Buscar

apols 1,2 e 3 de tópicos especiais em engenharia eletrônica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
A tecnologia vestível já faz parte do nosso dia a dia. Os dispositivos wearables são roupas e acessórios de alta tecnologia com sensores para realizar determinada atividades como ser, monitorar parâmetros fisiológicos, conectar-se à internet ou a outros aparelhos.
Analise as afirmações a seguir e verifique qual delas é verdadeira.
Nota: 20.0
	
	A
	Os dispositivos vestíveis conectam-se com outros dispositivos somente via WiFi.
	
	B
	As vestimentas inteligentes com acesso à internet se conectam à rede a través de aparelhos celulares somente.
	
	C
	Os sensores de monitoramento de parâmetros fisiológicos de pacientes que coletam dados em tempo real somente enviam os mesmos quando conectados ao computador de armazenamento de dados.
	
	D
	Os dispositivos médicos são capazes de detectar ataques cardíacos antes de que eles se manifestem.
Você acertou!
Justificativa
a – Os dispositivos vestíveis conectam-se com outros dispositivos via WiFi e Bluetooth.
b – As vestimentas inteligentes com acesso à internet se conectam à rede a través de qualquer sistema, seja celular, computador ou elas mesmas.
c – Os sensores de monitoramento de parâmetros fisiológicos de pacientes que coletam dados em tempo real enviam os mesmos para qualquer sistema liberado para acessá-los e a qualquer momento.
d – Cada vez mais os funcionários das empresas estão tendo condições de adquirir dispositivos wearables. Com o aumento destes dispositivos nos locais de trabalho os especialistas estão alertando para possíveis riscos em relação à segurança de dados.
	
	E
	A transmissão de dados entre o dispositivo wearable e o dispositivo receptor de dados é segura e os dados são protegidos.
Questão 2/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
Os dispositivos wearables (de vestir) tem um futuro promissor em várias áreas. Na área da saúde vão facilitar cada vez mais diagnósticos mais exatos e precoces que permitirão ao professional da saúde proporcionar tratamentos mais adequados de acordo com as necessidades de cada paciente.
Considerando as seguintes afirmações assinale a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O médico poderá monitorar remotamente a evolução do paciente.
Você acertou!
Justificativa
b – Qualquer operador que tenha acesso ao sistema poderá analisar parcial ou totalmente os dados. O paciente não terá acesso aos mesmos.
c – O diagnóstico certeiro dependerá do processamento e tratamento de dados (sinais) realizados pelo sistema e da avaliação do médico.
d – O monitoramento remoto via dispositivos vestíveis significa poupança de mobilidade, tempo e dinheiro evitando a necessidade do paciente ir continuamente ao centro médico.
c – A interpretação de dados é realizada pelo sistema inteligente, facilitando a compreensão dos mesmos por parte do profissional.
	
	B
	Os dados armazenados em tempo real permitirão somente uma análise parcial dos mesmos, os outros dados deverão ser interpretados pelo paciente.
	
	C
	O diagnóstico certeiro dependerá exclusivamente da avaliação do médico.
	
	D
	Haverá aumento de custos devido a que os dispositivos de vestir são caros.
	
	E
	Devido à grande quantidade de dados obtidos, a precisão da avaliação do paciente poderá ser comprometida se o profissional da saúde não conseguir interpretar esses dados.
Questão 3/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
A tecnologia, nos últimos anos deu um salto sem precedentes. Os avanços tecnológicos estão em todas as áreas e os dispositivos eletrônicos são cada vez menores e mais eficientes. Com os estes avanços, algumas necessidades que antes a gente não tinha foram criadas, como ser a necessidade de ter o celular carregado para poder acessar a qualquer hora. Considerando as seguintes afirmações assinale quais respostas estão corretas:
I - A quantidade de sensores conectados à IoT aumentou grandemente.
II - Diminuiu o grau de dependência que o ser humano tinha com a tecnologia.
III - A tecnologia NFC permite a comunicação entre aparelhos em distâncias muito curtas.
IV - Gaiolas de Faraday são necessárias para proteger os dados contidos nos aparelhos que, de alguma forma, propiciam a transmissão de dados.
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	II e IV
	
	E
	I, III e IV
Você acertou!
Justificativa
II – Aumentou o grau de dependência que o ser humano tinha com a tecnologia, o qual está trazendo novas doenças de origem psicológica, há casos que o grau de dependência que a tecnologia causa podem ser considerados similares à dependência química.
Questão 4/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
A grande demanda de internet aumenta exponencialmente, trazendo como consequência a necessidade de sistemas com grande capacidade de processamento de dados. Big Data coleta grande quantidade de dados na rede permitindo criar modelos que antecipam o comportamento de determinados sistemas a partir de análises específicas de dados. Estes dados vêm de rastros digitais deixados pelos usuários (hábitos de navegação, preferências, etc.).
Analise as seguintes afirmações e assinale a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O comportamento do usuário na rede é determinado pelo tipo de navegação e pelas máquinas de busca que ele usa.
	
