Buscar

CCJ0009-WL-PA-21-T e P Narrativa Jurídica-Novo-15860

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: 11 - Teoria e Prática da Narrativa Jurídica
			 TEORIA E PR�TICA DA NARRATIVA JUR�DICA
			
		
		
			Título
			11 - Teoria e Prática da Narrativa Jurídica
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				11
			
 
 Tema
		 Função argumentativa da narração: a questão do ponto de vista (1).
		
		 Objetivos
		 
O aluno deverá ser capaz de:
- Compreender a relação entre fato narrado e produção dos argumentos;
- Aprimorar a função argumentativa de suas narrações;
- Diferenciar o texto Narrativo do argumentativo.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 
1. Função argumentativa da narração
2. Narração a serviço da argumentação
3. Fato e valoração
	
	 Aplicação Prática Teórica
 
 
Como veremos, a narrativa comporta uma função argumentativa, pois é da narrativa que se extraem os fatos e as provas que servem de base para que se possa inferir uma determinada valoração e, em seguida, justificá-la, mediante um tipo de argumento.
Reconhecemos a importância dessa narrativa, por exemplo, quando nos inteiramos de que o Código de Processo Civil, em seu art. 535, II estabelece que é possível embargar uma decisão de mérito quando a fundamentação omitir um ponto sobre o qual o Juiz ou o Tribunal devesse ter se pronunciado. Isso representa dizer que tudo o que se registra no relatório cumpre uma função argumentativa, que se concretiza na fundamentação.
Assim, a seleção daquilo que se narra deve ser criteriosa a fim de fornecer base sólida aos argumentos que visam à defesa de uma determinada tese. Os esquemas abaixo revelam essa conexão que se opera na construção de um argumento:
 
INSERIR AQUI O ANEXO 6
 
 
Questão
Leia o texto, selecione pelo menos cinco fatos importantes da narrativa e produza uma tabela à semelhança da que apresentamos nesta aula:
 
	
FATO
	
VALORAÇÃO
	
JUSTIFICATIVA
	
1º)
	
 
	
 
	
2º)
	
 
	
 
	
3º)
	
 
	
 
	
4º)
	
 
	
 
	
5º)
	
 
	
 
 
Orientações: não é necessário redigir o parágrafo argumentativo ainda. Não se preocupe com qual tipo de argumento estamos produzindo. Nosso interesse nesta aula é compreender a relação que existe entre o fato narrado e sua função argumentativa, pois, como vimos, a narração está a serviço da argumentação.
 
Texto
Estudante de Medicina atendia pacientes em hospital da Baixada
Vera Araújo e Mariana Belmont
Uma equipe da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP) prendeu, na manhã de ontem, Silvino da Silva Magalhães, estudante do 9º período de Medicina, atuando ilegalmente como médico. Ele foi flagrado dando consultas como ginecologista no Hospital das Clínicas de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O estudante, de 41 anos, atendeu quatro mulheres pela manhã — a última delas foi uma policial que se passava por paciente e que o prendeu em flagrante. Segundo o delegado titular da DRCCSP, Fábio Cardoso, Silvino usava um carimbo com o próprio nome e o número de registro no Conselho Regional de Medicina (Cremerj) de um outro profissional. Além disso, ele tinha, na maleta, o carimbo do dono da clínica, o médico Deodalto José Ferreira.
O estudante Silvino afirmou que atendia há dois anos na clínica como acadêmico, auxiliando os médicos. Segundo ele, o profissional de plantão ontem foi fazer uma cirurgia e, por isso, ele teria feito um pré-atendimento a algumas pacientes. Ao ser perguntado se já havia prescrito receitas, ele se calou.
No último domingo, O GLOBO denunciou que hospitais, médicos e cooperativas contratavam estudantes de Medicina para atuarem como profissionais, principalmente para fugir dos plantões de fim de semana. Os alunos receberiam de R$200 a R$1 mil. O caso veio à tona depois da morte, no mês passado, da menina Joanna Marcenal, de 5 anos, atendida por um estudante do 4º período de Medicina. O falso médico Alex Sandro Cunha chegou a prescrever remédios controlados para Joanna. Segundo o delegado, desde a reportagem do GLOBO, o número de denúncias recebidas pelo telefone do Disque-Denúncia (2253-1177) e encaminhadas à delegacia cresceu sete vezes:
— Recebíamos uma média de cinco denúncias por semana. Na semana passada, foram 35, a maioria na Baixada Fluminense e na Zona Oeste.
De acordo com o delegado, o Hospital das Clínicas de Belford Roxo é conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Cardoso contou que o estudante alegou estar sendo supervisionado, mas não havia médicos no hospital no momento do flagrante. Testemunhas ouvidas pelo delegado disseram que um boliviano, que também se passava por médico, estaria atendendo na clínica, mas fugiu ao perceber a presença da polícia. O delegado desconfia que ele seja um dos médicos oriundos de países da América do Sul que vêm trabalhar no Brasil, embora não estejam legalizados no Cremerj.
Também foram encontrados com o falso médico receitas assinadas e carimbadas por outros profissionais, além de um receituário especial de cor azul, que autoriza a compra de remédios controlados. O delegado Fábio Cardoso informou que Silvino Magalhães responderá pelos crimes de exercício ilegal da Medicina (seis meses a dois anos de prisão) e uso e falsificação de documentos (de um a cinco anos de prisão). O estudante vai permanecer preso, a menos que um juiz determine a soltura. Cardoso disse ainda que o dono da clínica será intimado a depor:
— Vamos verificar as fichas médicas para saber quantas pessoas ele atendeu nesse tempo.
No momento do flagrante não havia nenhum diretor ou representante da clínica no local. Segundo a funcionária que estava na recepção, o celular do proprietário estava desligado e ela não poderia informar o número.
A dona de casa Helena Valéria Valentim, de 29 anos, foi uma das pacientes atendidas pelo estudante na manhã de ontem. Após ter sofrido um aborto espontâneo em casa, ela procurou o Hospital da Posse e foi encaminhada à clínica em Belford Roxo. Segundo ela, Silvino se apresentou como ginecologista e obstetra e fez o exame de toque nela, além de prescrever uma vacina.
— Graças a Deus a polícia estava aqui, do contrário, ele ia fazer uma curetagem em mim — disse Helena. — Ganhei meu primeiro filho nesta clínica, no ano passado, e não tive problema algum.
O presidente do Cremerj, Luís Fernando Moraes, afirmou que, quando o órgão recebe denúncias de estudantes exercendo ilegalmente a profissão, encaminha os casos à polícia:
— Isso é um caso de crime contra a saúde pública, de exercício ilegal da Medicina e falsidade ideológica, por isso, quem tem que investigar é a polícia. De qualquer forma, no âmbito do Cremerj, cobramos a responsabilidade de quem contrata, do diretor técnico, e fazemos um procedimento interno para investigar. Às vezes, a pessoa que contrata não sabe que se trata de um estudante. Por isso, em cada caso, temos que saber o que houve de fato, se o diretor técnico foi iludido.
Segundo Moraes, no próprio site do Cremerj é possível averiguar a situação do médico e seu CRM.
— Em tese, podemos pensar que está havendo algum descaso na contratação dessas pessoas. Quanto a médicos que contratam estagiários para dar o plantão, isso é irregular. Não se deve colocar ninguém para trabalhar por você, e se você não está em condições de trabalhar, deve colocar um médico de verdade para substitui-lo, não um estudante — opina o presidente. — A polícia vem fazendo bem o seu papel de coibir esses casos, trabalhando sempre em contato conosco.
O presidente do Cremerj esclareceu que um estudante pode dispor de um carimbo de acadêmico em qualquer período do curso, desde que o carimbo o identifique como tal:
— O estudante também pode receitar, desde que supervisionado pelo médico, e, nesse caso, ele pode usar seu carimbo de acadêmico.O ideal, nesses casos, é que o médico carimbe junto com ele.
Moraes ressalta que não existe número de CRM de estudantes:
— O CRM é só para médicos. Se esse estudante usa um carimbo com um número de CRM, então a situação é mais grave ainda.
 
Â

Outros materiais