Buscar

AVALIAÇÃO TEÓRICA De Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SEGUNDA AVALIAÇÃO TEÓRICA - BIOQUÍMICA I
	
Nome: Alisson Pereira Vanzela
1. Considere os espaços delimitados e responda, quais as fontes, uma característica estrutural e função/funções dos lipídios citados:
a) COLESTEROL (0,75 - 0,25 cada item)
Fontes: Possuí fonte exógena atraves de alimentos como óleos, amendoim, sementes, soja, leite, carnes
Uma característica estrutural: É um esteróide de cadeia longa. Possuí um grupo cabeça polar e um um grupo hidrocarbonado apolar, sendo considerado um álcool policiclico.
Função/Funções: Constituí a membrana plasmática fazendo a regulação de sua fluidez, e também é precursor das vitaminas D e dos sais biliares, ele é quem sintetiza os hormonios esteróis.
b) EICOSANÓIDES (0,75 - 0,25 cada item)
Fontes: São lipídeos de fonte endógena sintetisados em base dos ácidos graxos omega 3 e omega 6 no nosso próprio organismo
Uma característica estrutural: São derivados de ácidos graxos poli-insaturados com cerca de 20 átomos de carbono
Função/Funções: Regulam os sistemas do individuo controlando inflamações, a imunidade, formando coagulos, secretando ácido gástrico e podem também regular a pressão sanguínea
c) VITAMINA K (0,75 - 0,25 cada item)
Fontes: Obtida principalmente em fortes exógenas de alimentos com coloração verde escura como rucúla, couve-flor, alface e outros vegetais com essas cores verdes
Uma característica estrutural: Suas cadeias laterais possuem grupos isoprenil insaturados. É uma quinona constituída por uma longa cadeia de hidrocarbonetos com uma pequena parte ciclica
Função/Funções: Envolvida na cascata de coagulação sanguínea sintetizando proteínas importantes no processo, atuando como um cofator.
2. Por que há diferença na absorção intestinal de açúcares? Explique no espaço abaixo.
(0,5) (Máximo 5 linhas)
No intestino são encontrados as familias transportadoras de glicose ou Gluts, que são receptores que irão reconhecer os produtos de frutose ou glicose, por exemplo, e vão internaliza-los nos tecidos, no caso do intestino podemos encontrar o Glut 5 que é especifico para internalizar as frutoses, pois ele é transportador de frutose. Esses gluts são as proteínas de membrana que reconhecem a estrutura e a familia do monossacarídeo, é ele quem vai reconhecer o açucar para ser levado aos tecidos especificos. Podemos ver que cada molécula possuí um transportador diferente para internalizá-las.
3. Quais são os lipídios mais comuns na dieta? Cite algumas de suas funções gerais para o organismo humano, animal, vegetal? (1,0) (Máximo 5 linhas)
Os glicidios são muito encontrados na dieta em forma de óleos e gorduras, providos respectivamente de vegetais e animais. Os óleos tem característica líquida, estimulam a produção de colesterol e possuem cadeias insaturadas, sendo mais fáceis de serem quebrados por suas cadeias serem afastadas devido à insaturação, e já as gorduras são sólidas e saturadas, portando com as cadeias mais próximas tornando-se mais difíceis de serem quebradas. Os glicerídios são provenientes de azeites, manteigas, margarinas, castanhas.
4. Escolha UM dos temas abaixo para explicar no espaço indicado. (Máximo 10 linhas) (1,25)
Tema 1. Surfactante pulmonar Tema 2. Vitamina D
Tema 3. Peptideoglicano
Tema 4. Heparina.
Podemos analisar a formação de um complexo formado por 3 moléculas: A trombina, a antitrombina e a heparina. Esse complexo está envolvido no processo de coagulação sanguínea, na cascata de coagulação. Analisando as funções da Trombina, vemos que essa molécula promove a formação de um coagulo de fibrina que se não for controlado pode gerar trombos, então entram as antitrombinas que são inibidores do próprio organismo das trombinas, que impedem que formem-se trombos. A heparina irá agir potencializando e aumentando a ação das antitrombinas se associando as mesmas regulando a cascata de coagulação. As heparinas deixam o sangue mais fluído e impedem que se formem coágulos, além de aumentar as concentrações de lipídios no sangue. É recomendável que a heparina seja ser injetável para não perder sua eficácia durante os processos digestivos.
5. Como são	gerados os os mediadores lipidicos intracelulares, como IP3 e DAG (diacilglicerol)? (1,0)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
O fosfatidilnositol é quem dá origem a dois segundos mensageiros: o diacilglicerol (DAG) e o inositol trifosfato (IP3). Esse fosfatidil está presente na membrana plasmática e acaba ativando uma enzima conhecida como fosfolipaze C quando ele é sensibilizado pela próproia membrana. Essa enzima quebra as ligações que estão presentes no fosfatidilnositol liberando assim as moléculas de DAG e IP3 que estavam presentes nessas ligações, assim elas passam a atuar como mensageiras intracelulares promovendo várias respostas no organismo e nas células. Esse sistema de fosfolipazes C é responsável em promover clivagens dos fosfolipídios. 
6. Comente algo relevante envolvendo carboidratos e lipídios relacionados a:
a) Doença de Tay Sachs (Máximo 5 linhas) - (0,5)
Essa doença é resultado do acúmulo de lipídios de membrana no cérebro e no baço dos indivíduos, ocorrendo então o acúmulo de lissossomos de neuronios. O gangliosídio GM2 se acumula nessas regiões por conta da falta da enzima hexozamidade A. Geralmente vemos que os lipídios das membranas polares sofrem constantes renovações sendo degradados por lissossomos, mas quando essa degradação é prejudicada ocorre o acúlulo lipídido nos tecidos gerando graves doenças e retardos mentais ou até cegueiras.
b) Impactos negativos do excesso de gorduras trans (Máximo 5 linhas) - (0,5)
As gorduras Trans são compostos hidrogenados que transformam as insaturações dos óleos em cadeias saturadas promovendo características de gorduras, causando alguns malefícios para saúde como no caso da margarina. Essa gordura reduz o colesterol bom e aumenta o ruim que tem baixa densidade e pode obstruir artérias resultando em aterosclerose, aumenta também os riscos de avcs e infartos do miocárdio.

Outros materiais