	B
	A interação entre dispositivos e usuários finais na malha de dispositivos gera uma grande quantidade de dados que devem ser tratados no campo de Big Data.
Você acertou!
Justificativa
a – O usuário não tem condições de saber que dados e a quantidade de dados que está usando quando acessa à internet, portanto o jeito dele navegar não é controlado pelo sistema, mas os dados e o sistema registrarão a forma de navegar do usuário.
c – Com big data podem vir grandes problemas. Um dos grandes desafios que os dispositivos autônomos enfrentarão e quantidade de dados que estarão disponíveis e como determinar a confiabilidade dos mesmos.
d – O crescimento exponencial de demanda de internet a nível mundial faz que cada vez sejam mais necessários sistemas com grande capacidade de armazenamento de dados. Big Data é a principal fonte que alimenta a inteligência artificial (AI do inglês Artificial Intelligence).
e – Um dos maiores problemas a ser resolvido com estas novas tecnologias é a segurança de dados. Existe uma grande preocupação em relação à privacidade e segurança de dados. Isto requer primordial atenção, pesquisa e desenvolvimento de dispositivos ou softwares de segurança para que estes dados sejam protegidos.
	
	C
	Big Data garante a confiabilidade de dados em dispositivos autônomos
	
	D
	A inteligência artificial dispensa o uso de Big Data devido à grande capacidade de processamento dos computadores locais dos dispositivos.
	
	E
	Big Data garante a segurança de dados de usuários armazenados na nuvem.
Questão 5/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
Segundo o documento do World Economic Fórum de 2015
algum dos avanços esperados para 2025 são:
Nota: 20.0
	
	A
	90% das pessoas terão acesso à internet grátis e livre de propaganda.
	
	B
	As vestimentas inteligentes com acesso à internet serão de uso comum para a grande maioria da população.
	
	C
	Os robôs médicos autônomos serão comuns nos hospitais.
	
	D
	A maioria dos órgãos para transplante poderão ser impressos em impressoras 3D.
	
	E
	Um trilhão de sensores fornecerão dados para a IoT.
Você acertou!
Justificativa
a – 90% das pessoas terão armazenamento grátis e ilimitado (com patrocínio comercial).
b – 10% das pessoas usarão vestimentas conectadas à internet.
c – O primeiro robô farmacêutico aparecerá nos Estados Unidos.
d – Acontecerá o primeiro transplante de um fígado impresso em 3D.
APOL2
Questão 1/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
Existem vários tipos de sensores para diferentes aplicações. Os sensores indutivos podem ser utilizados, para detectar objetos metálicos por proximidade e para outras aplicações específicas.
Analise as seguintes afirmações e assinale a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As correntes parasitas geradas pelo campo do sensor no objeto metálico permitem a detecção do objeto.
Você acertou!
Justificativa
b – Espiras instaladas no chão servem para detectar a passagem de veículos, elas detectam a presença do veículo pelo campo magnético gerado durante a circulação.
c – O detector de metais serve para detectar a presença de objetos metálicos.
d – A captação de som em captadores de instrumentos musicais se deve à variação do campo magnético nos núcleos do dispositivo devido à movimentação das cordas.
e – A distância de detecção destes dispositivos varia entre 1,5 mm até 12 cm.
	
	B
	Espiras instaladas no chão servem para detectar a passagem de veículos, elas detectam a presença do veículo pelo campo elétrico gerado durante a circulação.
	
	C
	O detector de metais também serve para medição de movimento de qualquer objeto.
	
	D
	A captação de som em captadores de instrumentos musicais se deve à tensão aplicada no sistema de amplificador interno do instrumento.
	
