e suas funções (esqueleto, pé, mão)
		TEMA DE AULA: ARTROLOGIA 
RELATÓRIO:
1Identificar as articulações, estruturas e componentes articulares abordados em aula.
A articulação o é que vai garantir os movimentos entre o osso e outro. Essas estruturas promovem conexões entre os ossos auxiliando no suporte e permite os diferentes movimentos. Existem vários tipos de articulação muscular que são classificados em três: Articulações sinoviais, articulações fibrosas e articulações cartilagíneas.
 A articulação cartilaginosa que une os ossos é chamada de sínfise que são encontradas na área da articular interno postal , ela dá movimento na caixa torácica. Existem dois tipos de articulações cartilaginosas: as sincondroses e as sínfises.
 As articulações fibrosas são encontradas no crânio, elas que unem os ossos. São divididas em suturas, sindesmoses e gonfoses. A próxima articulação que foi exposta na aula é a mais complexa, a articulação sinovial, são as que apresentam grande mobilidade , exemplo: joelho que armazena o líquido dentro chamado líquido sinovial que é o que dá movimento. Essa cavidade é re vertida pela cartilagem articular nas superfícies dos ossos pela membrana sinovial.
			TEMA DE AULA: MIOLOGIA
RELATÓRIO:
	Identificar as estruturas anatômicas abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções.
Mio l ogi a estu da o S i stema mu scu l ar, su a estru tu ra, f u n çã o e também as do en ças do mú scu l o . A Mi ol o gi a di vi de os mú scu l o s e m 3 gru po s com rel ação à su a fu n çã o f i si o lógica
.
Músculo Estriado Es quelético (Skeletal Muscle): Localizados juntos ao esqueleto econectados através dos tendões, esse tipo de músculo é controlado pelo sistema nervosocentral e caracterizado p or movimentos fortes e voluntários, por exemplo, os músculos dosmembros inferiores e superiores: os braços, as mãos, as pernas e os pés.Músculos Superficiais: localizados logo abaixo do tecido epitelial, por exemplo, os músculos do rosto e do pescoço.Músculos Profundos: localizados no interior do corpo humano, por exemplo,nos órgãos.Principais Músculos do Corpo HumanoO maior músculo do corpo humano é o da coxa, com comprimento de até meio metro. Por outro lado, o menor músculo é o que está localizado entre as vértebras, medindo cerca de 1 cm.O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.O sistema muscular humano possui cerca de 600 músculos , agrupados em:
úsculos da Cabeça e do PescoçoMúsculo occipitofrontal (crânio)Músculo temporoparietal (crânio)Músculo orbicular do olho (olho)Prócero (nariz)Nasal (nariz)Músculo bucinador (boca)Músculo orbicular da boca (boca)Músculo masseter (mandíbulas)Músculo temporal (mandíbulas)Músculo genioglosso (língua)Músculo estapédio (ouvido)Músculo tensor do tímpano (ouvido)Platisma (cervical)Esternocleidomastóideo (cervical)Músculo longo do colo (vertebral anterior)Músculo escaleno anterior (vertebral lateral)Músculo constritor inferior da faringe (faringe)Cricotireóideo (laringe)Músculos do Tórax e do AbdômenEsplênios (dorso)Eretor da espinha (dorso)Intercostais (tórax)Transverso do abdômemLevantador do ânusEsfíncteres do ânus 
Músculos dos membros superiores: Trapézio (coluna vertebral)Peitoral maior (cavidade toráxica)Peitoral menor (cavidade toráxica)Deltóide (ombro)Coracobraquial (braço anterior)Bíceps braquial (braço anterior)Braquial (braço anterior)Tríceps braquial (braço posterior)Pronador redondo (antebraço)Braquiorradial (antebraço)Tenar (mão)Hipotenar (mão)Lumbricais (mão)Músculos dos Membros InferioresMúsculo psoas maior (pelve)Músculos glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo (pelve)Músculo piriforme (pelve)Músculo sartório (coxa)Músculo pectíneo (coxa)Músculo bíceps da coxaMúsculos fibular longo e fibular curto (coxa)Músculo tríceps sural (coxa)Músculo tibial anterior (perna)Músculo extensor curto dos dedos (pé)
	
	RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.