Buscar

Características Iluministas nas Cantigas Trovadorescas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras - UFF/CEDERJ
1-Um dos lugares-comuns mais superados pelo pensamento moderno e contemporâneo é ver a Idade Média como idade das trevas. A partir do que você estudou nas cantigas, disserte acerca de características medievais que lhe pareçam especialmente avançadas e luminosas.
 A partir do Trovadorismo (1889-1418), primeiro movimento de importância da Língua Portuguesa, as cantigas trabalhavam com as noções de amor, amizade, subjetividade e existência, trazendo as cantigas uma beleza diferencial e cantadas pelo chamado trovador. A cantiga trovadoresca foi importante instrumento de consolidação da cultura e do idioma português, nesse período as cidades e o povo se desenvolveram, assim como a literatura. 
O Trovadorismo era dividido em dois gêneros: o lírico e o satírico. 
O gênero lírico englobava as cantigas de amor e as cantigas de amigo, que relatavam as sensações e os sentimentos envolvidos nestas relações- à temática do amor e do sofrimento amoroso. Nas cantigas de amor e do amigo, pode-se observar uma sensibilidade, idealizavam as mulheres, os feitos heroicos.
 Nas cantigas de amor o Eu- lírico masculino tentava fazer de tudo pela mulher amada (vassalagem amorosa), era aflito, enlouquecido e sofreria de amor (“coita”) pela dama idealizada por suas qualidades físicas, morais e sociais, e com ambiente medieval (corte), e esse sentimento era considerado pior do que a morte, pois o amor é a única razão de viver.
Nas cantigas do amigo o Eu-lírico feminino descrevia sentimentos de sofrimento das mulheres pela saudade da partida “amigo” (amado), pelo abandono devido situações da época em que os homens precisavam ir para navegações, guerras, trabalho entre outros, e incerteza do retorno do mesmo, o ambiente passa a ser a zona rural. 
E esse gênero perdura em muitas canções de nossa atualidade.
O gênero satírico fazia críticas ao modo de vida na sociedade da época. E podem ser divididas em dois tipos: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. As duas eram cantigas que faziam sátiras ou deboches, mas existia entre elas a diferença em relação à forma como a sátira era feita.
 A cantiga de escárnio era mais leve, sútil, trabalhava com trocadilhos e palavras de duplo sentido, sem fazer a citação direta de nomes (apenas insinuações), e na cantiga de maldizer, a crítica era mais direta (ofensiva) e ácida no seu conteúdo fazendo uso de vocabulário grosseiro e revela os nomes com a intenção de difamar o citado. 
 Nas cantigas do trovadorismo podemos perceber características iluministas nos sentimentos de liberdade de expressão do que viviam, a exposição crítica dos abusos das autoridades nas cantigas satíricas, expressando pensamentos que já estavam em transição e amadurecimento para a chegada de uma nova era.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes