biotec REVISAO av2
4 pág.

biotec REVISAO av2


DisciplinaBiotecnologia da Reprodução Animal77 materiais469 seguidores
Pré-visualização1 página
TE
Ideal: usar mórula, blastocisto primário e blastocisto expandido.
Blastocisto eclodido: tenho mais problemas de doenças, a zona pelúcida me dá uma proteção contra doenças, com a ZP tenho uma proteção maior.
Blastocisto é quando está arrebentando a ZP e ainda não explodiu.
Blastocisto expandido é que está quase explodindo. É o que eu uso pra inseminar a égua \u2013 1. 
Receptora tem que dar cio no mesmo dia que a doadora. Também se usa as receptoras + 1 (1 dia depois, 1 dia mais nova que a doadora) e \u2013 1 (mais velha que a doadora). Dependendo da receptora eu vou botar blastocisto, mórula, etc.
-1 eu coloco o blastocisto expandido
+1 eu coloco mórula
Grau 123 e degenerado. 
Degenerado = descarta.
Mórula 1, 2, 3
Como reconheço: 1, é o de 1ª qualidade. O numero de células é o mesmo pra todos. Centro, compacto e brilhoso 1.
Começou a perder o brilho e esparramar um pouco a célula ou perder uma célula grau 2.
Células que está mais na extremidade, descentrado, com células mais apartada é grau 3.
Separo o que tem melhor, coloco os melhores embriões nas melhores receptoras.
O resto coloco nas outras fêmeas.
Se eu não tenho congelador, eu descarto.
Ex. 
5 morulas grau 1
0 grau 2
1 grau 3
= 6 morulas
Blastocisto
Grau 1 \u2013 1
Grau 2 \u2013 2 
Grau 3 \u2013 1 
Blastocisto expandido
Grau 1 \u2013 4
Grau 2 \u2013 2
Grau 3 \u2013 1
- 1 	0	+1
8	2	3
O embrião é fecundado na tuba uterina, leva de 5 \u2013 6 dias para descer até o corno uterino.
Se vc colocar uma mórula na fêmea -1 ela vai reabsorver.
O reconhecimento materno-fetal tem que ser feito antes do dia 15 que é quando o útero libera PGF2-alfa e lisa. 
Então até o dia 12 esse embrião tem que falar que está gestante. Então vc tem uma janela, vc tem que fazer a lavagem no mínimo do dia 6 ao dia 11 esse lavado uterino pra tirar o embrião dali. Faz no dia 7 pq vc tem certeza que o embrião já está na tuba e não está aderido a parede, e é mais organizado, mais fácil pra contar 1 semana, é mais pratico, vc faz a inseminação, 1 semana depois vc faz a lavagem. 
Vc coloca o embrião onde tem o CL, pq ela ovulou naquele local.
Vc coloca o mais próximo possível de onde o embrião deveria estar, no corno uterino o mais próximo da tuba uterina. Cuidado, não pode manipular muito útero. 
Posso colocar 1 embrião em cada corno. Porem na vaca vc não faz pq pode ocorrer o freemartin. Quando vc coloca 2 embrioes vc tem 2 opcoes: colocar os 2 no mesmo corno ou um em cada corno.
Qnd vc trabalha em embrião de FIVE, onde é sexado. O embrião de Five não congela, com isso vc joga 2 embrioes facilmente. 
Como envasa o embrião: 
Aspira um pouco do meio na palheta (com a boca), que vai ficar no fundo da paleta. (isso vc observando na lupa) vc chega no embrião e suga direto, nesse meio vem o embrião. 
Vc vai levar ele aberto, com isso vc suga um pouco o meio, ai aspira ar, depois suga o embrião e depois aspira ar depois suga o meio e depois aspira ar. Pq se cair no meio do caminho, vc sabe se o embrião caiu ou não, porque vc fez essa \u201cdivisão\u201d. Com isso vc não perde material.
Quando vc congela vc tem perda de qualidade, por isso que quando vc pode congelar vc vai congelar o embrião de melhor qualidade porque temos perda na qualidade. 
Se vc não vai congelar, vc está a campo, vc insemina os de melhor qualidade.
Se tiver sobrando receptora, vc vai inseminar todos os embriões. 
Se tiver faltando receptora, vc vai inseminar os melhores embriões.
Quando vc vai colocar o embrião o melhor é usar 2 no mesmo útero porque vc manipula menos o embrião.
Processo de inovulação
Contem a receptora, higieniza, faz a epidural (diminui as contrações de reto, facilita pra vc controlar porque vai ter menos contração lá dentro). 
A cérvix da vaca é dura, com isso vc tem que usar um inovulador mais comprido e mais fino pra poder passar, com isso vc tem que passar o Rop huter que ..........
A pipeta de inovulação vai estar com a ponta dela apoiada na parede do corno. Ela tem um orifício de cada lado e não um só pra frente. com isso vc garante que seus embriões não ficaram dentro da pipeta. E com esses 2 orifícios é difícil de entupir os 2 lados. 
Superovulação 
Princípio da superovulação: Fazer com que a cava ovule mais de uma vez.
Fase de recrutamento folicular: quem controla não se sabe.
Depois que os folículos são selecionados e começam a se desenvolver, quem faz isso é o FSH. 
Eu não quero que os folículos entrem em atresia, com isso vou administrar FSH, com isso não vai ter dominância folicular. Vou renovar o FSH a cada 12 horas (até pra não ficar velho) 
A dominância folicular ocorre em torno do dia 5 do ciclo. Então por volta do dia 4, 5, 6, 7 eu vou injetar FSH 2x ao dia, em horários certos (ex. 7 da manhã e 7 da noite) pra não sobrar e não faltar FSH e pra não ficar velho, é IM. Coloco FSH por 3 ou 4 dias (depende da meia vida do hormônio), com isso vou fazer com que todo mundo ovule. 
Transgênicos: o que é, porque se faz, na natureza isso não ocorre.
Útero: pq vc lava: enche com liquido, fecha o útero e chacoalha pra soltar os embriões que estão depositados na parede uterina. E depois esvazia isso no filtro, mas não sei se tirei tudo, então faço isso pelo menos 3x pra garantir que saiu tudo. Vou fazer isso até a água sair límpida no filtro.