A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
ok biotec AV2 29.03.11

Pré-visualização | Página 4 de 5

3 técnicas pra IA.
Técnicas para realização da IA
IA no corpo uterino / IA convencional
É simples, barata e fácil de fazer. Pra fazer essa inseminação do CL, agente vai precisar de uma pipeta pra IA, que é uma pipeta plástica, descartável, barata, uma vez que vc usa, joga fora. Precisa de uma seringa (o ideal é sem embolo de borracha, porque essa borracha tem uma resina tóxica para o SPTZ. Ou então uso a seringa comum e insemino rápido, evito deixar muito tempo na seringa) e uma luva de palpação. 
Vc vai colocar o sêmen na seringa (seja qual for, fresco, resfriado ou congelado). 
O congelado está nas palhetas, só que são 8 palhetas, então vc pega as 8 palhetas, corta e vc coloca tudo na seringa.
Vc vai colocar a pipeta na palma da mão, introduz a 45º a pipeta, encontrou a cérvix, passa a pipeta em baixo do dedo, passou a pipeta, quando a pipeta tiver aproximadamente 2 cm no corpo do útero vc deposita o sêmen. 
É uma técnica convencional, estou colocando o SPTZ bem na entrada do útero. Usando o bom senso, que tipo de sêmen uso nessa técnica?
Nessa técnica eu uso fresco ou resfriado de boa qualidade. O congelado também pode ser usado, só que o seu resultado vai ser menor, porque tem outras técnicas melhores para usar o sêmen congelado.
Usando o bom senso é uma técnica pra sêmen de boa qualidade, normalmente sêmen fresco ou resfriado de boa qualidade.
IA na ponta do corno uterino
Essa inseminação visa diminuir as barreiras do SPTZ. Pra trabalhar com esse tipo de técnica eu preciso saber em qual ovário que está o folículo pré-ovulatório (por isso a importância do meu acompanhamento reprodutivo). 
Qual o meu objetivo: vou depositar o sêmen o mais próximo possível daquele ovário que tem o folículo pré-ovulatório, com isso estou diminuindo as barreiras do SPTZ. 
Uso essa técnica pro sêmen congelado ou sêmen resfriado de baixa qualidade.
Posso usar pra sêmen fresco, mas é um gasto excessivo, porque a pipeta que vc usa aqui não é a mesma pipeta que a 1ª técnica, ela é mais cara do que a pipeta usada na outra inseminação (com isso o custo é maior, a da 1ª técnica custava 2 reais, essa custa 20 reais)
Como faz aqui: essa técnica requer mais habilidade, pq vc vai passar a pipeta na cérvix, ai vc vai tirar a mão da vagina e levar a mão pelo do reto, e através do reto na massagem vc vai conduzindo essa pipeta pra ponta do corno, requer um pouco mais de pratica, mas não é nada absurdo, dá pra fazer bem tranqüilo. Vc deixa próximo do corno próximo ao ovário que vai ovular. A pipeta é mais comprida e mais flexível (pq tem que fazer uma curva).
Essa técnica serve pra sêmen congelado ou pra sêmen resfriado de baixa qualidade.
Lembrando: nenhuma técnica é proibida pra outro tipo de técnica, vc só tem que pensar custo benefício.
IA na papila da tuba uterina de éguas
Essa inseminação também é chamada de inseminação por histeroscopia (endoscópio).
Vc vai usar o endoscópio para depositar o sêmen.
Essa técnica vc coloca na cara do gol, porque vc vai botar esse sêmen na entrada da tuba uterina, exatamente em cima da papila da tuba que é a junção do útero com a tuba na égua.
É uma técnica cara. Uma prenhes dessa técnica deve estar na faixa de 2 mil.
Vc faz essa técnica pra:
Sêmen mega importante que vc não pode perder, numa égua muito importante que vc não pode falhar. 
Vc não vai usar uma técnica dessa quando vc tem por exemplo, 30 eguas pra inseminar com sêmen congelado porque é muito caro. 
Traduzindo: o exemplo claro pra ser usado: imagina que vc tem um sêmen caro com transferência para uma égua cara, um embrião que vai sair caro, vale a pena vc investir numa técnica assim.
É uma técnica pra top, diferenciada. Pois é caro. 
Ex. sêmen congelado, sêmen importado (palhetas por dose: 8 se for 0,5ml) se valer a pena vc pode dividir a dose. As vezes o sêmen do garanhão é bom, mas é congelado, e é caro, o que vc faz: vale a pena vc inseminar 2 éguas com a mesma dose ao invés de 1, então vc divide a dose, coloca 4 palhetas em uma e 4 palhetas na outra. Não daria certo se fosse uma técnica convencional ou na papila do corno. 
