ok biotecnologia 21-03-11
7 pág.

ok biotecnologia 21-03-11


DisciplinaBiotecnologia da Reprodução Animal77 materiais470 seguidores
Pré-visualização4 páginas
que vc coloca o implante vc aplica o estrogênio ai vc mata o crescimento folicular. Vai começar a produzir a progesterona, quando termina os 8 dias vc tira a progesterona e aplica a prostaglandina e ai 2 dias depois vc aplica o estrogênio e o animal ovula, e vc vai inseminar naquela hora certinha.
Pros animais que são poliestricos é tranqüilo de fazer. Independente da espécie o principio é o mesmo. Encurtar o ciclo usando prostaglandina ou posso aumentar o ciclo usando progesterona.
Eu tenho animais que eu consigo fazer dar o cio no período que eu quero (não é muito preciso o numero de dias, mas eu preciso aqui em mês) que são os animais que tem fotoperíodo ligado a luz. Então a égua que dá cio em dias maiores que as noites, ela vai dar cio nesse período de verão.
Hoje dia 21, o dia tem 12 horas, estamos entrando no outono. Daqui pra frente os dias vão ficar mais curtos e as noites mais longas, então as éguas vão parar de dar cio. Então se eu quiser eu consigo fazer uma égua dar cio no período que a noite é mais longa que o dia eu coloco dentro de uma sala, acendo todas as luzes, tenho que dar uma determinada quantidade de luz por m2, e deixo 16 horas de luz, com isso o dia está longo e a noite curta. Consigo enrolar a égua desse jeito. 
No caso das ovelhas e das cabras, eu consigo enrolar elas fazendo o contrario: aumento a quantidade de noite, e ai elas vão dar o cio na época que eu quero, isso é importante de leite em casa, as cabras parindo todas na mesma época vai chegar uma época que eu não vou ter leite de cabra, e o consumidor quer o leite o ano inteiro.
Existe outra forma de sincronizar os cios que é colocando e retirando o macho quando vc quer. Se eu quero que todo mundo venha a parir nos meses de janeiro, fevereiro e marco, eu vou colocar o touro nas vacas 9 meses antes desse período, que ai fora desse período eu tiro o touro. Se eu tirei o touro elas vão ficar dando cio, elas não vão ter touro pra cobrir. Quando chegar a época do touro cobrir, vai estar todo mundo vazio e todo mundo dando cio, eu coloco e em 30 dias ele passa em todas as fêmeas, porque elas vão estar dando cio e ele vai estar cruzando.
Efeito macho: usado em caprinos e ovinos. Quando não tem macho na redondeza, e ai quando entra um macho, vai ficar todas excitadas e vão começar a ciclar ao mesmo tempo. Isso é feito neles. Se vc quer que daqui a 90 dias essas cabras comecem a dar cio, deixa só fêmea, ai quando está chegando na época que vc quer que elas dêem cio, vc pega o bode e passeia com ele no meio do capril. Em pouco tempo todo mundo entra no cio. Isso é em caprino.
Na ovelha, vc pode pegar a lã do carneiro inteiro (que tem ferormonios, e esses ferormonios são guardados na lã) vc corta a lã e pendura, as ovelhas ficam todas no cio. 
Isso é o efeito macho: vc traz o macho no meio de onde só têm fêmeas, os ferormonios estimulam ela de dar cio. 
Hormônio dá muito problema. Hormônios não são puros, com isso vc tem muito efeito colateral. Procuramos reduzir o uso.