16.05.11
4 pág.

16.05.11


DisciplinaBiotecnologia da Reprodução Animal77 materiais471 seguidores
Pré-visualização2 páginas
altamente clinificada e que vão porduzir alimento com mt agrotóxico, com muito transgênico, e com baixo preço para alimentar o povo da baixa pirâmide. 
Transgenicos que são destinados para fazer medicamento, o leite da vaca vai vim com uma PTN coagulase.
Uma coisa fizeram vcs a esta aqui hj, a trabalhar depois que é a pílula, pq a mulher tem fç de parir. 
A mulher ganha menos por conta da licença maternidade, mais é criado para amamentar o filho. 
Se fizer uma vaca que produza o leite materno, não precisa ter mais a licença maternidade. 
 Os indivíduos transgênicos são os recomendados pra fazer clone, porque vc já chegou onde vc queria com aquela genética, ai vc multiplica os indivíduos com as características que vc quer. 
Tem que ter cuidado com os transgênicos na natureza como problema reprodutivo com peixes devido descontrole hormonal nos rios pelo xixi da mulher que toma pílula anticoncepcional e com isso elimina moléculas muito pequenas que não são tratadas com o sistema de esgoto. (OBS: no Brasil agente não tem sistema de esgoto eficiente).
Marcadores moleculares
	Uma seqüência de DNA compõem um gene.
Nem toda cadeia de dna é gene, o gene é que vai transmitir as informações genéticas, tem expressão gênica.
Muitas vezes vc não consegue identificar a seqüência gênica, mas muitas vezes vc consegue ver o marcador que vem antes ou depois do gene. Então quando vc ver o marcador vc conclui que ou antes ou depois tem o gene que vc quer.
São substancias que precedem um loco gênico e são de fácil observação porque vc consegue identificar eles através da técnica de PCR. Quando vc observa ele vc sabe que ele precede um gene que vc quer ou um gene que vc não quer. 
Vc identifica um gene que vc quer, ex. no segmento do cromossoma 25, cromossoma 10, etc. nesses locais vc tem uma determinada informação, com isso vc faz um mapeamento do gene que vc quer. 
O conhecimento desse gene no individuo vc pode usar pra:
Vc pode usar na prevenção de doenças com fundo hereditário (ex. Alzheimer, câncer de próstata, etc.) 
Seleção de animais para leite. ex. raça holandesa mapearam mais de 30 marcadores moleculares consistentes, vc sabe a posição da teta da filha do touro, tamanho da teta da filha do touro, menos tendência a mastite, maior resistência a endo e ecto parasita,maior resistência a estresse térmico, em bovino vc já mapeia isso tudo. 
Seleção de animais pra corrida no caso de cavalos, selecionaram o gene que permanecia em tds os cavalos bom de corrida.
Pra fazer isso, se fez um trabalho com mais de 500 mil animais da raça holandesa.
Tem um japonês que conseguiu mapear o animal que faz melhor conversão, se faz melhor conversão com ração ou com volumoso. Com isso vc estabelece a alimentação e até mesmo o momento de abate, quanto tempo vc pode trabalhar pra engordar o animal. Isso vc faz uma economia, ex. quero abater em 6 meses, eu solto o animal no pasto, com isso é mais barato. Já se eu quiser em 3 meses, faço com concentrado, etc. 
Provas de ganho de peso:
Vc coloca animais do mesmo peso e mesma idade, vem animais do Brasil inteiro, são candidatos a reprodutores. É uma dieta igual pra todo mundo. Pesa os animais na chegada, faz um período de adaptação de 15 dias, pesa de novo e depois vc vai embora e vê depois de um certo período vc vê quem ganhou mais peso.
Os animais que ganhou pouco peso, n serve como reprodutor vai p abate, os q ficaram no meio termo vão para o leilão e são vendidos para fazendo que querem usar como touro e como ganho de peso a pasto, e quem ficou na elite vão para a central de inseminação, são os touros mais caros.
Elite: são os animais que vão pra reprodução, pras centrais de sêmen pra vender. 
Os animais na base da pirâmide iam para o abate.
O cara pegava 40, 50 animais tira amostra de DNA desses animais e fazia o teste de marcadores molecular para o tipo de prova que ia ser, ai eles separava os 10 animais....ai ele tinha a distribuição por toda a pirâmide, ai foi melhorando agora ele só tem gados do alto da pirâmide como isso valorizou muito o gado dele. E ele passou a usar touros no rebanhos dele sem fazer o teste.
O exame de marcação não é muito caro, em media 100 reais por animal, em comparação com o volume de dinheiro que passa aqui.
Os marcadores moleculares são usados pra testes de paternidade. São testes de marcadores moleculares, que vc diz com 99,8% de certeza que é ou não o pai, é raro ter alguém com 99,8% igual a vc, só se for gêmeo uni vitelínico. 
Vc colhe uma amostra de DNA da mãe, do produto e dos possíveis pais. 
 Vc manda qualquer material que tenha DNA. 
Os marcadores moleculares também são usados pra estudar desenvolvimento populacional, a migração dos povos, vc pode estudar através do DNA mitocondrial da fêmea. 
Se determinou pelo estudo de DNA mitocondrial os povos que migraram pela Ásia, e também os animais, como eles evoluíram no lugar e migraram pra outro.
Vc pode usar isso pra antropologia, teste de paternidade, etc.
Em animais está se tornando muito comum no caso dos animais de companhia, a chipagem dos animais. Chipado vc tem o chip dele, se fizer o DNA dele, fica guardado num banco de DNA, se vc perder o cão, e depois vc encontrar esse cão, vc tem o DNA dele e tem como provar que esse cachorro era seu.
Material mais usado pra isso é sangue, ou pelo que tenha bulbo piloso, para confirmar quem é o pai e quem é a mãe.
Temos vários tipos de resposta.
Se eu tenho um cavalo candidato a reprodutor eu tenho que ter o DNA dele no banco de dados do laboratório.
Quando agente trabalha com IA, que vc compra um sêmen e usa, mas eles pegavam e falavam que vc estava usando aquele sêmen, mas na verdade estavam usando sêmen de outro animal dizendo que era o sêmen do que vc comprou. Como estava tendo muita mutreta, resolveram fazer o teste de Dna 1, 10% casos que vc mande de inseminação o computador já separa e manda testa os pais, teste de DNA.
Hoje em dia vc tem que ter a identificação do produto, identificação no pai, tudo isso no banco de dados. Da seqüência de DNA do produto, metade tem que combinar com o pai, senão não bate e com isso não pode considerar.
Exame que vc tem que confirmar maternidade e paternidade: é um exame que vc tem a possível mãe, possível pai do outro lado e o possível filho no meio. 
Quando a gente faz transferência de embrião a gente tem uma margem de erro muito grande, porque pode ter trocado o embrião da placa. Toda produto de embrião e FIV tem que fazer teste de DNA, tanto para testa maternidade, quando para testar paternidade.