	E
	A distância de detecção de metais de um sensor indutivo pode atingir até 30m.
Questão 2/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
Grande parte das tecnologias surgiram como consequência das viagens e explorações espaciais e das aplicações militares.
Analise as seguintes afirmações e assinale a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os sistemas de captação de energia na exploração espacial precisam estar interligados a través de fios especiais para alimentar os sistemas eletrônicos
	
	B
	O sensoriamento remoto de veículos pode ser realizado se o veículo estiver visível para o operador
	
	C
	Os sistemas de controle de voz favorecem o reconhecimento do usuário a partir do padrão espectral da voz do mesmo
Você acertou!
Justificativa
a – Como a exploração espacial precisa de grandes quantidades de energia, os pesquisadores estão trabalhando num sistema que capte energia solar na Terra para ser distribuída no espaço. Sistemas capazes de transmitir energia por redes sem fio para alimentar aparelhos eletrônicos em longas distâncias estão em fase de pesquisa. Já existem sistema capazes de carregar aparelhos sem necessidade de conexão física, mas os dispositivos devem estar encostados nas bases (carregadores por indução eletromagnética).
b – Os veículos de exploração podem ser controlados a partir de uma central, no caso de veículos espaciais o controle é realizado na Terra, estando o veículo em marte.
d – As telas OLED podem apresentar as condições do traje autossuficiente projetado para uso por parte dos soldados.
e – Os trajes autossuficientes usarão energia solar para recarregar os dispositivos que o soldado carrega na roupa.
	
	D
	As telas OLED favorecem a comunicação com o traje autossuficiente projetado para uso por parte dos soldados
	
	E
	Os trajes autossuficientes precisarão ser ligados nas tomadas para carregar durante as missões
Questão 3/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
Na área da saúde, equipamentos cada vez mais sofisticados promovem o bem-estar do paciente, auxiliam em cirurgias e facilitam o diagnóstico. Muitos destes equipamentos já são autônomos e alguns já possuem inteligência artificial. Analise as seguintes afirmações e assinale a resposta correta:
I – A cirurgia robótica é muito menos invasiva que a cirurgia convencional
PORQUE
II – Requer cortes menores, reduzindo o risco de infecção e sangramento permitindo uma recuperação mais rápida do paciente com menos tempo de internação.
Nota: 20.0
	
	A
	As duas afirmações estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira
	
	B
	A primeira afirmação está errada e a segunda está correta
	
	C
	As duas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira
Você acertou!
	
	D
	As duas afirmações estão erradas
	
	E
	A primeira afirmação está correta e a segunda está errada
Questão 4/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
Um dos dispositivos leitores de códigos de barra é o leitor de QR Code.
Analise as seguintes afirmações e assinale a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Os sensores da cabeça do leitor estão alinhados em fileira.
	
	B
	O leitor de QR Code é um dispositivo baseado em câmeras.
Você acertou!
Justificativa
a – O scanner de QR Code é um leitor baseado em câmera.
c – Pelo fato de ser um leitor baseado em câmera, um software instalado no dispositivo analisa a imagem capturada pela câmera.
d – O leitor deve não precisa ser deslizado no código para realizar a leitura.
e – O sinal de saída é uma imagem e não uma tensão
	
	C
	Um fotodiodo capta a luz refletida pelo código QR.
	
	D
	O leitor deve ser deslizado no código para realizar a leitura.
	
	E
	A tensão da saída do sensor é equivalente ao código.
Questão 5/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
Os sensores capacitivos são muito usados para várias aplicações, algumas delas similares aos sensores indutivos.
Analise as seguintes afirmações e assinale a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Os sensores capacitivos são os mais adequados para serem usados em ambientes sujos e empoeirados.
	
	B
	Alguns destes sensores detectam a presença de produtos químicos devido a que estes produtos variam o valor da constante dielétrica do material entre as placas do capacitor.
Você acertou!
Justificativa
a – Os sensores capacitivos não podem nem devem usados em ambientes sujos e empoeirados.
c – Eles são sensíveis a variações dos fatores ambientais.
d – Eles apresentam uma distância muito pequena de detecção.
e – Não precisam de contato para serem acionados.
	
	C
	Eles são praticamente insensíveis a variações dos fatores ambientais.
	
	D
	Podem detectar objetos em longas distâncias.
	
	E
	São acionados estando em contato com o objeto a ser medido.
APOL3
Questão 1/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
Para monitorar variações de pressão os sensores piezoelétricos são muito usados. Este tipo de sensores converte pressão e vibração em sinais elétricos de baixíssima amplitude. Analise as seguintes afirmações e marque verdadeiro ou falso.
I – (   ) Quando aplicada uma tensão elétrica, o cristal piezoelétrico produz uma vibração mecânica.
II – (   ) São excelentes sensores  de pressão estática.
III – (   ) Precisam de fonte de alimentação para funcionar.
IV – (   ) Precisa de amplificadores com altíssima impedância de entrada para amplificar o sinal.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F, V
Você acertou!
Justificativa
II – Não são adequados para medição de pressão estática.
III – Não precisam de fonte de alimentação para funcionar.
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	F, F, F, V
	
	D
	F, V, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 2/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
A piezoresistividade de alguns materiais permite que estes sejam usados para a construção de sensores. A variação da resistência destes materiais permite a construção de sensores para detecção principalmente de parâmetros mecânicos como, pressão, tração, compressão, etc. Os Strain gage, são sensores muito utilizados para medir tração, compressão e outros parâmetros.
Analise as seguintes afirmações e assinale a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	São independentes de fonte de alimentação para funcionar.
	