Ex. às vezes vc está fazendo transferência de embrião, corre risco de não vir, ai vc divide a dose pra tentar inseminar 2x, faz uma inseminação, se não conseguir vc tem outra dose pra tentar de novo. Vc só divide a dose em sêmen que vale a pena.
Sêmen de baixa qualidade, custo grande e necessidade de resultado. 
Éguas
Freqüência para inseminação: 
Depende do tipo de sêmen que vc vai trabalhar.
Sêmen fresco
Ex. estou acompanhando uma égua, e ai chego no dia 4 e encontrei um folículo pré-ovulatório de 3,5 cm com flutuação 3. O que vou fazer com essa égua: Vou inseminar essa égua com sêmen fresco. O sêmen fresco tem uma duração no trato reprodutor feminino de 48 horas. Então na hora que eu deposito o sêmen na égua, ele vai durar em media 48 horas. Se eu volto nessa fazenda no dia 5 e encontro o folículo aumentado com 4 cm, e flutuação 3, o que eu faço? Nada, eu não faço nada, eu espero, porque o sêmen dura 48 horas. Ai volto no d6, ai ele estava com 4 cm e flutuação 4, o que eu faço? Eu vou inseminar.
Com sêmen fresco, eu insemino a cada 48 horas (isso equivale a dia sim dia não).
Ex. agora imagina se eu chego no dia 6 e ela estava ovulada, o que eu faço? Nada, pois deu certo, estou dentro das minhas 48 horas.
Inseminar com sêmen resfriado
Mesmo esquema, cheguei na fazenda, acompanhei, palpei, cheguei a conclusão que ela tinha um folículo de 3,5 cm e flutuação 3. Eu vou e insemino. O sêmen resfriado dura cerca de 24 horas no trato reprodutor feminino. O que vai acontecer: vou chegar no D5, imagina que eu tenho um folículo de 4cm e flutuação 4, o que eu faço? vou inseminar de novo, porque só tem 24 horas de duração.
Tenho que inseminar diariamente.
Se eu chego e ela está ovulada é porque deu certo.
Sêmen congelado
Vc tem que inseminar no máximo 2 horas antes até no máximo 2 horas depois da ovulação, porque ele só dura de 6-8 horas no trato reprodutor feminino.
Isso significa que quando vc trabalha com o congelado vc tem que ser um veterinário residente da propriedade. Quando a égua está pra ovular, vc tem que palpar de 1 em 1 hora. 
Com o sêmen congelado vc começa palpando no mínimo 4x por dia e conforme a fêmea vai se aproximando da ovulação vc vai intensificando até vc palpar de hora em hora.
Por causa disso, agente tem uma coisa pra dar um refresco pro veterinário, tenho a sincronização da ovulação. 
Sincronização da ovulação:
O que é: serve pra facilitar a sua vida. Não interessa a técnica, o tipo de sêmen, nada. 
Vc sincroniza a ovulação e com isso só precisa ir pra fazenda 1 semana depois. 
Como vai trabalhar aqui: existem 2 hormônios para sincronizar a ovulação: o mais usado é o HCG (gonadotrofina coriônica humana), que é o beta HCG, é a gonadotrofina da gestação da mulher.
É uma gonadotrofina da gestação na mulher, mas no animal ela funciona como um LH-like, que parece com o LH (fç: estimula a ovulação), então o que vc está fazendo é estimulando a ovulação dela. 
Vc tem que ter um pré-requisito pra usar o HCG: tem que ter um folículo pré-ovulatório. (porque senão não adianta vc fornecer um estimulo pra ovulação se não pode ovular)
Agente vai trabalhar com uma dose em torno de 2.500 UI via IV dose única. Espera-se a ovulação pra cerca de 30 horas após a administração. 
Como vamos usar: (fresco ou resfriado)
No D4 eu palpo e encontro um folículo pré-ovulatório. O que vou fazer: aplico o HCG. Quando eu espero que aconteça a ovulação: eu espero que aconteça a ovulação entre o 5 e o 6, então entre o 5 e o 6 é onde eu espero que ela esteja ovulando. Quando vou inseminar ela: vou inseminar no 5 (pq eu tenho que inseminar antes da ovulação. Se eu deixar pra inseminar ela no 6, vou correr o risco de inseminar ela ovulada. 
Já com o sêmen congelado:
Com o sêmen congelado vc vai fazer o HCG, vc vai continuar palpando, mas vc vai intensificar a palpação no D5 e D6. Então ao invés de ficar 3 noites sem dormir, vc fica 1 só, fica do D5 pro D6 de hora em hora palpando.
HCG: dose: 26 reais.
Vale a pena usar

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.