Biotec 16.05.11
5 pág.

Biotec 16.05.11


DisciplinaBiotecnologia da Reprodução Animal57 materiais463 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Transgênicos
Um indivíduo geneticamente modificado. Coloca gene de uma espécie em outra espécie. Tem gene de uma espécie em outra. 
O que agente entende por transgênicos são indivíduos que tiveram parte da cadeia de DNA modificada pelo gene de outra espécie.
Cruzamento de genes e formou um ser completamente diferente.
Os híbridos que em geral são estéreis (ex. burro), já o indivíduo transgênico não é estéril, e ele passa o seu DNA pros descendentes.
Os híbridos são estéreis pq o eqüino tem 32 pares de cromossomas, e asninos tem 34 cromossomos, então quando faz o burro e a mula fica com numero impar de cromossoma, chega até a fecundar mas o produto aborta.
A mula é estéril porque ela não consegue proceder a gestação. 
No caso de transgênico não, vc não muda a quantidade de cromossomas, vc só muda a parte da cadeia de DNA que te interessa e introduz na outra cadeia de DNA da espécie que vc quer.
 Vc pode pegar um individuo que vc identifica ainda em embrião que ele tem um gene de uma doença hereditária, vc retira essa parte da doença e adiciona outro gene do individuo da mesma espécie.
Vacinas são produzidas de cultura de transgênicos, temos soja transgênica, insulina é feita de transgênicos de bactérias, milho, etc. vc pode fazer produtos em cima disso.
A insulina é produzida a nível de pâncreas. Vc pega pâncreas em matadouro, extrai, modificar e injeta na pessoa. Mas vc tem risco de transmissão de vírus, então eles pegaram no pâncreas o grupo de genes que produz a insulina 
Nem toda fita de DNA é gene, uma parte é gene e outra é estrutura. São as mesmas bases mas não são todas que tem o mesmo código genético.
Vc pega a fita, abre ela, corta os pedaços que vc quer e depois vc vai ver como esses pedaços vão se juntar para depois fazer de novo a fita que vc quer.
Vc vai cortar isso através de reações químicas pra essa fita de DNA abrir e reações químicas pra esse DNA cortar. Esses kits são caros, pois cada um corta uma especifica parte.
A costura dessas estruturas é complicada pq vc tem que costurar, prender direitinho. O grande segredo é o inicial que é o primer. 
Vc usa os iniciadores de processo, que são os primers. É como se fosse o iniciador do processo.
Vc multiplica muito através das técnicas de PCR que são aceleradores de formação de DNA, do pedaço de fita que vc quer, com isso vc vai ter esses pedaços de fita \u201cboiando\u201d num caldinho, e vc vai bombardear o núcleo da célula que vc quer introduzir o material genético, com isso vai ocorrer multiplicações desse novo gene.
Na parte de vacinas vc tem varias vacinas feitas a partir de processos de transgênicos. 
Ex. reduzir a reprodução de carrapato e com isso vc aumenta os intervalos entre os carrapaticidas. 
	Pegaram a bactéria e incluíram no seu DNA uma parte da seqüência do intestino do carrapato (TM35) que aplica no bovino na forma de vacina e ai quando o carrapato pica o bovino o anticorpo vai destruir esse segmento no intestino do carrapato e ai mata porque extravasa para hemolinfa. Sendo que hoje em dia é produzido por levedura porque a bactéria sofre muita mutação.
	Defensivo agrícola ou agrotóxico: tem agrotóxico que mata capim (folhas longas) e outro que mata os de folha larga. Ai foram desenvolvendo outros agrotóxicos mais específicos.
Soja transgênica 
Soja transgênica é aquela que agüenta o produto agrotóxico, é resistente.
Descobriu-se uma planta que é resistente ao herbicida handack, e pegaram essa planta e colocaram na cadeia da soja. Pegou-se outro gene, que eles conseguem identificar facilmente e também acrescentaram na cadeia dessa soja. Ao invés de jogar 3 venenos vc joga 1 veneno só, porque vc criou uma soja resistente. 
Impacto da soja no ambiente: (borboletas, etc.) não se sabe. O que está se vendo é que as populações de insetos que vivem nessa região transgênica estão mudando, umas estão morrendo e outras se multiplicando virando uma praga. 
Vc está modificando um ecossistema ali e vc não sabe como está modificando.
Tem muitos casos de câncer, alergias, etc. pode ser por conta disso.
A soja transgênica é mais barata em 10%, com isso os produtores salvam 10% na economia. 
Soja transgênica é a soja que agüenta o veneno. Ao invés de vc usar 3 venenos, vc só usa 1, porque vc modificou os genes dessa soja, adicionando genes que são resistentes a aquele veneno, com isso as outras plantas perto morrem e a soja que vc quer não. E ao invés de usar 3 venenos vc usa 1.
 Os indivíduos transgênicos são os recomendados pra fazer clone, porque vc já chegou onde vc queria com aquela genética, ai vc multiplica os indivíduos com as características que vc quer. 
Tem que ter cuidado com os transgênicos na natureza como problema reprodutivo com peixes devido descontrole hormonal nos rios pelo xixi da mulher que toma pílula anticoncepcional e com isso elimina moléculas muito pequenas que não são tratadas com o sistema de esgoto. (OBS: no Brasil agente não tem sistema de esgoto eficiente).
Marcadores moleculares
	Uma seqüência de DNA
Nem toda cadeia de dna é gene, o gene é que vai transmitir as informações genéticas, tem expressão gênica.
Muitas vezes vc não consegue identificar a seqüência gênica, mas muitas vezes vc consegue ver o marcador que vem antes ou depois do gene. Então vc conclui que 
São substancias que precedem um loco gênico e são de fácil observação porque vc consegue identificar eles através da técnica de PCR. Quando vc observa ele vc sabe que ele precede um gene que vc quer ou um gene que vc não quer. 
Vc identifica um gene que vc quer, ex. no segmento do cromossoma 25, cromossoma 10, etc. nesses locais vc tem uma determinada informação, com isso vc faz um mapeamento do gene que vc quer. 
O conhecimento desse gene no individuo vc pode usar pra:
Vc pode usar na prevenção de doenças com fundo hereditário (ex. Alzheimer, câncer de próstata, etc.) 
Seleção de animais para leite. ex. raça holandesa mapearam mais de 30 marcadores moleculares consistentes, vc sabe a posição da teta da filha do touro, tamanho da teta da filha do touro, menos tendência a mastite, maior resistência a endo e ecto parasita, em bovino vc já mapeia isso tudo. 
Seleção de animais pra corrida
Pra fazer isso, se fez um trabalho com mais de 500 mil animais da raça holandesa.
Tem um japonês que conseguiu mapear o animal que faz melhor conversão, se faz melhor conversão com ração ou com volumoso. Com isso vc estabelece a alimentação e até mesmo o momento de abate, quanto tempo vc pode trabalhar pra engordar o animal. Isso vc faz uma economia, ex. quero abater em 6 meses, eu solto o animal no pasto, com isso é mais barato. Já se eu quiser em 3 meses, faço com concentrado, etc. 
Provas de ganho de peso:
Vc coloca animais do mesmo peso e mesma idade, vem animais do Brasil inteiro, são candidatos a reprodutores. É uma dieta igual pra todo mundo. Pesa os animais na chegada, faz um período de adaptação de 15 dias, depois vc vai embora e vê depois de um certo período vc vê quem ganhou mais peso.
Elite: são os animais que vão pra reproduç\ufffd\ufffdo, pras centrais de sêmen pra vender. 
Os animais na base da pirâmide iam para o abate.
O exame de marcação não é muito caro, em media 100 reais por animal.
Os marcadores moleculares são usados pra testes de paternidade. São testes de marcadores moleculares, que vc diz com 99,8% de certeza que é ou não o pai, é raro ter alguém com 99,8% igual a vc, só se for gêmeo uni vitelínico. 
Vc colhe uma amostra de DNA da mãe, do produto e dos possíveis pais. 
 Vc manda qualquer material que tenha DNA. 
Os marcadores moleculares também são usados pra estudar desenvolvimento populacional, a migração dos povos, vc pode estudar através do DNA mitocondrial da fêmea. 
Se determinou pelo estudo de DNA mitocondrial os povos que migraram pela Ásia, e também os animais, como eles evoluíram no lugar e migraram pra outro.
Vc pode usar isso pra antropologia, teste de paternidade, etc.
Em animais está se tornando muito comum no caso dos animais de companhia, a chipagem dos animais. Chipado vc tem o chip dele, se fizer o DNA dele,