	B
	Os strain gages precisam de amplificadores com alta impedância de entrada para a captação do sinal elétrico correspondente ao parâmetro físico que está sendo medido.
Você acertou!
Justificativa
a – Eles precisam de fonte de alimentação para funcionar.
c – A configuração em quarto de ponte depende de um elemento sensor.
d – O sinal de saída do elemento sensor depende da temperatura do objeto a ser medido.
e – estes sensores são altamente sensíveis ao ruído elétrico.
	
	C
	A configuração em quarto de ponte depende de dois elementos sensores.
	
	D
	O sinal de saída do elemento sensor é independente da temperatura do objeto a ser medido.
	
	E
	É
imune ao ruído elétrico.
Questão 3/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
As vestimentas de realidade virtual são compostas por vários tipos de sensores que permitem detectar diferentes parâmetros do corpo humano, como ser frequência cardíaca, respiração, posição dos membros, atividade muscular, etc. Estes sensores convertem esses parâmetros em sinais elétricos de baixíssima amplitude.
Analise as seguintes afirmações e marque verdadeiro ou falso.
I – (   ) Estas vestimentas são exclusivas para uso em jogos e simulações.
II – (   ) A vestimenta além dos sensores possui atuadores que emitem pequenos estímulos permitindo ao usuário sentir o ambiente virtual.
III – (   ) Precisam de hardware e interfaces específicos para se comunicar com o sistema.
IV – (   ) São independentes de fonte de alimentação para funcionar.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F, V
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	F, F, F, V
	
	D
	F, V, V, F
Você acertou!
Justificativa
I – Estas vestimentas podem ser usadas em jogos e simulações assim como para treinamento e aplicações médicas como fisioterapia para reabilitação de pacientes e outras aplicações.
IV – Precisam de fonte de alimentação para funcionar.
	
	E
	V, V, V, F
Questão 4/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
Existem no mercado sensores resistivos para inúmeras aplicações. Analise as seguintes afirmações e assinale a resposta correta:
I – Qualquer parâmetro físico que modifique a resistividade do sensor poderá ser medido pelo sistema ao qual o sensor está conectado
PORQUE
II – Variando a resistividade do material, varia o comprimento do sensor.
Nota: 0.0
	
	A
	As duas afirmações estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira
	
	B
	A primeira afirmação está errada e a segunda está correta
	
	C
	As duas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira
	
	D
	As duas afirmações estão erradas
	
	E
	A primeira afirmação está correta e a segunda está errada
Justificativa
II – Variando a resistividade do material, varia a resistência do sensor.
Questão 5/5 - Tópicos Especiais em Engenharia Eletrônica
Existem dois tipos de realidade virtual de acordo com o nível de interação e imersão: tele operação e tele presença. Na tele operação a ação acontece à distância, na tele presença, vários usuários compartilham o mesmo ambiente virtual. Para os dois tipos de VR são necessários sistemas adequados para a realização das ações.
Analise as seguintes afirmações e assinale a correta.
Nota: 0.0
	
	A
	A realidade virtual de simulação permite imersão total do usuário.
Justificativa
b – Tele presença: ambiente compartilhado por vários usuários em lugares diferentes que se encontram no mesmo ambiente virtual. Por exemplo, vários jogadores jogando o mesmo jogo, na mesma sala virtual, mas em lugares geográficos diferentes.
c – Todos os dispositivos de realidade virtual podem acessar remotamente ao sistema.
d – Para uma boa experiência de realidade virtual todos os sentidos do ser humano devem estar envolvidos.
e – A interface humano-computador é bidirecional, capta sinais do usuário e devolve informações ao usuário que agirá de acordo com essas informações.
	
	B
	Na tele presença é necessário que todos os usuários estejam na mesma sala para que possam passar pela mesma experiência.
	
	C
	Somente os óculos tem acesso a comandos remotos.
	
	D
	Para uma boa experiência de realidade virtual somente visão e tato são importantes.
	
	E
	A interface humano-computador é unidirecional, capta sinais do usuário e os envia ao processador do sistema.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais